Estresse, má qualidade do sono e desfechos negativos a saúde em estudantes de enfermagem/ Stress, poor sleep quality and negative health outcomes in nursing students/ Estrés, mala calidad del sueño y resultados de salud negativos en estudiantes de enfermería

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Saúde Mental, Qualidade de Vida, Higiene do Sono.

Resumo

Objetivo: analisar o perfil biossocial-acadêmico, nível de estresse e qualidade de sono em estudantes de enfermagem no primeiro ano do curso. Método: pesquisa longitudinal, prospectiva e quantitativa, realizada em 2016 junto a estudantes de enfermagem do primeiro ano de duas universidades de São Paulo. Ao início das aulas e ao final do ano letivo, aplicaram-se um formulário biossocial-acadêmico, instrumento para avaliação do estresse em estudantes de enfermagem e índice de qualidade de sono de Pittsburgh. Utilizaram-se os testes de Qui-quadrado e exato de Fischer para comparar o estresse e a qualidade do sono. Resultados: 117 estudantes compuseram a amostra em março e 100 em dezembro de 2016. Evidenciou-se aumento no percentual de estudantes com muito e alto estresse, a duração do sono reduziu significativamente de 6,0 para 5,4 horas em média, por noite, e apresentaram dificuldades no gerenciamento do tempo, formação profissional para seguir o curso e atividades teóricas. Conclusão: o ambiente acadêmico apresenta potencial para o adoecimento do estudante, com alto estresse, má qualidade do sono e desfechos negativos à saúde.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Costa, A. L. S., Silva, R. M. da, Sena, A. R. A. da S., Silva, G. V. da, Mussi, F. C., Gonçalves, A. K. P., … Moraes Filho, I. M. de. (2021). Estresse, má qualidade do sono e desfechos negativos a saúde em estudantes de enfermagem/ Stress, poor sleep quality and negative health outcomes in nursing students/ Estrés, mala calidad del sueño y resultados de salud negativos en estudiantes de enfermería. Journal Health NPEPS, 6(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5355

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