Sobre a Revista

Revista de Letras Norte@mentos, ISSN 1983-8018,  é uma revista eletrônica, com publicação semestral, voltada aos Estudos Linguísticos e Literários, de iniciativa do Curso de Letras e do Núcleo Manuel Cavalcanti Proença, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Sinop e possui avaliação Qualis-B2 (2015-2016) pela Capes na área de Linguística e Literatura.

DOI: https://doi.org/10.30681/1983-8018

Criada em 2008, por iniciativa do curso de Letras, da FACHLIN, da Universidade do Estado de Mato Grosso, a revista vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras), alinhando-se aos objetivos do programa e auxiliando na criação de mecanismos para intensificar a produção científica de docentes e mestrandos, a partir das linhas de pesquisa, projetos e grupos de pesquisa.

 

CHAMADA DO DOSSIÊ 2023/2 da Revista de Letras Norte@mentos:

 

Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas

Esse número temático da Revista de Letras Norte@mentos se propõe a receber artigos de todas as áreas de estudo que se dedicam ao ensino e ao papel das línguas adicionais sob perspectivas bi/multi e plurilíngues. Serão acolhidos artigos que tragam resultados de pesquisas que possam compartilhar vivências e experiências de práticas pedagógicas sob perspectivas multiculturais e inclusivas em contextos de fronteiras, ensino de Libras, de línguas indígenas, ensino de línguas a comunidades quilombolas e a estudantes imigrantes ou refugiados.  

Os artigos poderão ser escritos em português, inglês e espanhol e deverão obedecer às normas da revista. Os trabalhos submetidos serão avaliados pelo sistema às cegas e por pares. A edição tem sua publicação prevista para meados de outubro.

Os artigos devem ser encaminhados, exclusivamente, pela plataforma da Revista, no seguinte endereço: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos

Organizadoras:

Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos (UNEMAT/Sinop)

Profa. Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)

Profa. Dra. Kelly Barros Santos (UFRB)

Prazo de submissão: 30 de junho de 2023

 

Edição Atual

v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO: “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES”
					Visualizar v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO:  “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES”

O Dossiê Temático “Decolonialidades e Interculturalidades”, volume 15, Número 41, da Revista de Letras Norte@mentos, se propõe a reunir estudos ligados às Humanidades, às Ciências Sociais Aplicadas, às Letras, ao Ensino e à Comunicação Social; com foco em resultados de pesquisas e extensão cujas temáticas e ações se relacionem com a interculturalidade numa perspectiva transversal. Organizado pelos pesquisadores Dr. Jesuino Arvelino Pinto (UNEMAT), Dra. Marinete Luzia Francisca de Souza (UFMT), Dra. Ana Cláudia Servilha Martins Poleto (Bolsista PDPG/CAPES/UNEMAT), Dra. Jociene Carla Bianchini Ferreira (UFMT) e Dra. Bruna Silveira Roncato (UFMT), este Dossiê está composto por dezenove artigos e três resenhas resultantes dos estudos de gênero, territorialidades, indígenas, africanidades e descolonização, comunicação comunitária, popular e cidadã, mídias, Amazônia Continental, América Latina, refugiados,  regionalidades, escritas marginais, educomunicacão, movimentos sociais, direitos humanos,   adaptações de obras literárias para outras mídias  (e campos afins) sempre relacionados ao que Boaventura de Sousa Santos nomeia um novo paradigma,  o pós-colonialidade ou  o pensamento decolonial  de pensadores como Walter Mignolo (1997), Aníbal Quijano (2008), Dussel (2000), Grosfoguel (2016), Abdala (2002) e outros.

Publicado: 19/12/2022

EDITORIAL

  • Expediente

    Jesuino Arvelino Pinto
  • Apresentação

    Jesuino Arvelino Pinto, Marinete Luzia Francisca de Souza, Ana Cláudia Servilha Martins Poleto, Jociene Carla Bianchini Ferreira, Bruna Silveira Roncato

ARTIGOS

Resenhas

Ver Todas as Edições