v. 18 n. 54 (2025): Estudos Linguísticos

					Visualizar v. 18 n. 54 (2025): Estudos Linguísticos

A Revista de Letras Norte@mentos, em sua 54ª edição, coordenada pela Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen, apresenta mais um volume dedicado aos Estudos Linguísticos. A edição traz dezenove artigos que representam estudos e pesquisas realizados em diferentes contextos e subáreas da Linguística em distintas instituições do Brasil. A ênfase temática, que se mostra diversificada, traz resultados e apontamentos de pesquisa ligados a áreas como a literatura como direito na educação básica, argumentação e construção de sentidos no gênero tirinha, as fases do Atlas Linguístico do Amapá, construção de um jogo como recurso didático na Libras, comunidades de prática, variação linguística e dimensões da literacia, a crônica em sala de aula, discursos de ataques negativos sobre o funk, discussões acadêmicas propostas por pesquisadores indígenas, toadas do Boi de Morros-MA, os multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa, semiótica arquetípica, expressões idiomáticas do português brasileiro, terminologia, tradução, tradução automatizada e chat GPT e o uso de conectores em diferentes gêneros textuais.

Desejamos uma boa leitura e que o material aqui socializado desperte muitas ideias para outros textos!

Publicado: 12/09/2025

Artigos Estudos Linguísticos

  • A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO COMPARADO CUBA-BRASIL

    Gracieda dos Santos Araújo, Juan Carlos Rodríguez Cruz, Gracineia dos Santos Araújo
    15-27
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13678
  • A SERPENTE COMO ARQUÉTIPO DO MAL NA ESCRITURA SAGRADA E NA CULTURA CONTEMPORÂNEA

    Eduardo Santana Moreira
    28-43
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13084
  • ARGUMENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO TIRINHA

    Claudecy Campos Nunes
    44-62
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13325
  • AS FASES DO ATLAS LINGUÍSTICO DO AMAPÁ: UMA BREVE HISTORIOGRAFIA

    Romário Sanches
    63-85
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13602
  • BRINCANDO DE PAR MÍNIMO NA LIBRAS: CONSTRUÇÃO DE UM JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DESSA LÍNGUA

    Emmannuelle Félix dos Santos, Cássia Regina Souza Moura
    86-106
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13585
  • COMUNIDADES DE PRÁTICA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E DIMENSÕES DA LITERACIA: SUBSIDIANDO PRINCÍPIOS PARA O ENSINO BÁSICO DE LÍNGUA

    Sabrina Bonqueves Fadanelli, Nathaline Bachi Marchett
    107-126
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13561
  • ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: A CRÔNICA EM SALA DE AULA

    Rita de Cássia Péres
    127-142
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.12977
  • FUNK: CRÍTICA SOBRE A CRÍTICA NEGATIVA

    Paulo Cesar Tafarello, Valter Souza da Silva
    143-164
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.12644
  • LANGUAGE IDEOLOGY IN BRAZILIAN INDIGENOUS ACADEMIC PRODUCTION

    Paride Bollettin, Fabrício Côrtes Servelati
    165-186
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13324
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE COMPREENSÃO PARA APLICAÇÃO

    Débora Lívia Cunha Da Costa, Zacarias Oliveira Neri
    187-201
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13045
  • MEU CANTO DE MORTE NÃO HÃO DE OUVIR: OS EFEITOS DE SENTIDO DA PRESERVAÇÃO DO PLANETA NAS TOADAS DO BOI DE MORROS-MA

    Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, Aline da Silva Morais Costa , Mariana dos Santos Silva
    202-225
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13613
  • MULTILETRAMENTOS - PRINCIPAIS DESAFIOS AO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ATUALIDADE

    Sirlei de Melo Milani
    226-240
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13681
  • O ARQUÉTIPO DO GUARDIÃO EM CAVALEIROS DO ZODÍACO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO CAVALEIRO DE OURO DE ÁRIES, MÚ

    Thiago Barbosa Soares
    241-261
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13534
  • O DESENVOLVIMENTO DOS MULTILETRAMENTOS DOS ESTUDANTES COMO ABORDAGEM DISCURSIVA E TECNOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Risonete Gomes Amorim
    262-277
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13381
  • “QUE SAIR O QUÊ, EU TÔ ESCREVENDO UM ARTIGO”: UMA ANÁLISE CONSTRUCIONISTA DAS CONSTRUÇÕES [QUE MANÉ X], [QUE X O QUÊ] E [QUE X QUE NADA] DO PORTUGUÊS BRASILEIRO.

    Diogo Oliveira Ramires Pinheiro, Paula Sasse da Rocha
    278-298
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.12973
  • SEMIÓTICA DA TEMPORALIZAÇÃO: ANÁLISE DA CENA DO BARCO EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO (1991) DE JOSÉ SARAMAGO

    Ricardo Loiola Vieira
    299-312
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13386
  • TERMINOLOGIA, TRADUÇÃO, TRADUÇÃO AUTOMATIZADA E CHAT GPT: UM ESTUDO COMPARATIVO

    Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, Alex Alves Almeida
    313-332
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13015
  • THE REQUIREMENTS OF THE ENEM ESSAY IN CONTRAST WITH CONTEMPORARY SCHOLARLY WRITING

    Vanessa Fabíola Silva de Faria, Priscilla Caroline Grandi
    333-354
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13720
  • UMA ANÁLISE SINTÁTICA COMPARATIVA ENTRE REDAÇÕES PRODUZIDAS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E TEXTOS JORNALÍSTICOS: ESTRUTURAS PREDOMINANTES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICASPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

    Manoel Mourivaldo Santiago Almeida, Angela Maria Oliveira Batista
    355-376
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13541

Editorial

  • EXPEDIENTE

    Neusa Inês Philippsen
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.6462
  • APRESENTAÇÃO

    Neusa Inês Philippsen
    8-14
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.6473