CONCEIÇÃO EVARISTO E O CONCEITO DE ESCREVIVÊNCIA: ELEMENTOS PARA UMA UNIDADE DISJUNTIVA DA LITERATURA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.11134Palavras-chave:
escrevivência, corpo negro, espacialidade, espaços alternativosResumo
A unidade da literatura brasileira é frequentemente posta em questão. Luís Bueno afirma que as desigualdades evidentes, no Brasil, provocam experiências distintas de pertencimento e demandas específicas do fazer literário. O conceito de “disjunção” resume tais ambiguidades. Propomos uma análise literária do conto “Maria”, de Conceição Evaristo. O objetivo principal é aprofundar as noções de “disjunção” e de “escrevivência”, na literatura brasileira, através do diálogo com outro dois autores: Frantz Fanon e Sueli Carneiro. A leitura disjuntiva não pretende anular a ideia de unidade, mas extrair das especificidades brasileiras o potencial de uma literatura própria, assimilando suas desigualdades estruturais.
Downloads
Referências
BUENO, Luís. Literatura brasileira e disjunção: cegueira social em “Evolução” de Machado de Assis. Machado de Assis em linha. São Paulo, v. 12, n. 28, p.13-24, dezembro 2019.
BUENO, Luís. Disjunção e isolamento: ensaio de história literária. Curitiba, 2021. Tese (titularidade) – UFPR.
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo da racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. São Paulo: Zahar, 2023.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016, p. 39-42
EVARISTO, Conceição. Conceição Evaristo| Escrevivência. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QXopKuvxevY
EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, C.L; NUNES, I.R. (orgs.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020, p.26-47.
FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Disponível em https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33195.
QUEIROZ, Ivo. Africanidades e democracia. Curitiba: IESDE BRASIL S/A, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais