Jornal Pé no Chão: Perspectivas e dificuldades na implantação de um jornal-laboratório no interior do Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3836Palavras-chave:
Jornalismo, Ensino de Jornalismo, Jornal-laboratório.Resumo
Este relato de experiência narra as dificuldades de implantação e funcionamento do jornal-laboratório "Pé no Chão", vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Alto Araguaia. Criado para abrir um espaço onde o aluno possa treinar a prática jornalística, a falta de recursos atrapalha a manutenção da atividade.
Downloads
Referências
ANTONIOLI, M. E. Diretrizes Curriculares e cursos de Jornalismo: a formação do jornalista à luz da legislação educacional. Rebej (Brasília), v. 4, p. 182-197, 2014.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Editora Tchê Ltda, 1987.
LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal-laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.
MARTINS, A. L. e DE LUCA, T. R. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.
MELO, José Marques de. Os primórdios do ensino de Jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 73-83, jul./dez. 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2074>. Acesso em: 02/12/2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo. Brasília, DF, 2009.
PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A apuração da notícia: Métodos de investigação na imprensa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2006.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Mauad, 1994.
UNEMAT. Projeto Político Pedagógico. Universidade do Estado de Mato Grosso. Alto Araguaia. Unemat, 2014.
VIEIRA Junior, Antônio. Uma pedagogia para o jornal laboratório. Tese (Doutorado em Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.