Mídia, informação e sociedade brasileira

Autores

  • Lawrenberg Advincula da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2671

Palavras-chave:

COMUNICAÇÃO, MÍDIA, INFORMAÇÃO, SOCIEDADE BRASILEIRA.

Resumo

Ao escolher tal tema para dossiê, a nossa intenção é, primeiramente, ampliar o debate sobre qual é o perfil de imprensa, de mediação social e de espaço público que se espera em um país como o Brasil. Principalmente a partir de um cenário político de tendências reacionárias, extremas, cuja “percepção de/em P&D”, grosso modo: visa desmontar, desmantelando direitos e espaços conquistados no âmbito do ensino e da pesquisa públicos, ao longo de décadas. Traduzindo o “desmotar”: o congelamento sistemático de incentivos e investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da PEC 55/241; o corte de 44% do orçamento para o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); o fechamento de programas de intercambio acadêmico como o Ciência sem Fronteiras; os atrasos recorrentes de salários aos servidores das universidades públicas, a desvalorização dos profissionais do ensino superior pela opinião pública em geral, a perseguição jurídica e policial a quem trabalha e defende as instituições de ensino superior, que acabou culminando na morte do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o professor Luiz Carlo Cancelier; o iminente risco de fechamentos de instituições como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); enfim, um novo tempo das trevas em andamento, só que em pleno século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lawrenberg Advincula da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor Assistente do Curso de Comunicação Social , habilitação Jornalismo, |  Jornalismo do campus Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Coordenador da revista científica Comunicação, Cultura e Sociedade - RCCS (www.aia.unemat.br/revistaculturasociedade) e Coordenador do Projeto de Pesquisa Formação Profissional em Jornalismo em Mato Grosso - FPJMT.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Silva, L. A. da. (2017). Mídia, informação e sociedade brasileira. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(1), 01–03. https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2671

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>