Edições anteriores

  • DOSSIÊ TEMÁTICO 2024/2: Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira
    v. 17 n. 50 (2024)

    DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: OLHARES PARA OS ESTUDOS DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

    O volume 17, número 50, da Revista de Letras Norte@mentos, apresenta o Dossiê Temático “Formação de Professores/as e Ensino-Aprendizagem de Línguas: olhares para os estudos da diversidade linguística da Amazônia Brasileira”, organizado pelas professoras Dra. Albina Pereira de Pinho (UNEMAT), Dra. Queila Barbosa Lopes (UFAC), Dra. Luana Ferreira Rodrigues (UFAM) e professor Dr. Luís Henrique Serra (UFMA). Consoante os estudos linguísticos produzidos em universo amazônico brasileiro, esta chamada reuniu pesquisas de linguistas, linguistas aplicados e perspectivas teóricas distintas, que atuem e cujos trabalhos tenham como ambiente a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas na Amazônia brasileira. A principal finalidade dessa proposição consiste em reunir diferentes visões da própria Amazônia Legal sobre ela mesma. É a própria Amazônia olhando suas questões linguísticas, educacionais e culturais e recebendo contribuições de fora para que, em uma soma de olhares, possa-se entender melhor essa diversidade. A escolha da Amazônia como centralidade deste Dossiê Temático é estratégica. A região é reconhecida por sua rica diversidade cultural e linguística, com a presença de povos indígenas, comunidades tradicionais e migrantes de diversas origens, que compartilham espaços com cidades e culturas cosmopolitas e pungentes, formando um caleidoscópio de culturas e modos de vida que se refletem na língua e no ensino. Essa diversidade representa um desafio, mas também uma grande oportunidade para a educação, a pesquisa e a construção de sociedades mais justas e inclusivas. Este Dossiê Temático oferece onze artigos que compartilham resultados de pesquisas e experiências pedagógicas desenvolvidas por diversos pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do país, a partir de diferentes enfoques teórico- metodológicos, possibilitando acompanhar um pouco da complexidade das relações compreendidas nesse espaço territorial e nos estudos realizados sobre a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas nesta região.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 17 n. 49 (2024)

    Esta é a terceira edição de 2024 da Revista de Letras Norte@mentos, v. 17, nº 49, consolidando a periodicidade deste periódico. Para alcançar esse feito, a Revista contou com a colaboração de vários autores. Este volume é direcionado aos Estudos Linguísticos e foi coordenado pela Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen.
    O número conta com dez artigos científicos, resultados de estudos teóricos e práticos de pesquisadores de diferentes contextos e de distintas áreas que vertem da Linguística.
    A Revista de Letras Norte@mentos, em nome de sua equipe editorial, agradece aos autores que colaboraram com esta edição. Esperamos que os artigos aqui publicados sejam inspiração para discussões profícuas e de inspiração acadêmico-científica para todos. Outrossim, desejamos uma ótima leitura e que o trilhar novos caminhos nos estudos linguísticos na contemporaneidade siga amplo e promissor. 

    Editora Científica: “Estudos Linguísticos”.
    Neusa Inês Philippsen

  • Dossiê Temático 2024/1: Acolhimento, discussão e combate do sofrimento psíquico de mulheres em textos narrativos e poéticos das literaturas africanas de língua portuguesa e nas literaturas afro-diaspóricas
    v. 17 n. 48 (2024)

    O volume 17, número 48, da Revista de Letras Norte@mentos, apresenta o Dossiê Temático “Acolhimento, discussão e combate do sofrimento psíquico de mulheres em textos narrativos e poéticos das literaturas africanas de língua portuguesa e nas literaturas afro-diaspóricas”, organizado pelos professores Dr. Jesuino Arvelino Pinto (UNEMAT), Dra Luciana Brandão Leal (UFV) e  Maria Teresa Salgado (UFRJ) .

    A partir de estudos sobre a mulher e da literatura produzida por mulheres africanas e afro-diaspóricas, esta chamada acolheu artigos, ensaios e entrevistas desenvolvidos campo das literaturas africanas de língua portuguesa e afro-brasileira, com destaque para obras cujas temáticas revelam o sofrimento psíquico feminino, tanto em manifestações de textos narrativos e/ou poéticos. Acolhemos, também, textos cujos discursos privilegiam outros movimentos emancipatórios protagonizados por mulheres contra diversos mecanismos de opressão.

