O PAPEL DO ESTÁGIO DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM CAMETÁ, PARÁ: NARRATIVAS, PRÁTICAS E CONSTRUÇÃO DE SABERES

Autores

  • Madali de Sá Cardoso Universidade Federal do Pará (UFPA) – Câmpus Cametá.
  • Ivamauro Ailton de Sousa Silva Universidade Federal do Pará – Campus Cametá.

Palavras-chave:

Estágio Docente. Ensino de Geografia. Prática Docente. Experiência.

Resumo

O estágio docente em Geografia é um componente curricular dos cursos de licenciatura. A discussão principal deste artigo, norteia-se nas reflexões e nas observações originadas e potencializadas a partir das experiências do estágio docente em seu aspecto de formação docente no ambiente escolar. Elaborou-se este estudo por meio de revisão teórica; definição e narrativas das experiências das etapas de estágio docente em Geografia. Contudo, compreende-se que, a relevância na qual a investigação através deste componente curricular possibilita contribuir na formação do professor de Geografia, visto que, é através do estágio docente que se tem o contato com a prática docente. Conclui-se que as vivências no ambiente escolar possibilitam aos discentes, reflexões acerca do profissional formador de pessoas críticos e atuantes na realidade do seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madali de Sá Cardoso, Universidade Federal do Pará (UFPA) – Câmpus Cametá.

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) – Câmpus Cametá.

Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Universidade Federal do Pará – Campus Cametá.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal do Pará – Campus Cametá.

Referências

ALMEIDA, Jacqueline Praxedes, CALAZANS, Denis Rocha. Contribuições da pesquisa no estágio supervisionado na formação do professor de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, n. 11, p. 361–380, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE/CES 14). Diretrizes Curriculares para o Curso de Geografia, 2002.

CACETE, Núria Hanglei, Formação do professor de Geografia: Sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 17, n. 2, p. 3–11, 2015.

CANTANHEDE, Vicente Passaglia Pereira. Panorama geográfico do Brasil: a geografia física na obra de Melhem Adas. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2000.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella; PEREIRA, Marcelo Garrido; DE PAULA, Igor Rafael. O pensamento espacial e raciocínio geográfico: Considerações teórico-metodológicas a partir da experiência brasileira. Revista de Geografía Norte Grande, 81: 429-456, 2022.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de Ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, Lana de Souza, SOUZA, Vanilton Camilo. A Formação do Professor de Geografia para atuar na Educação Cidadã. Universitat de Barcelona, Barcelona, 2014.

COSTELLA, Roselane Zordan. Escola: espaço de responsabilidade social. Revista Traj. Mult. Rio Grande do Sul, 2012.

DE MORAIS, Jackson Junio Paulinho. Ensino de Geografia por investigação: raciocínio geográfico e espacialidade do fenômeno. 2022. 135f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Geografia, 2022.

FERREIRA, Carla Torres, ALVES, Simone Fonseca. O ensino de geografia escolar e currículo identitários: um estudo teórico de suas relações. Anais do ENPEG: Porto Alegre, 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Vozes, 1985.

______. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução Adriana Lopez, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, v. 18, p 11-25.

LIBÂNEO, José Carlos. O planejamento escolar. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MARTINS, Rosa Elisabete Militz W., TONINI, Ivaine Maria. A importância do estágio supervisionado em geografia na construção do saber/fazer docente. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 20, n. 3, p. 98–106, 2016.

MOREIRA, Gilsélia Lemes. O estágio supervisionado: retrocessos e avanços na formação de professores de geografia. Revista de Ensino de Geografia, v. 6, n. 10, p. 106-121, jan./jun. 2015.

OLIVEIRA, Guilherme Matos de Oliveira; BRITO, Luma Dutra; SOUSA SILVA, Ivamauro Ailton de Sousa Silva. A relevância do planejamento na composição do estágio supervisionado em geografia. Revista Educere Et Educare, v. 17, n. 41, jan./abr. 2022.

PASSINI, Elza Yasuko, Práticas de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo, Contexto, 2007.

______. Prática de ensino de geografia e estágio curricular obrigatório. Campinas: Contexto, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores - saberes da docência e da identidade do professor. Revista Nuances, v. 3, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido, LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: Diferentes Concepções. Revista Poíesis- volume 3 e 4, pp 5-24, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 3 ed. São Paulo, SP: Cortez, 2008.

SOUSA SILVA, Ivamauro Ailton de; SILVA, Victor Alves da. Interpretação da natureza no ensino de geografia: enfoques e itinerários para o raciocínio geográfico. Revista Presença Geográfica, v. 9. n. 1. 2022.

STRAFORINI, Rafael. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, 175-195. 2018

Recebido: 12/03/2024

Aprovado: 24/03/2024

Publicado: 28/04/2024

Downloads

Publicado

2024-04-24

Como Citar

Cardoso, M. de S., & Silva, I. A. de S. (2024). O PAPEL DO ESTÁGIO DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM CAMETÁ, PARÁ: NARRATIVAS, PRÁTICAS E CONSTRUÇÃO DE SABERES. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 1(5). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/geoambes/article/view/12458

Edição

Seção

Artigos