Estratégias de integração com a associação de usuários de um centro de atenção psicossocial/ Integration strategies with the association of users of a psychosocial care center/ Estrategias de integración con la asociación de usuarios de un centro de...

Autores

Palavras-chave:

Psicologia, Associação, Serviços de Saúde Mental

Resumo

Objetivo: descrever a experiência de integração com associação de usuários de um centro de atenção psicossocial. Método: relato de experiência, construído a partir da realização de uma disciplina de coordenação de grupos e equipes, com membros de uma associação de usuários de um centro de atenção psicossocial do município de Florianópolis, no período de agosto a dezembro de 2019. Resultados: na perspectiva dos estudantes, a integração teoria, prática e ensino-serviço é fundamental para a consolidação do ensino na formação de psicólogo. A elaboração do projeto, a organização, execução e avaliação contribuiu para aprimoramento de competências e habilidades na condução de grupos. Na perspectiva com a associação, verificou-se que é importante fortalecer estratégias para aliar o sentido singular de cada membro ao sentido coletivo dos ideais de uma associação. Conclusão: o ensino da psicologia requer contato com a prática, e que o avanço da prática associativa dos usuários requer planejamento estratégico para promover a identidade e sentido de grupo e lugar de pertença na associação.

Biografia do Autor

Jeferson Rodrigues, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico do Curso de Graduação em Psicologia. Professor Adjunto IV do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

Rodrigues J, Brognoli FF, Spricigo JS. Associação dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial: Desvendando sua significação. Texto & Contexto Enferm. 2006; 5:240-245.

Vasconcelos EM. Empoderamento de usuários e familiares em saúde mental e em pesquisa avaliativa/interventiva: uma breve comparação entre a tradição anglo-saxônica e a experiência brasileira. Ciênc Saúde Coletiva. 2013; 18(10):2825-2835.

Vasconcelos EM, Rodrigues J. Organização de usuários e familiares em saúde mental no Brasil: uma contribuição para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental - Intersetorial. In: Eduardo Mourão Vasconcelos (Org.). Desafios políticos da reforma psiquiátrica brasileira. São Paulo: Hucitec; 2010.

Zimerman D. A importância dos grupos na saúde, cultura e diversidade. Vínculo. 2007; 4(4):1-16.

Castilho A. A dinâmica do trabalho em grupo. Quality Mark. 3 ed. Rio de janeiro: Quality Mark; 2002.

Moscovici, F. Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. Rio de Janeiro: José Olympio; 1998.

Offe C. Capitalismo desorganizado. São Paulo: Editora Brasiliense; 1994.

Florianópolis. Estatuto Social da Associação de Usuários do Centro de Atenção Psicossocial. Documento interno. Florianópolis; 2018.

Yozo RYK. 100 Jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Agora; 1996.

Pedroso R, Medeiros RHA. Efeitos da reforma psiquiátrica no processo de acolhimento no caps ad em Viamão, RS. J Health NPEPS. 2016; 1(2):231-245.

Downloads

Publicado

01/06/2020

Como Citar

Rodrigues, J., Kimura, F., Eleonora Behr Nunes, M., Antônio Fortunato Barreto, P., & Lima da Luz, A. M. (2020). Estratégias de integração com a associação de usuários de um centro de atenção psicossocial/ Integration strategies with the association of users of a psychosocial care center/ Estrategias de integración con la asociación de usuarios de un centro de. Journal Health NPEPS, 5(1), 430–449. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4340

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Case Report/ Reporte de Caso