    Os estudos de textos literários – tanto na poesia quanto na prosa – escritos nos espaços de língua portuguesa contribuem para denunciar, desconstruir e reconfigurar o lugar subalterno e de sofrimento imposto a mulheres, sobretudo quando se trata de vozes de países que foram colonizados, como Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Brasil.

    No contrafluxo dos traumas e das assimetrias de poderes, cada vez mais se torna visível, na cena do debate público e da circulação das produções artístico-verbais, a agência do movimento em rede protagonizado por mulheres, em especial por mulheres negras, em suas pluralidades, que articulam variáveis de gênero, raça e classe, na esteira do proposto por Angela Davis e bell hooks. Elencamos tais pensadoras/es apenas como um ponto de partida para a discussão, uma vez que acreditamos que o sofrimento das mulheres negras se desenvolve, muitas vezes, na esteira do racismo. Nosso objetivo, contudo, é ampliar, tanto quanto possível, a discussão sobre como a escrita literária de autoria feminina vem promovendo reflexões sobre o adoecimento psíquico e suas complexidades na contemporaneidade.

    Articulando questões que abarcam problemáticas sobre território, corpo, poder, abre-se espaço para debates que abordam a escrita literária como criação performática, práxis de cidadania e ação política. O corpo e a voz protagonista da mulher, encenados em suas produções artísticas, problematizam e iluminam estratégias de subversão de antigas estruturas de poder arraigadas em diferentes sociedades ao longo do tempo, no continente africano, no Brasil e em outros territórios da diáspora. Destacam-se, assim, os saberes produzidos por escritoras-intelectuais, cujas obras e engajamento, na cena pública da circulação de ideias, também contribuem para a construção de um contra olhar sobre a teoria social produzida e reconhecida pelos centros hegemônicos, a exemplo do trabalho teórico produzido por intelectuais afro-diaspóricas, como Sueli Carneiro, Lelia González, Beatriz Nascimento, Neusa Santos Souza, Jurema Werneck, Dina Salústio, Conceição Lima e tantas outras.

    Este Dossiê oferece à leitura quatorze artigos e uma resenha, que contemplam estudos e pesquisas de obras das literaturas nacional e estrangeira, de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do país, apresentando enfoques de diferentes gêneros literários, sob a perspectiva teórica e crítica da literatura e do comparatismo.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 17 n. 47 (2024)

    O volume 17, número 47, da Revista de Letras Norte@mentos, dedicado aos Estudos Literários com temática livre, coordenado pelo Prof. Dr. Jesuino Arvelino Pinto, oferece à leitura 34 artigos que contemplam estudos e pesquisas de obras das literaturas nacional e estrangeira, de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior, contemplando enfoques de diferentes gêneros literários, sob a perspectiva teórica e crítica da literatura e do comparatismo. Esse volume se completa com 04 resenhas e 01 entrevista.

  • Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”
    v. 16 n. 46 (2023)

    O Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”, volume 16, Número 46, da Revista de Letras Norte@mentos, reúne estudos que se dedicam ao ensino e ao papel das línguas adicionais sob perspectivas bi/multi e plurilíngues. Foram acolhidos artigos com resultados de pesquisas que compartilham vivências e experiências de práticas pedagógicas sob perspectivas multiculturais e inclusivas em contextos de línguas de fronteiras, ensino de Libras, línguas indígenas, ensino de línguas a comunidades quilombolas e a língua portuguesa como língua de acolhimento a estudantes imigrantes ou refugiados. Os textos refletem perspectivas diversas que apontam para as várias possibilidades de ensino de línguas em nosso país considerando as dimensões educativas que emergem dos contextos nos quais as experiências relatadas foram desenvolvidas.

