A CEGUEIRA DO OLHAR ATENTO EM "POR NÃO ESTAREM DISTRAÍDOS", DE CLARICE LISPECTOR/THE BLINDNESS OF THE ATTENTIVE EYE IN “BECAUSE THEY ARE NOT DISTRACTED”, BY CLARICE LISPECTOR

Autores

  • Guilherme Henrique Diniz de Santana Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Aroldo José Abreu Pinto Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecos.v37i02.12717

Palavras-chave:

Crônica. Clarice Lispector. Efeito Estético. Leitor.

Resumo

A enigmática e criativa escritora Clarice Lispector traz, em seus textos, o colírio necessário para enxergar o próprio interior do ser. As nuances convidativas de sua escrita intricada, bem como sua habilidade singela de quebrar paradigmas sociais, nos mostram um labirinto multifacetado de reflexões, revelando os caminhos de nossas fragilidades face às construções tradicionais da sociedade. Neste apanhado de reflexões, abordaremos os anseios humanos perante as pressões sociais, presentes na crônica “Por não estarem distraídos”, publicada em Todas as crônicas (2018), buscando analisar como a autora consegue transportar o leitor para dentro da obra, fazendo-o questionar sua própria visão acerca de si mesmo. Com base na teoria do efeito estético de Wolfgang Iser (1996) e Hans Robert Jauss (1994), buscaremos evidenciar as imagens construídas pela autora, visando provocar a atenção do leitor sobre a crônica, recriando e ressignificando o texto literário. Acredita-se que, somente por meio dessa inclusão, pode-se configurar a tríade autor, obra e leitor e só assim a obra se torna plena.

Downloads

Biografia do Autor

  • Guilherme Henrique Diniz de Santana, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestrando em Letras com bolsa da CAPES, no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLETRAS) da Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT).

  • Aroldo José Abreu Pinto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutor em Letras pela UNESP/Assis-SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), no Campus de Sinop e de Tangará da Serra. 

Referências

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2004.

CANDIDO, Antonio et al. A vida ao rés-do-chão. In: ______. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

CHEVALIER, Jean; GHEEBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. Vera da Costa e Silva; et al. 16. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

ESMERADO, Moema de Souza. Destecendo a crônica como gênero menor: ressignificações, materialidades e suportes. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.9, n.1, p. 3966-3983, jan., 2023.

ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, v. 1. 1996.

LISPECTOR. Clarice. Todas as Crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

LISPECTOR, Clarice. Banhos de mar. In: LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999b. p. 169-171.

MORAES, Vinicius. O exercício da crônica. In: ______. Para viver um grande amor. São Paulo : Companhia das letras, 2010. p. 15-16.

Nunes, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1985. 2ed.: 2006.

Downloads

Publicado

2025-01-03

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

Diniz de Santana, G. H., & Pinto, A. (2025). A CEGUEIRA DO OLHAR ATENTO EM "POR NÃO ESTAREM DISTRAÍDOS", DE CLARICE LISPECTOR/THE BLINDNESS OF THE ATTENTIVE EYE IN “BECAUSE THEY ARE NOT DISTRACTED”, BY CLARICE LISPECTOR. Revista ECOS, 37(02), 100-111. https://doi.org/10.30681/ecos.v37i02.12717