LUGAR IMAGINADO: O “DESLIMITE” DA NOÇÃO DE ESPAÇO EM O MENINO DO CÓRREGO, DE MANOEL DE BARROS/IMAGINED PLACE: THE “DELIMITATION” OF THE NOTION OF SPACE IN O MENINO DO CÓRREGO, BY MANOEL DE BARROS

Autores

Palavras-chave:

Espaço., Imaginário, Lugar imaginado, Poética de Manoel de Barros

Resumo

Este estudo objetiva compreender de que forma Manoel de Barros constrói a noção de espaço no poema Menino do Córrego, como um lugar imaginado. Nesse sentido, a produção do “desespaço”, ou seja, um espaço outro, no poema, está assentado no plano da sensibilidade e assim aberto a inventivas intervenções do poeta. Nossa proposta está ancorada nos estudos do Imaginário durandiano e em autores que nos auxiliam na compreensão do espaço no campo dos estudos literários, a partir de uma hermenêutica simbólica do poema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Universidade do Sul de Santa Catarina - UniSul

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. Bolsista de Pesquisa do Instituto Ânima. Líder do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano (UniSul-CNPq).

Luiza Liene Bressan , Centro Universitário Barriga Verde

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Docente do Centro Universitário Barriga Verde. Pesquisadora do Grupos de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano (Unisul-CNPq).

Ana Caroline Voltolini Fernandes, Universidade do Sul de Santa Catarina - UniSul

Doutora em Ciências da Linguagem pela UniSul. Pesquisadora do Grupos de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano (UniSul-CNPq).

Referências

ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Atena, 1963.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins e Fontes, 2000.

______. A Água e os Sonhos. Trad. Antonio de Pádua Danesi São Paulo: Martins Fontes, 2002.

______. BACHELARD, G. O direito de sonhar. Tradução de José Américo Motta Pessanha, Jacqueline Raas, Maria Lucia de Carvalho Monteiro e Maria Isabel Raposo. São Paulo, DILFEL, 1986

BARROS, Manoel de. Compêndio para o uso de pássaros. 2.ed. São Paulo: Leya, 2010.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro:

Rocco, 2011.

DUARTE JUNIOR, Valdecir. O (des)espaço na poética de Manoel de Barros. Dourados, MS: UFGD, 2016.

DURAND, Gilbert. Mito, símbolo e mitodologia. Tradução de Hélder Godinho e Vitor Jabouille. Lisboa: Editorial Presença, 1982.

_________. Sobre a exploração do imaginário, seu vocabulário, métodos e aplicações transdisciplinares: mito, mitanálise e mitocrítica. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 11, n. 1-2 (1985), p. 244-256. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33348>. Acesso em 24 maio 2018.

_________. A imaginação simbólica. Tradução de Carlos Aboim de Brito. Lisboa: Edições 70, 1993.

_________. Campos do imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

_________. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Tradução de Hélder Godinho. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2002.

_________. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Tradução de Renée Eve Levié. 6. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2014.

CASSIRER, Ernest. Antropologia Filosófica: ensaio sobre o homem. Introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Mestre Jou, 1972.

CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FERREIRA-SANTOS, Marcos. Fundamentos antropológicos da arte-educação: por um pharmakon na didaskalia artesã. Revista Ambienteeducação. São Paulo, v. 3, n. 2, p. 59-97, dez. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/159>. Acesso em: 17 set. 2020.

JUNG, Carl Gustav. O espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes, 2013.

LEGROS, Patrick et al. Sociologia do imaginário. 2. ed. Tradução de Eduardo Portanova Barros. Porto Alegre: Sulina, 2014.

MORAES, Heloisa Juncklaus Preis. O imaginário no cotidiano: a imagem como potência do laço social. In: LINS, E. S.; MORAES, H. J. P. Mídia, Cotidiano e Imaginário. João Pessoa: Editora UFPB, 2019, p. 97-102.

PAES LOUREIRO, João de Jesus Paes. Obras reunidas. Volume 4. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

SILVA, Juremir Machado da. Diferença e descobrimento. O que é o imaginário? A hipótese do excedente de significação. Porto Alegre: Sulina, 2017.

SOETHE, Paulo Astor. Espaço literário, percepção e perspectiva. Aletria: revista de estudos de literatura, Belo Horizonte, n. 15, p. 221-229, jan. 2007.

SUTTANA, R. Uma poética do deslimite: poema e imagem na obra de Manoel de Barros. Dourados: EdUFGD, 2009.

TUAN, Y. F. Espaço e Lugar. São Paulo: DIFEL, 1983.

_________. Topofilia. São Paulo: DIFEL, 1980.

WEBB, Eugene. A pomba escura: o sagrado e o secular na literatura moderna. Tradução de Hugo Langone. São Paulo: É Realizações, 2012.

WUNENBURGER, Jean-Jacques. Prefácio. In: ARAUJO, Alberto Filipe; BAPTISTA, Fernando Paulo. Variações sobre o imaginário: domínios, teorizações e práticas hermenêuticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003, p. 17-19.

_________. O imaginário. São Paulo: Loyola, 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Juncklaus Preis Moraes, H., Bressan da Costa, L. L., & Fernandes, A. C. (2023). LUGAR IMAGINADO: O “DESLIMITE” DA NOÇÃO DE ESPAÇO EM O MENINO DO CÓRREGO, DE MANOEL DE BARROS/IMAGINED PLACE: THE “DELIMITATION” OF THE NOTION OF SPACE IN O MENINO DO CÓRREGO, BY MANOEL DE BARROS. Revista ECOS, 35(02), 59–76. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/11087

Edição

Seção

LITERATURA