AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA OBRA TAKE ACTION: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO/THE IDIOMATIC EXPRESSIONS OF ENGLISH LANGUAGE TEACHING IN TAKE ACTION: A SOCIOLINGUISTIC STUDY

Autores

  • Cristiane Schmidt Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Roseli Peixoto Grubert Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecos.v37i02.12214

Palavras-chave:

Sociolinguística Educacional. Expressões idiomáticas. Ensino de língua inglesa. Livro didático. Ensino médio.

Resumo

A partir dos estudos da Sociolinguística Educacional, mais concretamente no que se refere às práticas comunicativas como um fenômeno social, este artigo tem como objetivo analisar se, e como, as expressões idiomáticas (EIs) foram empregadas na obra Take Action (RITCHER; LARRÉ, 2020), Livro Didático aprovado pelo PNLD 2019. O livro didático analisado foi escolhido a partir de seu uso em escolas, ofertantes da modalidade do Ensino Médio, conveniadas ao Estágio Curricular Supervisionado no curso de Letras, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, da Unidade de Jardim. Para abordar as Els dentro desse material, este estudo está dividido em três partes principais: “Referencial Teórico: A Sociolinguística Educacional”, “Expressões idiomáticas em Língua Inglesa em materiais didáticos: importância de sua compreensão e de seu uso em diversos contextos” e, por fim, “Aspectos metodológicos: foco na obra Take Action”. Utilizamos como escopo teórico Bortoni-Ricardo (2005), Labov ([1972] 2008), Gobber e Morani (2010), Muniz et al (2017), Teer e Bevilacqua (2018), Albuquerque e Ferreira (2019) entre outros. No decorrer da análise, baseando-nos nas leituras feitas, consideramos que a obra possui uma estrutura bem organizada e pautada no que a BNCC solicita, ou seja, uma língua inglesa tratada como língua franca e um aluno que se torne crítico e cada vez mais autônomo na sua aprendizagem. Porém, no que se refere às Els, somente um capítulo da obra fica encarregado em trabalhar de forma explícita, ficando a cargo do professor apresentar sites, livros, e diversas outras fontes de pesquisa, para que o aluno vá em busca deste conhecimento por conta própria.

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Biografia do Autor

  • Cristiane Schmidt, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

    Pós-Doutorado em Linguística, área de concentração em Análise do Discurso pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/UEMS. Doutora em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE (2016). Docente Adjunto do Curso de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/UFMS.

  • Roseli Peixoto Grubert, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS

    Doutora em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/2023). Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Jardim.

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Publicado

2025-01-03

Edição

Seção

LINGUÍSTICA

Como Citar

Schmidt, C., & Peixoto Grubert, R. (2025). AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA OBRA TAKE ACTION: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO/THE IDIOMATIC EXPRESSIONS OF ENGLISH LANGUAGE TEACHING IN TAKE ACTION: A SOCIOLINGUISTIC STUDY. Revista ECOS, 37(02), 335-355. https://doi.org/10.30681/ecos.v37i02.12214