v. 17 n. 50 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

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DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: OLHARES PARA OS ESTUDOS DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

O volume 17, número 50, da Revista de Letras Norte@mentos, apresenta o Dossiê Temático “Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira”, organizado pelas professoras Dra. Albina Pereira de Pinho (UNEMAT), Dra. Queila Barbosa Lopes (UFAC), Dra. Luana Ferreira Rodrigues (UFAM) e professor Dr. Luís Henrique Serra (UFMA). Consoante os estudos linguísticos produzidos em universo amazônico brasileiro, esta chamada reuniu pesquisas de linguistas, linguistas aplicados e perspectivas teóricas distintas, que atuem e cujos trabalhos tenham como ambiente a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas na Amazônia brasileira. A principal finalidade dessa proposição consiste em reunir diferentes visões da própria Amazônia Legal sobre ela mesma. É a própria Amazônia olhando suas questões linguísticas, educacionais e culturais e recebendo contribuições de fora para que, em uma soma de olhares, possa-se entender melhor essa diversidade. A escolha da Amazônia como centralidade deste Dossiê Temático é estratégica. A região é reconhecida por sua rica diversidade cultural e linguística, com a presença de povos indígenas, comunidades tradicionais e migrantes de diversas origens, que compartilham espaços com cidades e culturas cosmopolitas e pungentes, formando um caleidoscópio de culturas e modos de vida que se refletem na língua e no ensino. Essa diversidade representa um desafio, mas também uma grande oportunidade para a educação, a pesquisa e a construção de sociedades mais justas e inclusivas. Este Dossiê Temático oferece onze artigos que compartilham resultados de pesquisas e experiências pedagógicas desenvolvidas por diversos pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do país, a partir de diferentes enfoques teórico- metodológicos, possibilitando acompanhar um pouco da complexidade das relações compreendidas nesse espaço territorial e nos estudos realizados sobre a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas nesta região.

Publicado: 26/11/2024

Editorial

  • EXPEDIENTE

    Dra. Albina Pereira de Pinho
    1
  • APRESENTAÇÃO

    Dra. Albina Pereira de Pinho
    8
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.6531

Dossiê Temático 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

  • A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO AMAZONAS

    Dra. Raynice Geraldine da Silva, Me. João Eduardo Silva de Souza
    13
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12729
  • FORMAÇÃO (DES)CONTINUADA DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA: FRAGILIDADES E CAMINHOS SOB O VERNIZ DE POLÍTICAS PÚBLICAS

    Me. Romeu Donatti
    35
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12715
  • UMA EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO

    Dra. Albina Pereira de Pinho , Ma. Adriana A. Carvalho Pereira, Ma. Márcia Vacario
    56
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12948
  • A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JUPORIJUP – TI APIAKÁ-KAYABI, JUARA/MT

    Dra. Maria do Socorro Vieira Coelho, Ma. Daniella Corrêa Alvarenga
    77
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12734
  • AS ANCESTRALIDADES FEMININAS SHANENAWA: LINGUAGENS, IDENTIDADES, ESPIRITUALIDADES E SABERES COMO HERANÇA

    Dr. Shelton Lima de Souza, Ma. Maria Abijicélia Brandão da Silva Shanenawa
    95
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12634
  • A SÍNCOPE DE VOGAIS POSTÔNICAS NÃO-FINAIS NA MESORREGIÃO DO NORDESTE PARAENSE.

    Dra. Marilucia B. de Oliveira, Ma. Ana Paula Magno, Esp. Jamille Cardoso e Cardoso
    116
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12728
  • ATITUDES LINGUÍSTICAS DE BRASILEIROS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA

    Dra. Loremi Loregian-Penkal, Ma. Fernanda Priscila Carraro, Me. Mauri da Cruz de Morais
    138
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12744
  • ENTRE CONTEXTOS, CULTURAS E IDENTIDADES: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA UFAM

    Dra. Marta de Faria e Cunha Monteiro, Ana Carolina Alves de Souza Santos, Lucas Fernandes Pinheiro
    157
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12747
  • DO PNLD AO SISTEMA APOSTILADO: O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO NOVO MATERIAL DIDÁTICO DO ESTADO DE MATO GROSSO

    Dra. Marília Silva Vieira Pereira, Paula de Col Campanha
    169
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12742
  • CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA LÍNGUAS INDÍGENAS

    Dr. Luiz Fernando Ferreira, Dra. Lara Frutos
    190
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12737
  • O MÉTODO DE ENSINO POR TAREFAS COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO NO ENSINO DO NHEENGATÚ COMO L2 NO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL DO RIO NEGRO

    Ma. Eneida Alice Gonzaga dos Santos, Ma. Cristina de Cássia Borella
    215
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12727