  • Estudos Linguísticos
    v. 16 n. 45 (2023)

    Nesta edição, Volume 16 e Nº 45, a Revista de Letras Norte@mentos oferece à comunidade científica das áreas de Estudos da Linguagem uma excelente oportunidade para conhecer resultados de pesquisas recentes sobre temáticas distintas, que envolvem aportes teóricos igualmente distintos, dentre eles o de cunho etnográfico, a Análise de Discurso (AD) de tradição francesa, a Sociolinguística Variacionista, a Teoria das Representações sociais.Vale destacar que este volume, dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado por mim, Dra. Neusa Inês Philippsen. Nos doze artigos que integram este Número da Revista, destacam-se abordagens sobre realizações na língua espanhola, especialmente sobre os valores temporais e modais, sobre a formação identitário-profissional dos tradutores-intérpretes de Libras/Português, a representação da mulher no discurso publicitário, as práticas de ensinagem a partir da Base Nacional Comum Curricular, a variação culta utilizada no Direito e o impacto no acesso à informação, o alteamento de /o/ tônico, a investigação de discursos com gagueira e fluência nas condições de produção de sujeitos em grupo, os conceitos de internacionalização e internacionalização em casa, colonialidade e políticas linguísticas no ensino de português, dentre outras. 

  • DOSSIÊ: As Escrevivências de Conceição Evaristo: as mulheres negras no centro das narrativas
    v. 16 n. 44 (2023)

    O Dossiê “As ‘escrevivências’ de Conceição Evaristo: as mulheres negras no centro das narrativas”, volume 16, Número 44, da Revista de Letras Norte@mentos, reúne 34 artigos originais e inéditos que tenham como foco estudos relacionados à produção literária de Conceição Evaristo. A autora em questão, após publicar diversas obras em diferentes gêneros literários, conquistou certa notoriedade, recebendo sucessivas homenagens e prêmios, dentre eles o mais importante da Literatura Brasileira: o Jabuti (2019).

    Organizado pelos pesquisadores Dr. Celiomar Porfírio Ramos (UFMT), Dr. Jesuino Arvelino Pinto (UNEMAT), Dra. Marinei Almeida (UNEMAT/UFMT) e Dra. Ana Cláudia Servilha Martins Poleto (Bolsista PDPG/CAPES/UNEMAT), este Dossiê Especial rende um tributo à Conceição Evaristo, ao disponibilizar ao leitores textos científicos que elegem como corpus de pesquisa os romances Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e Canção para ninar menino grande; as narrativas das coletâneas Olhos d’água, Insubmissas lágrimas de mulher e Histórias de leves enganos e parecenças; os poemas publicados na Coleção Vozes da Diáspora Negra e nos Cadernos Negros, além de estudos que contribuem para a crítica da literatura afro-brasileira, constituindo-se como um referencial atualizado para as pesquisas acerca da temática e da autora.

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: “LITERATURA, GÊNERO E RAÇA”
    v. 16 n. 43 (2023)

    O Dossiê Temático “Literatura, Gênero e Raça”, volume 16, Número 43, da Revista de Letras Norte@mentos, se propõe a reunir estudos sobre questões de gênero e raça pelo viés da representação literária. A escritora Carolina Maria de Jesus na narrativa Quarto de despejo: Diário de uma favelada (1968) enfatiza que “quando o homem decidir reformar a sua consciência, o mundo tomará outro roteiro”. Objetivando lançar ao mundo um outro roteiro, o conjunto de pesquisas que compõem o volume da revista estabelecem conexões e reflexões de memórias coletivas, de identidades plurais e fronteiras múltiplas. Contemplando a posição crítica de Antonio Candido, a Literatura é agente humanizadora, nesse sentido, não há lugar maior e melhor para as representações ainda pouco tangíveis a vários olhos nus.

    Organizado pelos pesquisadores Dr. Jesuino Arvelino Pinto (UNEMAT) e Dra. Ana Cláudia Servilha Martins Poleto (Bolsista PDPG/CAPES/UNEMAT), este Dossiê está composto por vinte e um artigos, uma resenha e um texto literário resultantes dos estudos de gênero, raça, colonialismos, pós-colonialismos, identidades, territorialidades, memórias, escritas marginais e pensamento decolonial. Pensadores/as como bell hooks (1992), Homi Bhabha (1998), Gayatri Spivak (2018), Stuart Hall (2008), Djamila Ribeiro (2019), Grada Kilomba (2008), Kabengele Munanga (2006), Lélia Gonzalez (1981), Regina Dalcastagnè (2018) e outros/as contribuem para importantes debates sobre a luta pela pluralidade de cores, corpos, geografias e narrativas na contemporaneidade. É pelo trabalho coletivo, político e humanizado que espaços hegemônicos, racistas, heteronormativos e xenofóbicos serão lançados a um passado que não nos serve mais.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 16 n. 42 (2023)

