A Comunicação Viral nas redes sociais da internet: Estudo de dois casos de repercussão

Autores

  • Alfredo José Lopes Costa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Hélio Ferreira Mendes Junior Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v3i3.63

Palavras-chave:

Comunicação viral, internauta, mídia, noticiabilidade, redes sociais

Resumo

O ser humano como sujeito social utiliza atualmente estruturas sociais tecnológicas para mediar sua interação social no mundo contemporâneo.  A Internet mantem milhões conectados; com isso, a mídia tradicional repercute os principais fatos propagados nas redes sociais, transportando para a webesfera os conceitos da noticiabilidade comuns aos meios de comunicação. O internauta é mais que um mero receptor de conteúdo: tornou-se um propagador de informações - muitas vezes apenas uma comunicação viral, que dissemina ideias ou fatos sem serem verídicas. Por meio da análise de dois casos ocorridos em redes sociais com grande repercussão nos meios de comunicação e na web brasileira, em 2012 e 2013, este estudo busca entender os critérios de noticiabilidade que pautaram a mídia brasileira em relação aos casos apresentados e suas implicações reais da disseminação dos virais na sociedade exclusa ou desatenta aos compartilhamentos das informações no meio eletrônico, mas que diretamente ou indiretamente é afetada por tais fatos.

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Biografia do Autor

Alfredo José Lopes Costa, Universidade Federal de Mato Grosso


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Publicado

2014-09-19

Como Citar

Costa, A. J. L., & Mendes Junior, H. F. (2014). A Comunicação Viral nas redes sociais da internet: Estudo de dois casos de repercussão. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v3i3.63