A Comunicação Viral nas redes sociais da internet: Estudo de dois casos de repercussão

Autores

  • Alfredo José Lopes Costa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Hélio Ferreira Mendes Junior Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v3i3.63

Palavras-chave:

Comunicação viral, internauta, mídia, noticiabilidade, redes sociais

Resumo

O ser humano como sujeito social utiliza atualmente estruturas sociais tecnológicas para mediar sua interação social no mundo contemporâneo.  A Internet mantem milhões conectados; com isso, a mídia tradicional repercute os principais fatos propagados nas redes sociais, transportando para a webesfera os conceitos da noticiabilidade comuns aos meios de comunicação. O internauta é mais que um mero receptor de conteúdo: tornou-se um propagador de informações - muitas vezes apenas uma comunicação viral, que dissemina ideias ou fatos sem serem verídicas. Por meio da análise de dois casos ocorridos em redes sociais com grande repercussão nos meios de comunicação e na web brasileira, em 2012 e 2013, este estudo busca entender os critérios de noticiabilidade que pautaram a mídia brasileira em relação aos casos apresentados e suas implicações reais da disseminação dos virais na sociedade exclusa ou desatenta aos compartilhamentos das informações no meio eletrônico, mas que diretamente ou indiretamente é afetada por tais fatos.

Biografia do Autor

Alfredo José Lopes Costa, Universidade Federal de Mato Grosso


Referências

BERALDO, Pedro – Comunicação Viral e Redes Sociais. Disponível em: http://gazetavargas.org/comunicacao-viral-e-as-redes-sociais/ Acessado em 12/01/2014, Hora: 15:00

DEMO, Pedro. Conhecimento e aprendizagem na nova mídia. Brasília, Editora Plano, 2001.

FIGUEIREDO, Giovana Santos. As redes sociais na era da comunicação interativa. Disponível em: http://www.slideshare.net/mycommunicator/as-redes-sociais-na-era-da- comunicao-interativa. Acessado em 30/01/2013 Hora: 22:00

O GLOBO. Dilma diz que boato sobre fim do Bolsa Família é desumano. Disponível em http://oglobo.globo.com/pais/dilma-diz-que-boato-sobre-fim-do-bolsa- familia-desumano-8442206 Acessado em 22/01/2013 Hora 16:00

RECUERO, Raquel – A conversação em rede – comunicação mediada por computador e redes sociais na internet. Ed Sulina, Porto Alegre, 2012.

RIBEIRO, Carlos V. Marketing Viral – Como essa estratégia pode ajudar a difundir sua empresa. 2013. Disponível em: http://www.dmmarketingdigital.com/marketing-viral-como-essa-estrategia-pode-ajudar- a-difundir-sua-empresa/. Acessado em: 09/08/2013. Hora 18:00.

SANTAELLA, Lucia. O DNA das Redes Sociais. In: 35º Congresso da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) 2013. 05/09/2103, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

SANTAELLA, Lucia e LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo; Paulus, 2010.

.

A

n.03, vol. 3, ed.Jan-Ago , ano 2014

SHIRKY, Clay – A cultura da participação – criatividade e generosidade no mundo conectado. Ed. Zahar. Rio de Janeiro, 2011.

SIGNIFICADOS. Meme. Disponível em: http://www.significados.com.br/meme/ Acessado em: 26/01/2014, Hora: 21:45

SILVA, Gislene. Para pensar em critérios de noticiabildade. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2091 Acessado em 31/01/2014, Hora: 16:00

SIMON, Chris. Nokia vence caso "Perdi meu Amor na Balada" no Conar. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/nokia-vence-caso-perdi-meu- amor-na- balada-no-conar Acessado em: 10/02/2014 Hora: 19:37

Downloads

Publicado

2014-09-19

Como Citar

Costa, A. J. L., & Mendes Junior, H. F. (2014). A Comunicação Viral nas redes sociais da internet: Estudo de dois casos de repercussão. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v3i3.63