    A Revista de Letras Norte@mentos, em seu volume 16, número 42, dedicado aos Estudos Literários com temática livre, coordenado pelos Professores Dr. Jesuino Arvelino Pinto e Dra. Ana Cláudia Servilha Martins Poleto, oferece à leitura, artigos que contemplam estudos e pesquisas de obras das literaturas nacional e estrangeira, de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior, contemplando enfoques de diferentes gêneros literários, sob a perspectiva teórica e crítica da literatura e do comparatismo.

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES”
    v. 15 n. 41 (2022)

    O Dossiê Temático “Decolonialidades e Interculturalidades”, volume 15, Número 41, da Revista de Letras Norte@mentos, se propõe a reunir estudos ligados às Humanidades, às Ciências Sociais Aplicadas, às Letras, ao Ensino e à Comunicação Social; com foco em resultados de pesquisas e extensão cujas temáticas e ações se relacionem com a interculturalidade numa perspectiva transversal. Organizado pelos pesquisadores Dr. Jesuino Arvelino Pinto (UNEMAT), Dra. Marinete Luzia Francisca de Souza (UFMT), Dra. Ana Cláudia Servilha Martins Poleto (Bolsista PDPG/CAPES/UNEMAT), Dra. Jociene Carla Bianchini Ferreira (UFMT) e Dra. Bruna Silveira Roncato (UFMT), este Dossiê está composto por dezenove artigos e três resenhas resultantes dos estudos de gênero, territorialidades, indígenas, africanidades e descolonização, comunicação comunitária, popular e cidadã, mídias, Amazônia Continental, América Latina, refugiados,  regionalidades, escritas marginais, educomunicacão, movimentos sociais, direitos humanos,   adaptações de obras literárias para outras mídias  (e campos afins) sempre relacionados ao que Boaventura de Sousa Santos nomeia um novo paradigma,  o pós-colonialidade ou  o pensamento decolonial  de pensadores como Walter Mignolo (1997), Aníbal Quijano (2008), Dussel (2000), Grosfoguel (2016), Abdala (2002) e outros.

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: ONOMÁSTICA
    v. 15 n. 40 (2022)

    O volume 15, edição N. 40, da Revista de Letras Norte@mentos, dedicado aos estudos linguísticos da área da Onomástica. O principal objetivo desta edição é oportunizar espaço para a publicação de estudos onomásticos no contexto brasileiro e abrir caminhos para investigações vindouras. Acreditamos que esse propósito foi alcançado com êxito.Essa edição da revista reúne artigos que tratam de diferentes aspectos dos estudos de nomes próprios de lugares e de nomes próprios de pessoas e conta com a contribuição de 7 trabalhos dos quais 6 são estudos sobre nomes de lugares, ou seja, estão na área da Toponomástica e apenas 1 sobre nomes de pessoas, no domínio daAntroponomástica.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 15 n. 39 (2022)

    O volume 15, edição N. 39, da Revista de Letras Norte@mentos tem sua atenção focada nos estudos linguísticos, oportunizando-nos a transitar em temas e aportes teórico- metodológicos distintos, que contemplam a Geolinguística pluridimensional e relacional, a perspectiva dialógica do discurso, o uso do aplicativo Cartoon Story Maker nas aulas de Inglês, atitudes linguísticas, a discursivização do negro, a formação docente e a importância dos jogos no ensino de Inglês para crianças, estudos do Interacionismo Sociodiscursivo, multimodalidade e ensino de Língua Portuguesa, Análise de Discurso de linha francesa, o funcionamento do aparelho ideológico escolar e o ensino de História no combate ao preconceito racial.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 15 n. 38 (2022)

    O Volume 15, Número 38, da Revista de Letras Norte@mentos é dedicado aos Estudos Literários com temática livre, coordenado pelo Prof. Dr. Jesuino Arvelino Pinto. Oferecemos à leitura artigos que contemplam estudos e pesquisas de obras das literaturas nacional e estrangeira, de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior nacionais e internacional (Universidade do Minho), contemplando enfoques de diferentes gêneros literários, sob a perspectiva teórica e crítica da literatura e do comparatismo.

