Mídia, informação e sociedade brasileira

Autores

  • Lawrenberg Advincula da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2671

Palavras-chave:

COMUNICAÇÃO, MÍDIA, INFORMAÇÃO, SOCIEDADE BRASILEIRA.

Resumo

Ao escolher tal tema para dossiê, a nossa intenção é, primeiramente, ampliar o debate sobre qual é o perfil de imprensa, de mediação social e de espaço público que se espera em um país como o Brasil. Principalmente a partir de um cenário político de tendências reacionárias, extremas, cuja “percepção de/em P&D”, grosso modo: visa desmontar, desmantelando direitos e espaços conquistados no âmbito do ensino e da pesquisa públicos, ao longo de décadas. Traduzindo o “desmotar”: o congelamento sistemático de incentivos e investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da PEC 55/241; o corte de 44% do orçamento para o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); o fechamento de programas de intercambio acadêmico como o Ciência sem Fronteiras; os atrasos recorrentes de salários aos servidores das universidades públicas, a desvalorização dos profissionais do ensino superior pela opinião pública em geral, a perseguição jurídica e policial a quem trabalha e defende as instituições de ensino superior, que acabou culminando na morte do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o professor Luiz Carlo Cancelier; o iminente risco de fechamentos de instituições como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); enfim, um novo tempo das trevas em andamento, só que em pleno século XXI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lawrenberg Advincula da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Professor Assistente do Curso de Comunicação Social , habilitação Jornalismo, |  Jornalismo do campus Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Coordenador da revista científica Comunicação, Cultura e Sociedade - RCCS (www.aia.unemat.br/revistaculturasociedade) e Coordenador do Projeto de Pesquisa Formação Profissional em Jornalismo em Mato Grosso - FPJMT.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Mídia, informação e sociedade brasileira. (2017). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(1), 01-03. https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2671

Artigos Semelhantes

1-10 de 141

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>