Sobre a Revista

Revista de Letras Norte@mentos, ISSN 1983-8018,  é uma revista eletrônica, com publicação semestral, voltada aos Estudos Linguísticos e Literários, de iniciativa do Curso de Letras e do Núcleo Manuel Cavalcanti Proença, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Sinop e possui avaliação Qualis-B2 (2017-2020) pela Capes na área de Linguística e Literatura.

Criada em 2008, por iniciativa do curso de Letras, da FACHLIN, da Universidade do Estado de Mato Grosso, a revista vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras), alinhando-se aos objetivos do programa e auxiliando na criação de mecanismos para intensificar a produção científica de docentes e mestrandos, a partir das linhas de pesquisa, projetos e grupos de pesquisa.

CHAMADA DO DOSSIÊ 2023/2 da Revista de Letras Norte@mentos:

Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas

Esse número temático da Revista de Letras Norte@mentos se propõe a receber artigos de todas as áreas de estudo que se dedicam ao ensino e ao papel das línguas adicionais sob perspectivas bi/multi e plurilíngues. Serão acolhidos artigos que tragam resultados de pesquisas que possam compartilhar vivências e experiências de práticas pedagógicas sob perspectivas multiculturais e inclusivas em contextos de fronteiras, ensino de Libras, de línguas indígenas, ensino de línguas a comunidades quilombolas e a estudantes imigrantes ou refugiados.  

Os artigos poderão ser escritos em português, inglês e espanhol e deverão obedecer às normas da revista. Os trabalhos submetidos serão avaliados pelo sistema às cegas e por pares. A edição tem sua publicação prevista para meados de outubro.

Os artigos devem ser encaminhados, exclusivamente, pela plataforma da Revista, no seguinte endereço: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos

Obs.: Considerando que a Revista Norte@mentos recebe artigos de forma contínua, é necessário que, no momento da submissão do artigo, seja selecionado a sessão especifica do Dossiê 

Organizadoras:

Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos (UNEMAT/Sinop)

Profa. Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)

Profa. Dra. Kelly Barros Santos (UFRB)

Prazo de submissão: Prazo prorrogado até 20 de julho de 2023

Edição Atual

v. 16 n. 45 (2023): Estudos Linguísticos
					Visualizar v. 16 n. 45 (2023): Estudos Linguísticos

Nesta edição, Volume 16 e Nº 45, a Revista de Letras Norte@mentos oferece à comunidade científica das áreas de Estudos da Linguagem uma excelente oportunidade para conhecer resultados de pesquisas recentes sobre temáticas distintas, que envolvem aportes teóricos igualmente distintos, dentre eles o de cunho etnográfico, a Análise de Discurso (AD) de tradição francesa, a Sociolinguística Variacionista, a Teoria das Representações sociais.Vale destacar que este volume, dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado por mim, Dra. Neusa Inês Philippsen. Nos doze artigos que integram este Número da Revista, destacam-se abordagens sobre realizações na língua espanhola, especialmente sobre os valores temporais e modais, sobre a formação identitário-profissional dos tradutores-intérpretes de Libras/Português, a representação da mulher no discurso publicitário, as práticas de ensinagem a partir da Base Nacional Comum Curricular, a variação culta utilizada no Direito e o impacto no acesso à informação, o alteamento de /o/ tônico, a investigação de discursos com gagueira e fluência nas condições de produção de sujeitos em grupo, os conceitos de internacionalização e internacionalização em casa, colonialidade e políticas linguísticas no ensino de português, dentre outras. 

Publicado: 30/09/2023

Editorial

  • EXPEDIENTE

    Neusa Inês Philippsen

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.11776
  • APRESENTAÇÃO

    Neusa Inês Philippsen

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.11777
  • A EXPRESSÃO DE FUTURO NO LIVRO DIDÁTICO DE E/LE: VALORES TEMPORAIS E MODAIS

    Valdecy Oliveira Pontes, Beatriz Maria Neri Oliveira

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.10751
  • A FORMAÇÃO DO TRADUTOR-INTERPRETE DO NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO(NAI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE(UFAC) EM PERSPECTIVA E QUESTÕES IDENTITARIAS

    Shelton Lima de Souza, Sônia Maria da Costa França

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.11595
  • A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO DISCURSO PUBLICITÁRIO EM UMA PEÇA DA REVISTA “O CRUZEIRO” (1954)

    Vanessa Aparecida Deon

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.11366
  • AS PRÁTICAS DE ENSINAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Ivan Vale de Sousa

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.10491
  • A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA CULTA DO DIREITO E A DIFICULDADE NO ACESSO À INFORMAÇÃO E RESTRIÇÃO AOS DIREITOS

    Neusa Inês Philippsen, Isabela Alves de Oliveira

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.11780
  • A VOGAL MÉDIA TÔNICA /o/ ~ [u] NO PORTUGUÊS FALADO EM CAMETÁ-PA

    RAQUEL MARIA DA SILVA COSTA FURTADO, MARIA SEBASTIANA DA SILVA COSTA

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.10427
  • DISCURSOS COM GAGUEIRA E FLUÊNCIA DE SUJEITOS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA NAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO EM GRUPO DE EXTENSÃO/APOIO

    Claudemir dos Santos Silva, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, Dirce Jaeger

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.11781
  • INTERNACIONALIZAR A PESQUISA É PRECISO; PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ADICIONAIS NÃO É PRECISO? UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

    Rafael Vetromille-Castro, Marilia Lima Santos, Ândria Pintado dos Santos

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.7726
  • "O MIGRANTE NÃO SABE NADA, É UM IDIOTA PARA MUITOS”: DISCUTINDO COLONIALIDADE E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA MIGRANTES HAITIANOS

    Ana Paula Simões Pessoa

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.10937
  • O QUEIJO E OS RATOS: ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES POR MEIO DE PROCESSOS DE EFERVESCÊNCIA

    Ricardo Cortez Lopes

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.10754
  • O USO DE CÓDIGOS DE CORREÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO EAD: PERCURSOS, PERSPECTIVAS E PERCEPÇÕES

    Kári Lúcia Forneck, Carolina Taís Werlang, Róger Sullivan Faleiro

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.7767
  • UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA A PARTIR DA BNCC E DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

    Vanessa da Silva Santos Ferreira

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.7729
Ver Todas as Edições