ANÁLISE DA FLEXIBILIZAÇÃO DOS USOS SOCIOLINGUÍSTICOS: FOCO NO CONTEXTO DE ENSINO EM AQUIDAUANA-MS/ ANÁLISIS DE LA FLEXIBILIZACIÓN DE LOS USOS SOCIOLINGÜÍSTICOS: ENFOQUE EN EL CONTEXTO DE ENSEÑANZA EN AQUIDAUANA-MS

Autores

  • Cristiane Schmidt Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS
  • Sonia Sanches da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS
  • Antonio Carlos Santana de Souza Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecos.v38i01.12221

Palavras-chave:

Usos Sociolinguísticos. Flexibilização. Contexto de ensino. Diversidade linguística.

Resumo

O presente estudo sobre a flexibilização dos usos sociolinguísticos de alunos de uma escola situada no município de Aquidauana-MS, possibilita demonstrar que a linguagem não deve ser analisada apenas como uma ferramenta de comunicação, mas sim como expressão da cultura e da identidade desses falantes, bem como do meio social no qual os alunos estão inseridos, tendo suas vivências relacionadas com o âmbito escolar e a sociedade. Para tanto, fundamenta-se na Sociolinguística, explorando seus conceitos como o contexto de ensino. Trata-se de uma abordagem qualitativa, valendo-se da pesquisa in loco, da interação com os informantes e da observação direta. Ao mesmo tempo, o estudo apresenta os resultados dos dados sociolinguísticos relacionados aos extralinguísticos, traçando um perfil sociolinguístico dos colaboradores. Portanto, a pesquisa evidenciou a existência da diversidade linguística usada no meio estudantil, enaltecendo assim a importância da flexibilização desses usos linguísticos para uma educação inclusiva e heterogênea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Schmidt, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS

    Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual do Mato Grosso/UNEMAT - Unidade Cáceres. Orientadora a Nível de Mestrado e Doutorado. Docente Adjunto do Curso de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/UFMS. Pós-Doutorado em Linguística, área de concentração em Análise do Discurso pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/UEMS (2018). Doutora em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE (2016). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos de Narrativas de Sujeitos-Professores em Formação-SUPROF. Desenvolve pesquisa sobre Variação Linguística; Livro Didático no Ensino de Língua Materna e Estrangeira; Metodologias do Ensino e Aprendizagem de Línguas. Formação de Professores de Línguas. Bilinguismo.

  • Sonia Sanches da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS

    Graduanda em Letras Português-Espanhol pela UFMS e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

  • Antonio Carlos Santana de Souza, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS

    Pós Doutor em Linguística PNPD-CAPES (2018/2019). Pós Doutor em Linguística pela UNEMAT (2016). Doutor em Letras pela UFGRS (2015). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Coordenador Adjunto do PROFLETRAS/Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação (Mestrado/Doutorado) em Linguística da UNEMAT/Cáceres. Docente Permanente PROLETRAS-Campo Grande/UEMS. Atualmente é Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguístico e Dialetológicos do CNPq (NUPESD-UEMS) e do Laboratório Sociolinguístico de Línguas Não-Indo-europeias e Multilinguismo do CNPq (LALIMU).  Experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: português falado; contatos linguísticos; fonética e fonologia; morfossintaxe; linguística geral e diversidade sociocultural. Membro do GT Estudos linguísticos na Amazônia Brasileira da ANPOLL. 

Referências

ALVES, Vanessa Severo V. Alves. Variação Linguística em Sala de Aula: Prática Pedagógica dos Professores do Ensino Fundamental do 1° ao 5°Ano. Monografia apresentada ao curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Licenciatura Plena em Letras, 2019.

BAGNO, Marcos: Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola. 2007.

_______.Preconceito linguístico o que é, como se faz. 49a edição, São Paulo: edição Loyola, Brasil, [1999] 2007.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

_______. Sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola, 2005.

_______. Educação em língua materna: A sociolinguística em sala de aula. 6. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BORSTEL, Clarice Nadir Von; Letras e Línguas; Volumes 2 e 1 Números 6 & 7 2o Semestre/2002 1o Semestre/2003

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2022.

CYRANKA, L. F. M. Uma perspectiva sociolinguística para o trabalho escolar com a língua materna. In: MIRANDA Sonia Regina; PACHECO, Luciana Marques. (Org.). Investigações: experiências de pesquisa em educação. Juiz de Fora: EDUFJF, 2009. p. 49-61. COAN, Márluce. Conjecturas sobre mudança linguística. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Interdisciplinar v. 4, n. 4 - p. 9-21 - Jul/Dez de 2007.

COELHO, P. M. C. R. O tratamento da variação linguística nos livros didáticos de português. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília. DANTAS, Karla Samara Abrantes Viana. A sociolinguística em sala de aula: análise da variação linguística no repertório do professor e do aluno do 9°ano do ensino fundamental, 2017. Acesso no dia 25/08/20023.

GARCEZ, Pedro M; RIBEIRO, Branca Telles; (Org.). Sociolinguística Interacional. São Paulo: Loyola, 2002.

LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. Traduzido por Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: pesquisa, planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4ª ed. Revisada e ampliada. São Paulo: Atlas, 1999.

MOLLICA, M.C. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: MOLLICA, M.C.; BRAGA, M.L. (Orgs.). Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004. p. 9-14.

MONTEIRO, José Lemos. Para compreender Labov. Petrópolis: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, Luís Carlos de; CYRANKA, Lúcia Furtado de Mendonça; Sociolinguística educacional: ampliando a competência de uso da língua. Soletras, N. 26 (jul.-dez. 2013) ISSN: 2316-8838 DOI: 10.12957/soletras.2013.7392.

PRETI, D. A propósito do conceito de discurso urbano oral culto: a língua e as transformações sociais. In: . (Org.). O discurso oral culto. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1997.p. 17-27.

RODRIGUES, A. D. Problemas relativos à descrição do português contemporâneo como língua padrão no Brasil. In: BAGNO, M. Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. p. 63-90.

SCHMIDT, Cristiane. Língua: na perspectiva da mudança e da diversidade. Web-Revista Sociodialeto, v. 5, n. 15, 2015, p. 360-363.

SOARES, Magda Becker; Língua escrita, sociedade e cultura Relações, dimensões e perspectivas Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais Trabalho apresentado na XVII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, outubro de 1995.

TARALLO, Fernando. A Pesquisa Sociolinguística. 7ª. Ed. São Paulo: Ática, 2005. TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis– RJ: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

2026-03-06

Edição

Seção

LINGUÍSTICA

Como Citar

Schmidt, C., Sanches da Silva, S., & Santana de Souza, A. C. (2026). ANÁLISE DA FLEXIBILIZAÇÃO DOS USOS SOCIOLINGUÍSTICOS: FOCO NO CONTEXTO DE ENSINO EM AQUIDAUANA-MS/ ANÁLISIS DE LA FLEXIBILIZACIÓN DE LOS USOS SOCIOLINGÜÍSTICOS: ENFOQUE EN EL CONTEXTO DE ENSEÑANZA EN AQUIDAUANA-MS. Revista ECOS, 38(01), 4-29. https://doi.org/10.30681/ecos.v38i01.12221