“CONFORMANDO-SE COM A ANOMALIA”: O GROTESCO NOS CONTOS “A NOVA CONDIÇÃO DE IBSEN SCHÜLLER” E “A HÉRNIA”, DE EDUARDO MAHON/“CONFORMING TO THE ANOMALY”: THE GROTESQUE IN THE SHORT STORIES “THE NEW CONDITION OF IBSEN SCHÜLLER” AND “THE HERNIA”, BY EDUARDO MAHON
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecos.v36i01.12429Palavras-chave:
Conto contemporâneo, Teoria do conto, Grotesco, Surrealismo, Literatura fantásticaResumo
O presente artigo tem como objetivo a análise do grotesco como categoria estética nos contos “A nova condição e Ibsen Shüller” e “A hérnia”, de Eduardo Mahon, publicados primeiramente em Contos estranhos (2017) e, posteriormente, na antologia de contos do autor, Resumo da Ópera (2020). Para tal, tomamos como base de nossa análise a teoria do conto de Ricardo Piglia, principalmente o problema da tensão entre a História 1 (o “relato visível”) e a História 2 (o que se narra de forma elusiva). Quanto ao grotesco literário, apoiamo-nos principalmente nos estudos de Roas (2014), Kayser (1986 [1957]), Bakhtin (2010 [1965]) e Moraes (2017).
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Referências
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