MULTILETRAMENTOS
- PRINCIPAIS DESAFIOS AO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13681Palavras-chave:
Formação docente; Multiletramentos; Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
Este artigo apresenta reflexões a partir de excertos de uma entrevista realizada com uma pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Sinop, em 2018. A análise discute os desafios enfrentados nas práticas pedagógicas e metodológicas no ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que tange à abordagem dos multiletramentos, que rompem com modelos tradicionais de ensino da língua materna. A pesquisa adota uma abordagem exploratória, com o objetivo de proporcionar maior familiaridade com a temática. O estudo revela a complexidade do trabalho docente e ressalta a necessidade da formação contínua para a qualificação profissional, apontando caminhos para a transformação da prática escolar. As análises dialogam com estudos de Rojo (2012, 2013, 2015), Jesus e Carbonieri (2016), Roxo e Barbosa (2015), Kersch et al. (2016), Antunes (2009), Possenti (2002) e Bortoni-Ricardo (2008).
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar. Disponível em: https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_BAUMAN_ModernidadeLiquida.pdf. Acesso em: 27 out. 2018.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor de língua materna: formação e prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
CANI, Daniela; COSCARELLI, Carla. Multiletramentos e ensino da leitura: pensando práticas na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. A linguagem e as relações entre mídia, produção textual e tecnologia. In: SILVA, Telma Domingues da; LARA, Renata Marcelle (org.). Mídia, produção textual e tecnologia: da leitura, das imagens e do digital. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Entrevista. In: ______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 109-120.
GONÇALVES, Ana Cecília; STEFANELLO, Claridiane de Camargo. Desafios do ensino de Língua Portuguesa no século XXI: a representação do trabalho de um professor a partir da análise do nível semântico. Revista de Letras Norte@mentos, Sinop, v. 11, n. 27, p. 199-216, out. 2018. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/3373/2377. Acesso em: 27 out. 2018.
JESUS, Ludmila Thomé de Menezes e; CARBONIERI, Denise Regina. Multiletramentos e práticas escolares. Campinas: Mercado de Letras, 2016.
KERCH, Maria Célia Cortez et al. Multiletramentos e formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2016.
LIMA, Marcos H. O professor, o pesquisador e o professor-pesquisador. 2007. Disponível em: http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=3754. Acesso em: 27 jan. 2021.
MILANI, Sirlei de Melo. Capa do livro. 2018. (Acervo particular).
PEREIRA, Ana Cristina Silva de Oliveira; FONSECA, Zenilda de Jesus. Pesquisa e formação do educador: desafios e possibilidades de articulação. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 18., 2007, Maceió. Anais [...]. Maceió, AL: UFAL, 2007.
RODRIGUES, Lenir Maria de Farias; PASSERO, Isaldete Ribeiro da Silva; BAGGENSTOSS, Deise. Práticas de leitura e escrita de alunos do ensino fundamental II em ambientes virtuais: a investigação como suporte para ampliação dos multiletramentos no contexto escolar. In: JUSTINA, Olandina Della; SCHWEIKART, Juliana Freitag (org.). Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 14., 2016, Sinop. Anais eletrônicos [...]. Sinop: Editora da Unemat, 2017. Disponível em: http://www.conaell.com.br/fotos_downloads/39.pdf. Acesso em: 29 nov. 2018.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROXO, Luciana; BARBOSA, Júlio César. Letramentos e multiletramentos: novas práticas de leitura e escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; SILVA, Albina Pereira Pinho. Formação e práticas docentes da área de linguagens do ensino público estadual das regiões norte e noroeste mato-grossenses. In: SILVA, Albina Pereira Pinho; SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; PHILLIPSEN, Neusa Inês (org.). Formação, docência e práticas pedagógicas em linguagens: diferentes contextos em diálogos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; SOBRINHO, Genivaldo Rodrigues (org.). Multiletramentos: articulações para/no ensino da leitura e da escrita. Cáceres: UNEMAT, 2015.
SANTOS, Leandra Ines Seganfredo. Depoimento [29 ago. 2018]. Entrevistadora: Sirlei de Melo Milani. Sinop – MT.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Letras Norte@mentos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais