Sobre a Revista

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem ônus para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da DOAJ.

Direitos Autorais

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO

Esta Revista avalia seus artigos pelo processo Double Blind Review (Dupla Avaliação Cega). Tal procedimento prevê uma avaliação por dois pareceristas sem conflito de interesses com o autor da submissão.  Assim sendo, é obrigatório ao autor, em sua submissão, assegurar a avaliação pelos pares cega.

FOCO E ESCOPO

 Revista de Letras Norte@mentos é um periódico semestral eletrônico,  do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras), com temática livre na área de Letras, podendo apresentar dossiês temáticos.

Criada em 2008, por iniciativa do curso de Letras, da FACHLIN, da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop-MT, a revista vincula-se ao Programa de Mestrado em Letras (PPGLetras), alinhando-se aos objetivos do programa e auxiliando na criação de mecanismos para intensificar a produção científica de docentes e mestrandos, a partir das linhas de pesquisa, projetos e grupos de pesquisa.

Publicamos artigos científicos e ensaios inéditos de reconhecida relevância acadêmica, além de entrevistas e resenhas de obras, publicadas nos últimos três anos, por pesquisadores nacionais e estrangeiros, das áreas dos Estudos Linguísticos e Literários, com temática livre, em português ou em outras línguas estrangeiras.

O público alvo deste periódico abrange a comunidade acadêmica e estudiosos interessados em ampliar o conhecimento na área.

Publica artigos de alta qualidade, escritos preferencialmente por doutores do Brasil ou do exterior, com efetiva contribuição cientifíco-acadêmica para as áreas.  São aceitos artigos escritos em português, inglês, francês e espanhol.

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Os interessados em publicar na Revista Norte@mentos poderão submeter seus textos em quaisquer das seções abaixo:

  1. a) Dossiê temático: para artigos que atendam a temática específica, de acordo com chamadas amplamente divulgadas;
  2. b) Estudos Linguísticos: para textos ligados à área específica dos Estudos Linguísticos.
  3. c) Estudos Literários: para textos ligados à área específica dos Estudos Literários.
  4. d) Resenhas: resenhas de livros publicados há, no máximo 3(três) anos.
  5. e) Entrevistas com autores, pesquisadores, críticos, teóricos e docentes que sejam ligados às áreas publicadas pela revista.

As submissões nas seções Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Resenhas e Entrevistas podem ser feitas em fluxo contínuo. Os artigos destinados ao Dossiê temático devem observar a data de fechamento dos Dossiês especificada nas chamadas.

OBSERVAÇÕES

Obs. 1: Lembramos que ao realizar a submissão de artigo no sistema, o autor deve verificar se o documento original foi realmente anexado.

Obs. 2: Considerando que a Revista Norte@mentos recebe artigos de forma contínua, é necessário que, no momento da submissão, o artigo seja inserido na seção adequada, ou seja para as edições de Estudos Linguísticos, Estudos Literários ou para os Dossiês Temáticos. 

Os textos submetidos devem trazer ao final da página em rodapé o nome completo do autor ou autores (até 3 autores), a titulação, o ORCID, a instituição e o e-mail.  

No caso de mais de um autor, o primeiro nome citado deve ser o do autor que tenha a maior titulação.

Em busca de uma maior diversidade de pesquisadores e resultados de pesquisas contemplados na revista, não publicamos mais de um artigo do mesmo autor e coautor na mesma edição, como também não publicamos artigos do mesmo autor em edições seguidas. O autor que tiver artigo com parecer favorável em duas edições seguidas deverá aguardar o intervalo de uma edição para publicação de seu texto na edição posterior.

Os textos submetidos devem ser originais  e não devem estar sendo avaliados por outras revistas até o encerramento da edição.

Se, contrariando a nossa política de avaliação, o artigo enviado estiver sendo avaliado por outra revista, os editores da Norte@mentos não se responsabilizam  pela retirada do artigo da edição, quando a mesma já estiver sido publicada. Apenas, poderemos retirá-lo quando ainda estiver em processo de avaliação.

Somente serão aceitos trabalhos submetidos por autores (no máximo 3) que tenham o título mínimo de mestre ou coautoria com mestre ou doutor.

Os artigos deverão ser submetidos on-line. Para submissão, crie login e senha clicando em "CADASTRAR".

Em caso de dúvidas, escreva para o e-mail: revistanorteamentos@unemat.br

Como se trata de uma revista científica, vinculada a uma instituição estadual, informamos que não há financiamento externo para a execução e manutenção deste site.

Também informamos que não são cobradas taxas de processamento e envio de artigos.

 

CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

Esse Dossiê Temático da Revista de Letras Norte@mentos tem como proposta acolher resultados de pesquisas em formato de artigos e relatos de experiências que tenham como centralidade a diversidade linguística compreendida como um fenômeno social e identitária que reverbera na formação de professores/as e no ensino-aprendizagem de línguas em contexto amazônico brasileiro.

O Dossiê Temático da Revista de Letras Norte@mentos, dedicado à diversidade linguística no contexto amazônico brasileiro, é de grande relevância por diversos motivos, dentre os quais destaca-se: a proposição de um olhar abrangente para a diversidade linguística, indo além da mera descrição de diferentes línguas e dialetos para focar em suas implicações sociais e identitárias; b) A região amazônica é um cenário rico em diversidade linguística, com a presença de povos indígenas, comunidades tradicionais e migrantes de diversas origens. O Dossiê oferece uma oportunidade para explorar as particularidades desse contexto e as suas implicações para a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas.

Nesse sentido, o Dossiê aborda temas de grande interesse para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral, como:

- O reconhecimento da riqueza e da importância de todas as variedades linguísticas presentes na Amazônia.

- A necessidade de repensar as práticas pedagógicas para garantir um ensino-aprendizagem de línguas que seja inclusivo e respeitoso da diversidade.

- A importância da formação de professores para atuar com a diversidade linguística em sala de aula.

- A necessidade de políticas públicas que promovam a valorização da diversidade linguística e o acesso à educação linguística de qualidade social para todos.

 

Os trabalhos científicos submetidos deverão ser escritos em conformidade com as normas da Revista. Esses, por sua vez, serão avaliados pelo sistema às cegas e por pares. A edição tem sua publicação prevista para meados de outubro de 2024, de modo que a submissão deverá ser feita até o dia 20/07/2024.

A submissão dos trabalhos deve ser feita, exclusivamente, pela plataforma da Revista, no seguinte endereço: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos.

Obs.: Tendo em vista que a Revista Norte@mentos recebe artigos de fluxo contínuo, é necessário que, no momento da submissão do artigo, seja selecionada a sessão específica do Dossiê.

Prazo de submissão: até 20 de julho de 2024.

Organizadores:

Profa. Dra. Albina Pereira de Pinho – Universidade do Estado de Mato Grosso/Sinop

Profa. Dra. Queila Barbosa Lopes – Universidade Federal do Acre

Profa. Dra. Luana Ferreira Rodrigues – Universidade Federal do Amazonas

Prof. Dr. Luís Henrique Serra – Universidade Federal do Maranhão