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: LÍNGUAS MINORITÁRIAS NO BRASIL
    v. 14 n. 37 (2021)

    O volume 14, n. 37, da Revista de Letras Norte@mentos, intitulado “Línguas Minoritárias no Brasil” dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado por quatro professores, nomeadamente, Profa. Dra. Grasiela Veloso dos Santos Heidmann (UFMT/Seduc MT, Sinop), Prof. Dr. Fernando Hélio Tavares de Barros (UNEMAT, Sinop), Prof. Dr. Cléo Vilson Altenhofen (UFRGS, Porto Alegre) e Profa. Dra. Carolin Patzelt (Universität Bremen, Alemanha). A edição se concentrou a reunir trabalhos que tratassem das línguas minoritárias no contexto brasileiro. Esse contexto é pleno de diversidade e representa, historicamente, uma extensa área situada entre os limites da América portuguesa e espanhola que, antes da chegada dos europeus, era habitada por inúmeros povos originários. Esse imenso espaço geográfico, chamado por muitos linguistas de România Nova, é hoje um mosaico de contatos linguísticos. Esse mosaico tem o português como principal língua de contato, isso pelo fato dela ter sido, paulatinamente, assentada e posta num statusde língua oficial.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 14 n. 36 (2021)

    O Volume 14, Nº 36, da Revista de Letras Norte@mentos, dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado pela Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen,e apresenta trabalhos com abordagens distintas de temáticas relacionadas aos Estudos de Linguagem, que agregam conhecimento a toda comunidade científica e trazem assuntos atuais a partir de diferentes projetos e enfoques que refletem sobre a língua. Dentre os aportes teóricos utilizados pelos autores desta edição, destacam-se, em especial, vieses apreendidos da Análise de Discurso, da Semântica da Enunciação, do dialogismo bakhtiniano e do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT).

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 14 n. 35 (2021)

    A Revista de Letras Norte@mentos apresenta o Volume14, Número 35, dedicado aos Estudos Literários com temática livre, coordenado pelo Prof. Dr. Jesuino Arvelino Pinto. Oferecemos à leitura artigos que contemplam estudose pesquisas de obras das literaturas nacional e estrangeira, de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior nacionais e internacional, contemplando enfoques de diferentes gêneros literários, sob a perspectiva teórica e crítica da literatura e do comparatismo.

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: TEMAS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA LITERATURA NO SÉCULO XXI
    v. 13 n. 34 (2020)

    O volume 13, número 34 da Revista Norte@mentos apresenta o Dossiê intitulado “Temas, Tendências e Perspectivas da Literatura no século XXI”. Esse Dossiê foi gestado no período pandêmico de 2020 e tem como objetivo disponibilizar estudos realizados porpesquisadores de diferentes Grupos de Pesquisa em Literatura no Brasil, com enfoques e temáticas distintas que se debruçaram neste período tão particular da nossa História para nos apresentar suas pesquisas, suas bases teóricas, críticas e arcabouços teóricos para as mais diversas análises aqui enunciadas, bem como, os resultados preliminares ou finais de suas pesquisas.

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: PARA A DÉCADA DAS LÍNGUAS INDÍGENAS
    v. 13 n. 33 (2020)

    É com grande satisfação que a Revista de Letras Norte@mentos apresenta o Dossiê "Para a década das línguas indígenas", coordenado pela Profa. Dra. Zoraide dos Anjos (UFRR) e pelo Prof. Dr. Angel Corbera Mori (Unicamp). Essa compilação teve como motivação as demandas levantadas durante a reunião coordenada pela parceria UNESCO-Governo do México em 2019, que dentre seus objetivos destaca-se “realizar a conscientização sobre a importância das línguas indígenas, sua diversidade linguística e multilinguismo”. Sendo assim, os nove artigos aqui reunidos contemplam trabalhos desenvolvidos por pesquisadoras e pesquisadores dedicados à descrição, à análise e à documentação de línguas ameríndias brasileiras.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 13 n. 32 (2020)

