Jornal Pé no Chão: Perspectivas e dificuldades na implantação de um jornal-laboratório no interior do Mato Grosso

Autores

  • Eduardo Luís Mathias Medeiros Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3836

Palavras-chave:

Jornalismo, Ensino de Jornalismo, Jornal-laboratório.

Resumo

Este relato de experiência narra as dificuldades de implantação e funcionamento do jornal-laboratório "Pé no Chão", vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Alto Araguaia. Criado para abrir um espaço onde o aluno possa treinar a prática jornalística, a falta de recursos atrapalha a manutenção da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Luís Mathias Medeiros, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) desde 2010. É mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Comunicação Popular e Comunitária (UEL), além de ser graduado em Comunicação Social - Jornalismo. Pesquisa movimentos sociais, identidades e comunicação rural e popular.

Referências

ANTONIOLI, M. E. Diretrizes Curriculares e cursos de Jornalismo: a formação do jornalista à luz da legislação educacional. Rebej (Brasília), v. 4, p. 182-197, 2014.

GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Editora Tchê Ltda, 1987.

LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal-laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.

MARTINS, A. L. e DE LUCA, T. R. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.

MELO, José Marques de. Os primórdios do ensino de Jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 73-83, jul./dez. 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2074>. Acesso em: 02/12/2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo. Brasília, DF, 2009.

PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A apuração da notícia: Métodos de investigação na imprensa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2006.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Mauad, 1994.

UNEMAT. Projeto Político Pedagógico. Universidade do Estado de Mato Grosso. Alto Araguaia. Unemat, 2014.

VIEIRA Junior, Antônio. Uma pedagogia para o jornal laboratório. Tese (Doutorado em Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

Downloads

Publicado

2019-09-10

Como Citar

Medeiros, E. L. M. (2019). Jornal Pé no Chão: Perspectivas e dificuldades na implantação de um jornal-laboratório no interior do Mato Grosso. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(1), 86–99. https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3836