v. 1 n. 1 (2013): Comunicação, Cultura e Sociedade II: Comunicação e regionalidades
Comunicação e regionalidade(s)
Esta segunda edição da revista “Comunicação, Cultura e Sociedade” vai privilegiar discussões acerca dos desafios e das particularidades inerentes do se fazer Comunicação Regional e Local em tempos de globalização da informação. Diante de demandas cada vez mais transnacionais, pensar o campo da comunicação regional e suas particularidades implica num olhar voltado para questões mais cotidianas e próximas da área, que dialogue e converta em conhecimento perito experiências da realidade vigente, em detrimento dos saberes fundamentados por experiências forânea. Como, de certo modo, revisa de modo crítico e epistemológico o papel da Comunicação no debate político, cultural, econômico e social de uma determinada localidade, a fim de promover novas tensões e posicionamentos.
Trata-se de uma Comunicação que se caracteriza por um engajamento mais relacionado ao fortalecimento das identidades locais (comunitárias) do que da aproximação com os fluxos nacionais e internacionais, na maioria das vezes, homogeneizadores; assim parafraseando uma das citações de Jesús Martin-Barbero na sua obra Dos Meios às mediações.
Busca-se delinear o perfil desta prática regionalizada: destacando experiências que a pretendem singular às outras localidades; validando saberes a partir de sua importância na relação dialógica entre local e global; e identificando novos atores midiáticos através de sua atuação e capacidade de intervenção (interlocução) social.
Neste sentido, esta edição será dividida em 3 eixos temáticos: 1) do campo profissional regionalizado; 2) da interação positiva e transformadora entre ensino e comunidades / sociedades locais, e, 3) da especificidade dos objetos teóricos e abordagens metodológicas do campo da Comunicação Regional e Local.