    É com grande satisfação que a Revista de Letras Norte@mentos apresenta este Volume, 13, Número 32, dedicado aos Estudos Linguísticos, que foi coordenado pela Profa. Dr. Neusa Inês Philippsen. Os resultados aqui compilados são de pesquisas recentes de estudiosos e pesquisadores de distintas áreas de Estudos da Linguagem, sobre temáticas igualmente distintas e que envolvem diferentes aportes teóricos, dentre eles destacam-se os que abordam sobre: a Linguística Sistêmico-funcional, a Análise do Discurso de linha francesa, a Análise do Discurso materialista histórico, a Interculturalidade, a Libras, a Terminologia e a Terminografia, a Sociolinguística Quantitativa Laboviana, a Linguística Aplicada, a Educação Inclusiva, a História das Ideias Linguísticas, a Semântica do Acontecimento e a Educação de Jovens e Adultos.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 13 n. 31 (2020)

    No Volume 13, N. 31, a Revista de Letras Norte@mentos traz uma edição de temática livre, oferecemos à leitura artigos que contemplam estudos de obras da literatura nacional e estrangeira, perpassando análises de diferentes gêneros, sob a perspectiva da crítica literária e comparada.

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS LINGUÍSTICOS EM FOCO
    v. 12 n. 30 (2019)

    Em sua 30ª edição, a Revista de Letras Norte@mentos (v. 12, n. 30, 2019) traz como centralidade o Dossiê Temático “Estudos Linguísticos em Foco”, que, por sua vez, tem como organizadores Helenice Joviano Roque-Faria, Kleber Aparecido da Silva e Marieta Prata de Lima Dias. Os trabalhos aqui reunidos – vindos de diferentes partes do Brasil -, possibilita-nos acessar diferentes estudos científicos realizados no bojo da língua(gem), a partir do esteio teórico-metodológico Análise do Discurso e da Linguística Aplicada. Essa perspectiva permite observar os fenômenos da linguagem com suporte de diferentes ângulos e/ou lentes investigativas. Em síntese, os 10 (dez) artigos que formalizam a composição deste dossiê representam o esforço coletivo de partilhar junto à comunidade acadêmico-científico pesquisas discursivas e/ou aplicadas realizadas no campo epistemológico da Análise do Discurso e da Linguística Aplicada (Crítica), e trazem implicações para o ensino e para a formação de professores de Língua Portuguesa. Acreditamos também que o referido trabalho possa ser uma mola propulsora de incentivo para outros pesquisadoresda área da língua(gem) a empreender iniciativas deste porte em seus lócus científico-educacional. 

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 12 n. 29 (2019)

    Neste volume12, a Revista de Letras Norte@mentos, em sua 29ª edição, coordenada pela Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen, oferece à comunidade científica uma excelente oportunidade para conhecer resultados de pesquisas recentes sobre Estudos Linguísticos de distintas áreas do saber, tais como sobre a Terminologia, a Linguística Sistêmico-Funcional, o Funcionalismo Linguístico, a Teoria das Estruturas Retóricas (RST), a Sociolinguística Variacionista, a VisoGrafia e a Linguística Aplicada.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 12 n. 28 (2019)

    Na 28ª edição da Revista de Letras Norte@mentos, reunimos artigos de diferentes IES do país, resultados de pesquisas na área das literaturas brasileira, comparada e crítica literária.

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO
    v. 11 n. 27 (2018)

    Em sua vigésima sétima edição, a Revista de Letras Norte@mentos (v.11, n.27, out. 2018) traz como centralidade o Dossiê Temático “Formação de Professores e Ensino”, que, por sua vez, tem como organizadores Albina Pereira de Pinho Silva e Ruberval Franco Maciel. O presente dossiê possibilita-nos acessar diferentes estudos na área da Linguística Aplicada, com ênfase em formação de professores de línguas e muitas outras temáticas que traduzem os desdobramentos da formação docente e suas múltiplas ações que abarcam os estudos da língua e linguagem e suas mais distintas manifestações de usos nos mais variados contextos sociais.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 11 n. 26 (2018)

    A 26ª edição, em seu volume 11, da Revista de Letras Norte@mentos, tem sua atenção voltada aos Estudos Linguísticos oportunizando-nos a transitar em distintos temas que contemplam diferentes áreas, com destaque a abordagens gramaticais e estudos sobre línguas e linguagens. Nesse contexto, são trazidos resultados analíticos apreendidos em variados gêneros e aportes, que abarcam desde o livro didático e manual de revisão até suportes digitais.

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