Sobre a Revista

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Expediente

Direção/Coordenação:

     • Agnaldo Rodrigues da Silva/ Taisir Mahmudo Karim

 

Normas para Apresentação de Originais

1. A revista Ecos publica artigos originais nas áreas de Literatura e Linguística, em português, inglês e espanhol.

2. Os artigos devem estar acompanhados de uma carta de encaminhamento com nome, e-mail, telefones e endereço completo dos autores.

3. O recebimento dos artigos, sua aceitação ou recusa serão comunicados aos autores pelo Conselho Editorial da revista.

4. Serão fornecidos três (02) exemplares gratuitamente aos autores.

5. Os trabalhos deverão ser digitados em Word for Windows, obedecendo à formatação a seguir:

 

a) Configuração de página:

- Tamanho do papel: A4

- Margem superior e esquerda: 3,0 cm

- Margem inferior e direita: 2,5cm

- Medianiz: 0 cm

 

b) Título do trabalho:

- Times New Roman 12, negrito, alinhamento centralizado.

 

c) Nome do autor seguido de nota de rodapé, com o nome da instituição e titulação.

- Autor: Times New Roman 10, negrito.

 

d) Artigos:

- O artigo deverá vir acompanhado de um resumo (até 10 linhas) e 05 palavraschave em português e em língua estrangeira, em Times New Roman 10, alinhamento justificado, com espaçamento simples entre linhas.

- Redação do artigo: Times New Roman 12, alinhamento justificado, com espaçamento 1,5 entre linhas, margem 1,5 de primeira linha.

- As citações acima de três linhas deverão ser recuadas 4,0 cm da margem esquerda, com alinhamento justificado, sem aspas e sem itálico.

 

e) As referências devem vir ao fim do artigo, e não em notas de rodapé.

 

f) As notas explicativas deverão vir em notas de fim, e não no rodapé.

 

g) As citações e referências devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT/2011, cujo atendimento se constitui em um critério para aprovação do texto para publicação.

 

h) As citações no corpo do texto e recuadas seguirão o seguinte modelo:

- Citações Diretas: citações no corpo do texto menores que três linhas, entre aspas.

- Se a citação ocupar um espaço maior que três linhas, deve ser: destacada do texto, recuada, com corpo menor e sem aspas. Ex.: fonte 12 no texto, fonte 10 na citação.

[...] quase todos os exemplos de dialetos literários são deliberadamente incompletos. O autor é um artista, não um lingüista ou um sociólogo, e sua proposta é antes literária que científica. Realizando seu compromisso entre a arte e a lingüística, cada autor toma sua própria decisão a respeito de quantas peculiaridades da fala de seu personagem ele pode representar de forma proveitosa. (IVES, 1950, p.138).

- Corte da citação: deve ser grafada com [...].

- Incorreções: a expressão latina [sic] deve vir seguida da palavra grafada incorretamente.

- Citação de citação: seguida das expressões apud e sobrenome do autor da obra consultada, fazendo-se desta última a referência bibliográfica completa.

 

i) As referências devem obedecer ao alinhamento à esquerda e deverão ser nos seguintes moldes (Deve estar escrito apenas REFERÊNCIAS, e não referências bibliográficas):

 

Livros como um todo:

ARROJO, R. Ofi cina de tradução: a teoria na prática. São Paulo: Ática, 1992.

 

Capítulos de livros:

- Autor do capítulo diferente do responsável pelo livro todo:

ALKMIN, T. M. A variedade lingüística de negros e escravos: um tópico da história do português no Brasil. In: MATTOS E SILVA, R. S. (Org.). Para a história do português brasileiro. São Paulo: Humanitas, 2001. p. 317-335.

- Único autor para o livro todo: substitui-se o nome do autor por um travessão de 6 toques após o "In".PRETI, D. A língua oral e a literatura: cem anos de indecisão. In: ______. A gíria e outros temas. São Paulo: EDUSP,1984, p.103-25.

 

Publicação periódica

MOLLICA, M. C. Por uma sociolingüística aplicada. DELTA, São Paulo, v. 9, n. 1, p.105-111, 1993.

 

Dissertações e teses

HATTNHER, A. L. Uma ponte sobre o atlântico: poesia de autores negros angolanos, brasileiros e norte americanos em uma perspectiva comparativa triangular. 1998, 173 f. Tese (Doutorado em Letras) –Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

 

Artigo de jornal

ALMINO, J. A guerra do "Cânone Ocidental". Folha de São Paulo, São Paulo, 13 ago. 1995. Mais!, p.3.

Histórico do periódico

A Revista Ecos é um periódico que publica textos científicos da área de Linguística, Letras e Artes. O periódico tornou-se um veículo de divulgação dos docentes pesquisadores no âmbito da Literatura, da Língua e da Linguística, cuja produção acadêmica circula pelas IES brasileiras e estrangeiras, com textos inerentes aos estudos acadêmicos.

O periódico é uma iniciativa do Centro de Pesquisa em Literatura (CEPLIT), Grupo de Pesquisa em Estudos da Arte e da Literatura Comparada e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Literários (PPGEL), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), com financiamento recebido da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT). A publicação tem sido semestral, cujos textos reunidos atribuem à revista um caráter temático.

A excelência dos textos e o reconhecimento dos docentes pesquisadores resultaram na indexação do periódico pelos Sumários de Revistas Brasileiras (sumários.org), pela Fundação Biblioteca Nacional (depósito legal) e pela CAPES (sistema qualis), dando suporte à circulação do conhecimento de forma mais consistente. Nessa direção, a coordenação da Revista recebe textos num fluxo contínuo de doutores das IES de todas as naturezas jurídicas, sejam elas do Brasil ou do exterior. A versão eletrônica do periódico pode ser acessada pelo link: http://www.unemat.br/revistas/ecos/.

As temáticas do periódico permeiam as diversas literaturas e teorias, bem como os variados estudos sobre a língua e a linguística, relacionados às investigações acadêmicas. O Conselho Editorial da revista deixa o convite para que os pesquisadores encaminhem textos para publicação, a fim de se possa contribuir na tarefa de difusão do conhecimento, em um mundo em que o acesso a instrução ainda se encontra deficiente.