LEITURA À FORMAÇÃO CRÍTICA: OS DESAFIOS À FORMAÇÃO EMANCIPADORA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Gustavo Massena de Lira Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)
  • Janiara de Lima Medeiros Universidade Federal Fluminense, UFF
  • Silvana Matos Uhmann Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Palavras-chave:

Leitura. Formação integral. Educação emancipatória. Inclusão. Arte e educação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo inquietar o leitor quanto a formação do pensamento crítico como essencial para o desenvolvimento da autonomia e da emancipação humana diante da perspectiva inclusiva. Para tanto, busca-se apresentar argumentos à reflexão da leitura como fundamental à formação crítica dos sujeitos, permitindo que compreendam o mundo, questionem suas realidades e exerçam sua cidadania plenamente. Freire (1970) destacou a importância desta leitura como um processo de compreensão do mundo e das estruturas sociais, argumentando que o ato de ler deva ir além da simples assimilação de informações, sendo uma atividade de interpretação e contextualização. Portanto, a educação emancipadora é capaz de promover o diálogo, a conscientização crítica e a ação transformadora.

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Biografia do Autor

Gustavo Massena de Lira, Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)

Graduando em Pedagogia pelo Instituto de Educação em Angra dos Reis – Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)

Janiara de Lima Medeiros, Universidade Federal Fluminense, UFF

Mestre em Educação e membro dos grupos de pesquisa GPETED e GPECult (UFF). Professora da Universidade Federal Fluminense, UFF.

Silvana Matos Uhmann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Referências

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Recebido: 05/02/2024

Aprovado: 20/03/2024

Publicado: 28/04/2024

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

Lira, G. M. de, Medeiros, J. de L., & Uhmann, S. M. (2024). LEITURA À FORMAÇÃO CRÍTICA: OS DESAFIOS À FORMAÇÃO EMANCIPADORA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 1(5). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/geoambes/article/view/12465

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