v. 17 n. 50 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

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DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: OLHARES PARA OS ESTUDOS DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

O volume 17, número 50, da Revista de Letras Norte@mentos, apresenta o Dossiê Temático “Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira”, organizado pelas professoras Dra. Albina Pereira de Pinho (UNEMAT), Dra. Queila Barbosa Lopes (UFAC), Dra. Luana Ferreira Rodrigues (UFAM) e professor Dr. Luís Henrique Serra (UFMA). Consoante os estudos linguísticos produzidos em universo amazônico brasileiro, esta chamada reuniu pesquisas de linguistas, linguistas aplicados e perspectivas teóricas distintas, que atuem e cujos trabalhos tenham como ambiente a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas na Amazônia brasileira. A principal finalidade dessa proposição consiste em reunir diferentes visões da própria Amazônia Legal sobre ela mesma. É a própria Amazônia olhando suas questões linguísticas, educacionais e culturais e recebendo contribuições de fora para que, em uma soma de olhares, possa-se entender melhor essa diversidade. A escolha da Amazônia como centralidade deste Dossiê Temático é estratégica. A região é reconhecida por sua rica diversidade cultural e linguística, com a presença de povos indígenas, comunidades tradicionais e migrantes de diversas origens, que compartilham espaços com cidades e culturas cosmopolitas e pungentes, formando um caleidoscópio de culturas e modos de vida que se refletem na língua e no ensino. Essa diversidade representa um desafio, mas também uma grande oportunidade para a educação, a pesquisa e a construção de sociedades mais justas e inclusivas. Este Dossiê Temático oferece onze artigos que compartilham resultados de pesquisas e experiências pedagógicas desenvolvidas por diversos pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do país, a partir de diferentes enfoques teórico- metodológicos, possibilitando acompanhar um pouco da complexidade das relações compreendidas nesse espaço territorial e nos estudos realizados sobre a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas nesta região.

Publicado: 26/11/2024

Editorial

  • EXPEDIENTE

    Dra. Albina Pereira de Pinho
    1
  • APRESENTAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.6531
    Dra. Albina Pereira de Pinho
    8

Dossiê Temático 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira

  • A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO AMAZONAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12729
    Dra. Raynice Geraldine da Silva, Me. João Eduardo Silva de Souza
    13
  • FORMAÇÃO (DES)CONTINUADA DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA: FRAGILIDADES E CAMINHOS SOB O VERNIZ DE POLÍTICAS PÚBLICAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12715
    Me. Romeu Donatti
    35
  • UMA EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12948
    Dra. Albina Pereira de Pinho , Ma. Adriana A. Carvalho Pereira, Ma. Márcia Vacario
    56
  • A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA INDÍGENA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JUPORIJUP – TI APIAKÁ-KAYABI, JUARA/MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12734
    Dra. Maria do Socorro Vieira Coelho, Ma. Daniella Corrêa Alvarenga
    77
  • AS ANCESTRALIDADES FEMININAS SHANENAWA: LINGUAGENS, IDENTIDADES, ESPIRITUALIDADES E SABERES COMO HERANÇA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12634
    Dr. Shelton Lima de Souza, Ma. Maria Abijicélia Brandão da Silva Shanenawa
    95
  • A SÍNCOPE DE VOGAIS POSTÔNICAS NÃO-FINAIS NA MESORREGIÃO DO NORDESTE PARAENSE.

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12728
    Dra. Marilucia B. de Oliveira, Ma. Ana Paula Magno, Esp. Jamille Cardoso e Cardoso
    116
  • ATITUDES LINGUÍSTICAS DE BRASILEIROS SOBRE VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12744
    Dra. Loremi Loregian-Penkal, Ma. Fernanda Priscila Carraro, Me. Mauri da Cruz de Morais
    138
  • ENTRE CONTEXTOS, CULTURAS E IDENTIDADES: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA UFAM

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12747
    Dra. Marta de Faria e Cunha Monteiro, Ana Carolina Alves de Souza Santos, Lucas Fernandes Pinheiro
    157
  • DO PNLD AO SISTEMA APOSTILADO: O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO NOVO MATERIAL DIDÁTICO DO ESTADO DE MATO GROSSO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12742
    Marília Silva Vieira Pereira, Paula de Col Campanha
    169
  • CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA LÍNGUAS INDÍGENAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12737
    Dr. Luiz Fernando Ferreira, Dra. Lara Frutos
    190
  • O MÉTODO DE ENSINO POR TAREFAS COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO NO ENSINO DO NHEENGATÚ COMO L2 NO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL DO RIO NEGRO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v17i50.12727
    Ma. Eneida Alice Gonzaga dos Santos, Ma. Cristina de Cássia Borella
    215