A CONSTRUÇÃO ROMANESCA EM HERANÇA, DE HILDA MAGALHÃES/LA CONSTRUCCIÓN ROMANESCA EN HERANÇA, DE HILDA MAGALHÃES

Autores

  • Gislei Martins de Souza Oliveira IFMT

Palavras-chave:

Hilda Magalhães, narradora, estrutura, canône, clown.

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar a configuração romanesca de Herança (1992), de Hilda Magalhães, na tentativa de compreender a posição assumida pela narradora quanto aos elementos multifacetados da festividade carnavalesca. De modo bastante particular, observa-se como a narradora carrega em si a ambiguidade presente na figura do clown, revelando uma subjetividade fragmentada em virtude de seu modo de trabalhar a matéria narrada, a saber, a construção do próprio romance. Sendo assim, tem fundamento teórico nos estudos desenvolvidos no âmbito da crítica literária produzida em Mato Grosso (Mello, 2003; Reis, 2008; Castrillon-Mendes, 2020) com vistas ao aprofundamento da constituição do cânone no Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.

ARÊAS, Vilma. O sexo dos clowns. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 104, 1991. Disponível em: https://lfilipe.tripod.com/Vilma3.html. Acesso em: 23 fev. 2022.

CASTRILLON-MENDES, Olga Maria. Matogrossismo: questionamentos em percursos identitários. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2020.

FERREIRA, Luiz Felipe. Inventando Carnavais: o surgimento do carnaval carioca no século XIX e outras questões carnavalescas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

LISPECTOR, Clarice. Restos de Carnaval. In: LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MAGALHÃES, Hilda G. D. Herança. Goiânia: Gráfica de Goiás, Cerne, 1992.

MAGALHÃES, Hilda G. D. História da literatura de Mato Grosso: século XX. Cuiabá: Unicen Publicações, 2001.

MAGALHÃES, Hilda G. D. Literatura e poder em Mato Grosso. Brasília: Ministério da Integração Nacional / Universidade de Brasília, 2002.

MELLO, Franceli Aparecida da Silva. Elementos para uma história da literatura em Mato Grosso. Polifonia, Cuiabá: EdUFMT, n. 6, p. 19-31, 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Martins de Souza Oliveira, G. (2023). A CONSTRUÇÃO ROMANESCA EM HERANÇA, DE HILDA MAGALHÃES/LA CONSTRUCCIÓN ROMANESCA EN HERANÇA, DE HILDA MAGALHÃES. Revista ECOS, 35(02), 45–58. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/11205

Edição

Seção

LITERATURA