Televisão e telejornalismo: Desafios à produção e edição em tempos de Convergência

Autores

  • Rafael de Jesus Gomes Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.3024

Palavras-chave:

Transmidialidade, Telejornalismo, Convergência, Produção.

Resumo

Com um mercado de aproximadamente 95% de telespectadores, a televisão no Brasil sagra-se como o meio de comunicação de maior relevância do país. Entretanto, seus desafios são da mesma forma colossal, desde a produção tradicional, envolvendo linguagens e formatos (BONÁSIO, 2002) até as estratégias transmidiáticas de produção (FECHINE, 2012). Dessa forma, o artigo se propõe a discutir os desafios contemporâneos que a televisão e o telejornalismo atualmente enfrentam e suas possíveis consequências. A partir de uma revisão de literatura sobre televisão, telejornalismo e transmidialidade, espera-se ampliar o debate sobre os espaços de produção telejornalísticos atualmente imersos em um cenário de convergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Jesus Gomes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor do curso de Jornalismo da Unemat, Mestre em Comunicação Midiática pela UFSM/RS

Referências

BAZI, Rogério. Dilemas e perspectivas da televisão regional in: FADUL, Anamaria; GOBBI, Maria Cristina. Mídia e Região na era digital: diversidade cultural e convergência midiática. São Paulo: editora Arte e Ciência, 2007.

BONASIO, Valter. Manual de Produção e Direção. Belo Horizonte, editora Leitura, 2002.

BONI, Fernanda Aiex. TV Digital: O aparelho de representação do real na edição de imagens no telejornalismo, 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

BRITTOS, Valerio (org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.

CANAVILHAS, João. Da remediação à convergência: um olhar sobre os media portugueses. 2012. In. Brazilian Journalism Research, vol 8, nº1, 2012. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/viewFile/369/362 acesso em 20/05/2018.

CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 7 ed. Buenos Aires: Sudamericana 2008.

CIRNE, Lívia. De uma para muitas... mídias: uma abordagem da transmidiação no telejornalismo. 2016. Disponível em http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ancora/article/download/30844/16250 acesso em 08/04/2018.

COCA, Adriana PIERRE, MENDONÇA, Bruno Henrique Marques de Segunda Tela: A internet pervasiva como possibilidade de extensão dos conteúdos televisuais. 2013. Disponível em: http://www.abciber.org.br/simposio2013/anais/pdf/Eixo_5_Entretenimento_Digital/25960arq05930017964.pdf acesso em 13/04/2018.

CURADO, Olga. O dia – a dia de quem faz Telejornalismo: S.P: Alegro, 2002.

FECHINE, Yvana. Televisão Transmídia: conceituações em torno de novas estratégias e práticas interacionais da TV. Anais do XXII Encontro Anual da Compós (Associação Nacional dos Programas de PósGraduação em Comunicação).

MORAIS, Fernando Chatô: o rei do Brasil / Fernando Morais. — 4a ed. — São Paulo : Companhia das Letras, 2011

GRUSZYNSKI, Ana Carolina. Design editorial e publicação multiplataforma. 2015 Disponível em: www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/download/58547/35502 acesso em 22/05/2018.

JENKINS, HENRY. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo, Aleph, 2008.

KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP ed EDUSC, 2001.

LIMA, Matheus Monteiro de, LIMA, Felipe de Souza. Aplicativos de segunda tela: participação, interatividade e modelos de negócios através de dispositivos móveis. 2015. Disponível em: http://www.unigran.br/mercado/paginas/arquivos/edicoes/10/2.pdf acesso 10/04/2018.

PEREIRA, Fábio Henrique, ADGHIRNI, Zélia Leal. O jornalismo em tempo de mudanças estruturais. 2011. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/12443/1/ARTIGO_JornalismoTempoMudancas.pdf acesso em 10/05/2018.

PROULX, Mike & SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the WEB, social media and mobile. Haboken, New Jesey: John Wiley& Sons, Inc, 2012.

QUADROS, Mirian Redin. As redes sociais no jornalismo radiofônico: as estratégias interativas adotadas pelas rádios Gaúchas e CBN. Santa Maria: UFSM. 2013. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. 2ª edição, Porto Alegre: Sulinas 2011.

SAAD, Elizabeth. A impermanência do Jornalismo diante da informação. 2016. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-impermanencia-do-jornalismo-diante-da-informacao/ acesso em 29/05/2018.

SANTAELLA, Lúcia. A ecologia pluralista da comunicação - conectividade, mobilidade e ubiquidade. São Paulo: Paullus, 2010.

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal. São Paulo: Iluminuras, 2005.

SANTOS, Pablo Victor Fontes, LUZ, Cristina Rego Monteiro. Convergência Midiática: A nova televisão Brasileira. Revista Inovcom, Vol 5, nº 2. 2013.

SILVA, Fernando Firmino da. Smartphones e Tablets na produção jornalística. 2015. In Revista Latino Americana de Jornalismo Ano I, Vol. 1 – Jul à Dez 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ancora/article/download/22735/12626 acesso em 11/05/2018.

SILVA, Peterson de Santis; FILHO, Francisco Machado. TV Híbrida: projeto de estudo sobre as possibilidades para interatividade em segunda tela das emissoras brasileiras de TV aberta. 2014. Disponivel em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/30680/16180 acesso em 08/04/2018.

SILVA, Tatiana Caruso de Oliveira. Análise de Produção de Telejornalismo. 2005. Disponível em: http://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1290/2/20111991.pdf acesso em 13/04/2018.

SOARES, Hamistelie Roberta Pinto de Souza, Oliveira, MARTINS Jocyelma Santana dos Santos. A construção da notícia em telejornais: valores atribuídos e newsmaking. 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0744-2.pdf acesso em 19/04/2018.

SOUZA, Florentina das Neves, PIVETA, Patrícia A evolução tecnológica na edição do telejornalismo. 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/famecos/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/9468/6561 acesso em 10/04/2018.

SQUIRRA, Sebastião. Aprender Telejornalismo, Editora brasiliense, São Paulo, 1990.

VIANNA, Ruth. La palabra, la imagen y el sonido. Estudio de los informativos televisivos de Brasil y España. Universidad Autónoma de Barcelona, Barcelona, 2000.

WATTS, Harris. On câmera: o curso de produção em filme e vídeo da BBC. São Paulo: Summus, 1990.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Gomes, R. de J. (2018). Televisão e telejornalismo: Desafios à produção e edição em tempos de Convergência. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(2), 82–95. https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.3024