A MEMÓRIA COMO RADICALIDADE DA PERMANÊNCIA: NELSON RODRIGUES E AS DIABRURAS DA INVENÇÃO DO TESTEMUNHO/MEMORY AS THE RADICALITY OF PERMANENCE: NELSON RODRIGUES AND THE DEVILS OF THE INVENTION OF THE TESTIMONY
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecos.v35i02.12390Palavras-chave:
Literatura Brasileira. Memória. Linguagem. Personagem. Nelson Rodrigues.Resumo
Por meio da análise e interpretação dos contos “Negro burro” (2007), “Para sempre fiel” (2007) e “A devolução da alma humana” (2008), este artigo tem por objetivo analisar a memória como elemento catalisador da prosa rodrigueana. Com efeito, o presente estudo ampara-se nas contribuições de Luís Augusto Fisher (2009) e Cristiane Costa (2005) acerca do viés político da imprensa brasileira; no pensamento crítico de Anatol Rosenfeld (1967), Ruy Castro (1992), João Roberto Faria (1998) e Sábato Magaldi (2003) sobre a poética de Nelson Rodrigues; nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin (1988; 2017) quanto à estética da materialidade linguística do/no discurso literário e nas reflexões de Márcio Seligmann-Silva (2003) no que tange à configuração da Literatura de vertente memorialista.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1988.
CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
COSTA, Cristiane. Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil (1904-2004). São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
FARIA, João Roberto. O teatro na estante: estudos sobre dramaturgia brasileira e estrangeira. Cotia: Ateliê Editorial, 1998.
FISCHER, Luís Augusto. Inteligência com dor. Porto Alegre: Arquipélago, 2009.
FRANCIS, Paulo. Nelson Rodrigues nunca foi um intelectual. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p. 279-280.
MAGALDI, Sábato. Prefácio. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p.11-131.
MARTINS, Maria Helena Pires. Nelson Rodrigues: seleção de textos, notas, estudos
biográficos, histórico, crítico e exercícios. São Paulo: Abril Educação, 1981.
RODRIGUES, Nelson. O óbvio ululante: as primeiras confissões. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
RODRIGUES, Nelson. O reacionário: memórias e confissões. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
ROSENFELD, Anatol. Teatro Alemão: 1ª. Parte - esboço histórico. São Paulo: Brasiliense, 1968.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Apresentação da questão: a literatura do trauma. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Org.) História, memória, literatura. Campinas: Unicamp, 2003, p. 45-58.