Sobre a Revista

Revista de Letras Norte@mentos, ISSN 1983-8018 (Online),  é um periódico eletrônico, com publicação semestral, com temática livre na área de Letras, podendo apresentar dossiês temáticos.

Avaliada com Qualis-B2 (2017-2020) pela Capes nas áreas de Letras e Linguística, a revista recebe artigos em fluxo contínuo, submetidos unicamente pelo sistema, com publicações previstas no primeiro semestre, na edição de Estudos Literários (artigos submetidos até 31 de outubro do ano  anterior ao da edição) e publicações previstas no segundo semestre, na edição dos Estudos Linguísticos, (artigos submetidos em fluxo contínuo).

Edição Atual

v. 18 n. 54 (2025): Estudos Linguísticos
					Visualizar v. 18 n. 54 (2025): Estudos Linguísticos

A Revista de Letras Norte@mentos, em sua 54ª edição, coordenada pela Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen, apresenta mais um volume dedicado aos Estudos Linguísticos. A edição traz dezenove artigos que representam estudos e pesquisas realizados em diferentes contextos e subáreas da Linguística em distintas instituições do Brasil. A ênfase temática, que se mostra diversificada, traz resultados e apontamentos de pesquisa ligados a áreas como a literatura como direito na educação básica, argumentação e construção de sentidos no gênero tirinha, as fases do Atlas Linguístico do Amapá, construção de um jogo como recurso didático na Libras, comunidades de prática, variação linguística e dimensões da literacia, a crônica em sala de aula, discursos de ataques negativos sobre o funk, discussões acadêmicas propostas por pesquisadores indígenas, toadas do Boi de Morros-MA, os multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa, semiótica arquetípica, expressões idiomáticas do português brasileiro, terminologia, tradução, tradução automatizada e chat GPT e o uso de conectores em diferentes gêneros textuais.

Desejamos uma boa leitura e que o material aqui socializado desperte muitas ideias para outros textos!

Publicado: 12/09/2025

Artigos Estudos Linguísticos

  • A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO COMPARADO CUBA-BRASIL

    Gracieda dos Santos Araújo, Juan Carlos Rodríguez Cruz, Gracineia dos Santos Araújo
    15-27
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13678
  • A SERPENTE COMO ARQUÉTIPO DO MAL NA ESCRITURA SAGRADA E NA CULTURA CONTEMPORÂNEA

    Eduardo Santana Moreira
    28-43
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13084
  • ARGUMENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO TIRINHA

    Claudecy Campos Nunes
    44-62
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13325
  • AS FASES DO ATLAS LINGUÍSTICO DO AMAPÁ: UMA BREVE HISTORIOGRAFIA

    Romário Sanches
    63-85
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13602
  • BRINCANDO DE PAR MÍNIMO NA LIBRAS: CONSTRUÇÃO DE UM JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DESSA LÍNGUA

    Emmannuelle Félix dos Santos, Cássia Regina Souza Moura
    86-106
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13585
  • COMUNIDADES DE PRÁTICA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E DIMENSÕES DA LITERACIA: SUBSIDIANDO PRINCÍPIOS PARA O ENSINO BÁSICO DE LÍNGUA

    Sabrina Bonqueves Fadanelli, Nathaline Bachi Marchett
    107-126
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13561
  • ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: A CRÔNICA EM SALA DE AULA

    Rita de Cássia Péres
    127-142
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.12977
  • FUNK: CRÍTICA SOBRE A CRÍTICA NEGATIVA

    Paulo Cesar Tafarello, Valter Souza da Silva
    143-164
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.12644
  • LANGUAGE IDEOLOGY IN BRAZILIAN INDIGENOUS ACADEMIC PRODUCTION

    Paride Bollettin, Fabrício Côrtes Servelati
    165-186
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13324
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE COMPREENSÃO PARA APLICAÇÃO

    Débora Lívia Cunha Da Costa, Zacarias Oliveira Neri
    187-201
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13045
  • MEU CANTO DE MORTE NÃO HÃO DE OUVIR: OS EFEITOS DE SENTIDO DA PRESERVAÇÃO DO PLANETA NAS TOADAS DO BOI DE MORROS-MA

    Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, Aline da Silva Morais Costa , Mariana dos Santos Silva
    202-225
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13613
  • MULTILETRAMENTOS - PRINCIPAIS DESAFIOS AO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ATUALIDADE

    Sirlei de Melo Milani
    226-240
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13681
  • O ARQUÉTIPO DO GUARDIÃO EM CAVALEIROS DO ZODÍACO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO CAVALEIRO DE OURO DE ÁRIES, MÚ

    Thiago Barbosa Soares
    241-261
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13534
  • O DESENVOLVIMENTO DOS MULTILETRAMENTOS DOS ESTUDANTES COMO ABORDAGEM DISCURSIVA E TECNOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Risonete Gomes Amorim
    262-277
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13381
  • “QUE SAIR O QUÊ, EU TÔ ESCREVENDO UM ARTIGO”: UMA ANÁLISE CONSTRUCIONISTA DAS CONSTRUÇÕES [QUE MANÉ X], [QUE X O QUÊ] E [QUE X QUE NADA] DO PORTUGUÊS BRASILEIRO.

    Diogo Oliveira Ramires Pinheiro, Paula Sasse da Rocha
    278-298
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.12973
  • SEMIÓTICA DA TEMPORALIZAÇÃO: ANÁLISE DA CENA DO BARCO EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO (1991) DE JOSÉ SARAMAGO

    Ricardo Loiola Vieira
    299-312
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13386
  • TERMINOLOGIA, TRADUÇÃO, TRADUÇÃO AUTOMATIZADA E CHAT GPT: UM ESTUDO COMPARATIVO

    Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, Alex Alves Almeida
    313-332
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13015
  • THE REQUIREMENTS OF THE ENEM ESSAY IN CONTRAST WITH CONTEMPORARY SCHOLARLY WRITING

    Vanessa Fabíola Silva de Faria, Priscilla Caroline Grandi
    333-354
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13720
  • UMA ANÁLISE SINTÁTICA COMPARATIVA ENTRE REDAÇÕES PRODUZIDAS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E TEXTOS JORNALÍSTICOS: ESTRUTURAS PREDOMINANTES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICASPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

    Manoel Mourivaldo Santiago Almeida, Angela Maria Oliveira Batista
    355-376
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13541

Editorial

  • EXPEDIENTE

    Neusa Inês Philippsen
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.6462
  • APRESENTAÇÃO

    Neusa Inês Philippsen
    8-14
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.6473
Ver Todas as Edições