ENSINO NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM GUINÉ-BISSAU: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA/TEACHING IN THE CONTEXT OF LINGUISTIC DIVERSITY IN GUINEA-BISSAU: A PROPOSAL FOR THE READING AND WRITING TEACHING

Autores

  • Celina Rodrigues Muniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Nuna Nunes Correia Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Sulemi Fabiano Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Diversidade linguística. Guiné-Bissau. Língua portuguesa. Língua crioula.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender o processo do ensino no contexto da diversidade linguística guineense, a partir dos livros didáticos “História dos avós”: caderno de exercícios e livro de leitura usados especificamente para as aulas dos alunos da 4ª série. Para isso, adotamos a metodologia de pesquisa documental com abordagem qualitativa e nos baseamos nas discussões de Correia (2021). Freire e Guimarães (2011), e Antunes (2003). Assim, as análises mostram que há pouca presença do crioulo nos livros. Dessa maneira, percebemos que, mesmo sendo a língua mais falada diariamente no território guineense, o crioulo ainda não consegue fazer parte da realidade escolar dos alunos guineenses. Sendo assim, depois das discussões, procuramos sugerir uma proposta para o ensino da leitura e da escrita que levasse em consideração a diversidade linguística do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celina Rodrigues Muniz , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Educação (UFC) com Pós-Doutorado em Linguística (UNICAMP). Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da UFRN.

Nuna Nunes Correia , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Estudos da Linguagem pela UFRN e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR.

Sulemi Fabiano Campos , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED do Departamento de Letras da UFRN.

Referências

ANTUNES, I. Aulas de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

ARAÚJO FREIRE, A. M. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. In -FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011

BALDÉ, B. Formação de professores de língua portuguesa na escola normal superior “Tchico Té”. 2013. Dissertação (Mestrado em Língua e cultura portuguesa) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.

CABRAL, A. L. A questão da língua. Bissau: No Pintcha, 1976.

CORREIA, N. N. Ensino da língua portuguesa no contexto da diversidade linguística da Guiné-Bissau: uma proposta para o Ensino Básico. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

COUTO, H. H.; EMBALO, F. Literatura, cultura e língua na Guiné-Bissau: um país de CPLP. Papia, Brasília, DF, v. 20, 2010.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 7a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001. (Coleção Leituras Filosóficas).

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Ed. 24º, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registro de uma experiência em processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopes, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Muniz , C. R., Correia , N. N., & Campos , S. F. (2023). ENSINO NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM GUINÉ-BISSAU: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA/TEACHING IN THE CONTEXT OF LINGUISTIC DIVERSITY IN GUINEA-BISSAU: A PROPOSAL FOR THE READING AND WRITING TEACHING. Revista ECOS, 35(02), 187–204. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/12396

Edição

Seção

LINGUÍSTICA