AS EMOÇÕES “EM CORDA BAMBA”: UM TRABALHO COM A LITERATURA FRATURANTE EM SALA DE AULA NO PERÍODO (PÓS) PANDÊMICO/“TIGHTROPE” EMOTIONS: A WORK WITH FRACTURING LITERATURE IN THE CLASSROOM IN THE (POST) PANDEMIC PERIOD

Autores

  • Rosa Maria Gonçalves Mongelos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS
  • Natalina Sierra Assêncio Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Adriana Lucia De Escobar Chaves De Barros Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecos.v37i02.12362

Palavras-chave:

Socioemocional. Literatura Fraturante. novela infantojuvenil Corda Bamba.

Resumo

Por dois anos consecutivos o mundo sofreu com a pandemia da COVID-19. A escola teve que se adaptar para receber os alunos que retornaram com problemas emocionais. Diante disso, esta pesquisa, voltada para o aspecto socioemocional, visa apresentar alternativas para mitigar os prejuízos decorrentes desse contexto pelo viés do letramento literário. Apresentamos uma análise interpretativa da obra Corda Bamba (2020), de Lygia Bojunga, focalizando o desenvolvimento emocional da personagem principal, assim como sua busca pela reconstrução das memórias, por meio de uma narrativa que movimente assuntos que permitam ao leitor uma identificação com suas vivências pessoais. A finalidade deste estudo encontra sua razão na urgência de empregar a literatura voltada para esses jovens como um guia orientador para a interpretação da leitura, compreendendo-a como um veículo de expressão do universo, através da capacidade de ressignificar experiências traumáticas, e também para conduzir em direção ao equilíbrio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosa Maria Gonçalves Mongelos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS

    Mestrado em Letras (PROFLETRAS/UEMS). Professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Porto Murtinho-MS

  • Natalina Sierra Assêncio Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

    Doutorado em Letras (USP). Mestrado em Letras (UNESP). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). 

  • Adriana Lucia De Escobar Chaves De Barros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

    Pós-Doutorado em Letras Modernas (USP). Doutorado em Letras (PUC/ Rio). Professora efetiva na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997 - 1998.

BOJUNGA, Lygia. Corda Bamba. 25 ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2020.

COELHO, Nelly N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. – São Paulo: Atlas, 1999.

HELD, Jacqueline. O imaginário no poder. Trad. Carlos Rizzi. São Paulo, Summus Editorial, 1980.

LIRA, Layne Maria dos Santos Batista. O contemporâneo na literatura infantil: temas fraturantes na infância. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21524. Acesso em: 20/01/2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico - 2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

SEGABINAZI, Daniela Maria; BARBOSA, Jaine Sousa. À procura da morte: uma análise sobre “A história de uma mãe”, de Ansersen. Revista Letras Raras, v. 8, n.3 (2019).

SOUZA, Danilo Fernandes Sampaio. Literatura censurada: o politicamente (in)correto na literatura para crianças e jovens. Linguagens – Revista de Letras, Arte e Comunicação. Blumenau, v. 13, n. 3, p. 430-444, 2019.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Diefel, 2009.

Downloads

Publicado

2025-01-03

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

Mongelos, R., Costa, N., & de Barros, A. (2025). AS EMOÇÕES “EM CORDA BAMBA”: UM TRABALHO COM A LITERATURA FRATURANTE EM SALA DE AULA NO PERÍODO (PÓS) PANDÊMICO/“TIGHTROPE” EMOTIONS: A WORK WITH FRACTURING LITERATURE IN THE CLASSROOM IN THE (POST) PANDEMIC PERIOD. Revista ECOS, 37(02), 234-252. https://doi.org/10.30681/ecos.v37i02.12362