HIGIENE, ANGÚSTIA E PANDEMIA: OS DIÁRIOS DA QUARENTENA E O MEDO DO INVISÍVEL/HYGIENE, ANGUISH AND PANDEMIC: THE QUARENTINE DIARIES AND THE FEAR OF THE INVISIBLE

Autores

  • Daniele Ribeiro Fortuna Universidade Unigranrio/ FAPERJ/ UERJ
  • Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte Faculdade de Inhumas /Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa)/ UERJ
  • Rosane Cristina de Oliveira Universidade Unigranrio/ UERJ

Palavras-chave:

Diários. Quarentena. Contágio. Medo. Angústia.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar como a questão do contágio e da angústia aparecem em três narrativas sobre quarentena e epidemia e como, apesar da passagem do tempo e da evolução da tecnologia, os medos podem permanecer os mesmos. A primeira obra é O diário do ano da peste, de Daniel Defoe, que retrata a pandemia de peste bubônica ocorrida na Inglaterra em 1665; a segunda, Diário do artista da quarentenareflexões e memórias (volumes abril e maio de 2020), do escritor e músico Kleiton Ramil; e a terceira chama-se Diários da quarentena, da professora universitária e escritora Andréa Serpa, também publicada em 2020. As narrativas destes diários apontam as similitudes de situações limites, provocadas pelo medo do invisível, cujo resultado inscreve-se na morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Ribeiro Fortuna, Universidade Unigranrio/ FAPERJ/ UERJ

Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Doutora em Literatura Comparada e Pós-Doutora em Comunicação (UERJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade Unigranrio. A autora agradece à FAFERJ o apoio à pesquisa por meio da bolsa de Cientista do Nosso Estado.

Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte, Faculdade de Inhumas /Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa)/ UERJ

Pós-Doutor em Comunicação (UERJ), Doutor em Educação (UERJ), Mestre em Educação (UNESA), Graduação em Comunicação Social (UFF-RJ), Licenciatura em Pedagogia (Alfamérica). Docente no Mestrado em Educação da Faculdade de Inhumas e no Mestrado em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa).

Rosane Cristina de Oliveira, Universidade Unigranrio/ UERJ

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade Unigranrio.

Referências

ALMEIDA, Ana Tereza. Mulher que divulgou vídeo fake sobre caixões cheios de pedras em BH é indiciada pela Polícia Civil. G1, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/08/24/mulher-que-divulgou-video-fake-sobre-caixoes-cheios-de-pedra-em-bh-e-indiciada-pela-policia-civil.ghtml. Acesso em: 12 Abr 2023.

BACKSHEIDER, Paula R. Lições do diário do ano da peste. In: DEFOE, Daniel. O diário do ano da peste. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2021 (Edição do Kindle).

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto?. RJ: Civilização Brasileira, 2015.

COELHO, Maria Claudia. Porcos-espinhos na pandemia ou A angústia do contágio. DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, Rio de Janeiro – Reflexões na Pandemia 2020 – pp. 1-10, 2020.

DEFOE, Daniel. O diário do ano da peste. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2021 (Edição do Kindle).

DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo – ensaio sobre a noção de poluição e tabu. Lisboa: Edições 70, 1991.

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Diário do ano da peste. In: DUNKER, Christian. A arte da quarentena para principiantes [recurso eletrônico]. São Paulo: Editora Boitempo, 2020.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1994.

LEJEUNE, Philippe; BOGAERT, Catherine. The practice of writing a diary. In: BEN-AMOS, Batsheva; BEN-AMOS, Dan. The diary: the epic of everyday life. Indiana: Indiana University Press, 2020 (Edição do Kindle).

MARQUES, Julia. ‘Memória do povo é curta’: no cemitério da covid, há dor e negacionismo. Notícias Uol. 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/10/20/cemiterio-do-codigo-de-barras-se-divide-entre-dor-da-covid-e-negacionismo.htm Acesso em: 12 abr 2023

MARTINEZ, Monica. Jornalismo literário: a realidade de forma autoral e humanizada. Estudos em Jornalismo e Mídia - Ano VI - n. 1 pp. 71 – 83, jan./jun.

MAUSS, Marcel; HUBERT, Henri. Esboço de uma teoria geral da magia. São Paulo: Ubu Editora, 2017. (Edição do Kindle)

NEVES, Marcos Freire de Andrade. Living the death of others: the disruption of death in the COVID-19 pandemic. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, ano 27, n. 59, p. 91-108, jan./abr. 2021

PODER360. Com 3.278 mortes de covid por milhão, Brasil é 18º em ranking. 03 mar 23. Disponível em:

https://www.poder360.com.br/coronavirus/com-3-278-mortes-de-covid-por-milhao-brasil-e-18o-em-ranking/. Acesso em: 07 mar 23.

RAMIL, Kleiton. Diário do artista da quarentena – reflexões e memórias (Abril). Edição do Kindle. Porto Alegre, RS: Bestiário / Class, 2020a. (Edição do Kindle)

___________. Diário do artista da quarentena – reflexões e memórias (Abril). Edição do Kindle. Porto Alegre, RS: Bestiário / Class, 2020b. (Edição do Kindle)

RODRIGUES, José Carlos. Higiene e ilusão. Rio de Janeiro: Nau, 1995.

___________. Tabu do corpo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006. (Edição do Kindle).

SERPA, Andréa. Diários da quarentena. Maricá, RJ: Editora Proverbo, 2020. (Edição do Kindle)

TEIXEIRA, Luiz Antonio. Medo e Morte: sobre a epidemia de gripe espanhola de 1918. IMS/UERJ, Série Estudos em Saúde Coletiva, n. 059, 1993. (Disponível em: https://www.ims.uerj.br/wp-content/uploads/2017/05/SESC-059.pdf)

WOLFF, Philippe. Outono da idade média ou primavera dos novos tempos? Lisboa: Edições 70, 1988.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Fortuna, D. R., Champangnatte, D. M. de O., & Oliveira, R. C. de. (2023). HIGIENE, ANGÚSTIA E PANDEMIA: OS DIÁRIOS DA QUARENTENA E O MEDO DO INVISÍVEL/HYGIENE, ANGUISH AND PANDEMIC: THE QUARENTINE DIARIES AND THE FEAR OF THE INVISIBLE. Revista ECOS, 35(02), 23–43. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/12389

Edição

Seção

LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)