AS DISSIDÊNCIAS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES: CATEGORIAS DE PERCEPÇÕES E SUBVERSÕES SIMBÓLICAS NA FICÇÃO DE MIA COUTO/GENDER AND SEXUALITY DISSIDENTS: CATEGORIES OF PERCEPTIONS AND SYMBOLIC SUBVERSIONS IN MIA COUTO'S FICTION
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecos.v37i02.12581Palavras-chave:
Dissidências. Gênero. Mia Couto. Sexualidade.Resumo
No presente Artigo busca-se ponderar a temática ficcional que incide nas dissidências de gêneros e sexualidades em alguns contos da vasta produção miacoutiana. Nessa proposição, contextualiza-se, a princípio, a construção discursiva a respeito de gênero e sexualidades e, na sequência, analisa-se o recorte temático em contos de Mia Couto. Corrobora nessa leitura os estudos de Judith Butler, Pierre Bourdieu, Jean Baudrillard e Yuval Noah Hararri. No conjunto teórico-literário destaca-se o pensamento de Terry Eagleton. Essencialmente, as dissidências de gêneros atreladas à sexualidade e aos corpos, por si só, desconcertam e causam estranhamento e, por conseguinte, a temática de gênero ainda apresenta conjecturas de limites discursivos problematizados no contexto da limitação centrada no conceito cis-heteronormativo que, por efeito, busca ainda, em pleno século XXI, efetivar e normatizar os sexos destoantes. Dessa perspectiva, é concluso que o fazer literário de Mia Couto, mesmo embrenhado pelas reiteradas alusões à tradição, não se priva de exibir as suas moçambicanças ficcionais conjecturadas nas dissidências de gênero e sexo experimentadas de maneiras distintas em detrimento das relações de gêneros limitadoras.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Da sedução. Tradução: Tânia Pellegrini. 2. ed. Campinas: Papirus, 1992.
BÍBLIA, Português. A bíblia Sagrada. Tradução: João Manuel de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 2007.
BOURDIEU. Pierre. A dominação masculina. Tradução: Maria Helena Kühner. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.
BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do sexo. Tradução: Veronica Daminelli e Daniel Yago Françoli. 1. ed. São Paulo: Crocodilo, 2020.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução: Renato Aguiar. 21. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
COUTO, Mia. O fio das missangas: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
COUTO, Mia. Estórias abensonhadas. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
COUTO, Mia. Cada homem é uma raça: contos. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
COUTO, Mia. Contos de nascer da terra. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
COUTO, Mia. Na berma de nenhuma estrada. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução: Waltensir Dutra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma breve história da humanidade. Tradução: Janaína Marcoantonio. 47. ed. Porto Alegre: L&PM, 2019.