A MEMÓRIA COMO RADICALIDADE DA PERMANÊNCIA: NELSON RODRIGUES E AS DIABRURAS DA INVENÇÃO DO TESTEMUNHO/MEMORY AS THE RADICALITY OF PERMANENCE: NELSON RODRIGUES AND THE DEVILS OF THE INVENTION OF THE TESTIMONY

Autores

  • João Carlos de Carvalho Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Wagner Corsino Enedino Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Palavras-chave:

Literatura Brasileira. Memória. Linguagem. Personagem. Nelson Rodrigues.

Resumo

Por meio da análise e interpretação dos contos “Negro burro” (2007), “Para sempre fiel” (2007) e “A devolução da alma humana” (2008), este artigo tem por objetivo analisar a memória como elemento catalisador da prosa rodrigueana. Com efeito, o presente estudo ampara-se nas contribuições de Luís Augusto Fisher (2009) e Cristiane Costa (2005) acerca do viés político da imprensa brasileira; no pensamento crítico de Anatol Rosenfeld (1967), Ruy Castro (1992), João Roberto Faria (1998) e Sábato Magaldi (2003) sobre a poética de Nelson Rodrigues; nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin (1988; 2017) quanto à estética da materialidade linguística do/no discurso literário e nas reflexões de Márcio Seligmann-Silva (2003) no que tange à configuração da Literatura de vertente memorialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos de Carvalho , Universidade Federal do Acre - UFAC

Professor Titular da Universidade Federal do Acre (UFAC). Editor da Revista Anthesis. Atua no Programa de Pós-Graduação (nível de Mestrado) em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL (UFAC/Campus Floresta). Membro correspondente na região Norte da Academia Brasileira de Filologia e Membro da International Writers and Artist Association (IWA). Líder do Grupo de Pesquisa Circulo de Estudos da Linguagem no Sudoeste Amazônico (CELSA).

Wagner Corsino Enedino, Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Linguagens na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) em Campo Grande/MS. Líder do Grupo de Pesquisa ÍCARO.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1988.

CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

COSTA, Cristiane. Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil (1904-2004). São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

FARIA, João Roberto. O teatro na estante: estudos sobre dramaturgia brasileira e estrangeira. Cotia: Ateliê Editorial, 1998.

FISCHER, Luís Augusto. Inteligência com dor. Porto Alegre: Arquipélago, 2009.

FRANCIS, Paulo. Nelson Rodrigues nunca foi um intelectual. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p. 279-280.

MAGALDI, Sábato. Prefácio. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p.11-131.

MARTINS, Maria Helena Pires. Nelson Rodrigues: seleção de textos, notas, estudos

biográficos, histórico, crítico e exercícios. São Paulo: Abril Educação, 1981.

RODRIGUES, Nelson. O óbvio ululante: as primeiras confissões. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

RODRIGUES, Nelson. O reacionário: memórias e confissões. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

ROSENFELD, Anatol. Teatro Alemão: 1ª. Parte - esboço histórico. São Paulo: Brasiliense, 1968.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Apresentação da questão: a literatura do trauma. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Org.) História, memória, literatura. Campinas: Unicamp, 2003, p. 45-58.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Carvalho , J. C. de, & Enedino, W. C. (2023). A MEMÓRIA COMO RADICALIDADE DA PERMANÊNCIA: NELSON RODRIGUES E AS DIABRURAS DA INVENÇÃO DO TESTEMUNHO/MEMORY AS THE RADICALITY OF PERMANENCE: NELSON RODRIGUES AND THE DEVILS OF THE INVENTION OF THE TESTIMONY. Revista ECOS, 35(02), 103–119. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/12390

Edição

Seção

LITERATURA