Estresse, má qualidade do sono e desfechos negativos a saúde em estudantes de enfermagem/ Stress, poor sleep quality and negative health outcomes in nursing students/ Estrés, mala calidad del sueño y resultados de salud negativos en estudiantes de enfermería

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Saúde Mental, Qualidade de Vida, Higiene do Sono.

Resumo

Objetivo: analisar o perfil biossocial-acadêmico, nível de estresse e qualidade de sono em estudantes de enfermagem no primeiro ano do curso. Método: pesquisa longitudinal, prospectiva e quantitativa, realizada em 2016 junto a estudantes de enfermagem do primeiro ano de duas universidades de São Paulo. Ao início das aulas e ao final do ano letivo, aplicaram-se um formulário biossocial-acadêmico, instrumento para avaliação do estresse em estudantes de enfermagem e índice de qualidade de sono de Pittsburgh. Utilizaram-se os testes de Qui-quadrado e exato de Fischer para comparar o estresse e a qualidade do sono. Resultados: 117 estudantes compuseram a amostra em março e 100 em dezembro de 2016. Evidenciou-se aumento no percentual de estudantes com muito e alto estresse, a duração do sono reduziu significativamente de 6,0 para 5,4 horas em média, por noite, e apresentaram dificuldades no gerenciamento do tempo, formação profissional para seguir o curso e atividades teóricas. Conclusão: o ambiente acadêmico apresenta potencial para o adoecimento do estudante, com alto estresse, má qualidade do sono e desfechos negativos à saúde.

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Publicado

29/11/2021

Como Citar

Costa, A. L. S., Silva, R. M. da, Sena, A. R. A. da S., Silva, G. V. da, Mussi, F. C., Gonçalves, A. K. P., Lima, T. P., & Moraes Filho, I. M. de. (2021). Estresse, má qualidade do sono e desfechos negativos a saúde em estudantes de enfermagem/ Stress, poor sleep quality and negative health outcomes in nursing students/ Estrés, mala calidad del sueño y resultados de salud negativos en estudiantes de enfermería. Journal Health NPEPS, 6(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5355

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