v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO: “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES”

					Visualizar v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO:  “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES”

O Dossiê Temático “Decolonialidades e Interculturalidades”, volume 15, Número 41, da Revista de Letras Norte@mentos, se propõe a reunir estudos ligados às Humanidades, às Ciências Sociais Aplicadas, às Letras, ao Ensino e à Comunicação Social; com foco em resultados de pesquisas e extensão cujas temáticas e ações se relacionem com a interculturalidade numa perspectiva transversal. Organizado pelos pesquisadores Dr. Jesuino Arvelino Pinto (UNEMAT), Dra. Marinete Luzia Francisca de Souza (UFMT), Dra. Ana Cláudia Servilha Martins Poleto (Bolsista PDPG/CAPES/UNEMAT), Dra. Jociene Carla Bianchini Ferreira (UFMT) e Dra. Bruna Silveira Roncato (UFMT), este Dossiê está composto por dezenove artigos e três resenhas resultantes dos estudos de gênero, territorialidades, indígenas, africanidades e descolonização, comunicação comunitária, popular e cidadã, mídias, Amazônia Continental, América Latina, refugiados,  regionalidades, escritas marginais, educomunicacão, movimentos sociais, direitos humanos,   adaptações de obras literárias para outras mídias  (e campos afins) sempre relacionados ao que Boaventura de Sousa Santos nomeia um novo paradigma,  o pós-colonialidade ou  o pensamento decolonial  de pensadores como Walter Mignolo (1997), Aníbal Quijano (2008), Dussel (2000), Grosfoguel (2016), Abdala (2002) e outros.

Publicado: 19/12/2022

Editorial

  • Expediente

    Jesuino Arvelino Pinto

    Visualizações: 3
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10632
  • Apresentação

    Jesuino Arvelino Pinto, Marinete Luzia Francisca de Souza, Ana Cláudia Servilha Martins Poleto, Jociene Carla Bianchini Ferreira, Bruna Silveira Roncato

    Visualizações: 4
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10633
  • PERSPECTIVAS DO FEMINISMO DECOLONIAL NO ROMANCE AS ALEGRIAS DA MATERNIDADE

    Dr. Rafael Eisinger Guimarães, Rosiana Kist

    Visualizações: 14
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10603
  • “SHE IS GOING TO GUINEA”: SUBVERSÃO E AGENCIAMENTO EM BREATH, EYES, MEMORY DE EDWIDGE DANTICAT

    Ana Flávia de Morais Faria Oliveira, Divanize Carbonieri

    Visualizações: 9
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10604
  • A MULHER PRETA E SEU AFÃ: UMA LEITURA DECOLONIAL DE “SWEAT”, DE ZORA NEALE HURSTON

    Auricélio Soares Fernandes, Giovane Alves de Souza

    Visualizações: 9
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10605
  • A DECOLONIZAÇÃO DA RELAÇÃO MULHER-CASA EM SO FAR FROM GOD (1993), DE ANA CASTILLO

    Danielly Cristina Pereira Vieira

    Visualizações: 6
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10606
  • PONCIÁ, PRESENTE!: A VOZ DA NEGRITUDE E O RECORTE DA HISTÓRIA SOCIAL DE SEUS ANCESTRAIS

    Rubenil da Silva Oliveira, Luís Fernando Lima Camelo, Jaqueline Cunha Gonçalves

    Visualizações: 5
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10612
  • DECOLONIALIDADE E RESISTÊNCIA FEMININA: UMA ANÁLISE DA OBRA TORTO ARADO

    Douglas Ribeiro de Moura, Denise de Souza Assis, Célia Maria Leal

    Visualizações: 91
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10619
  • REFLEXO CRU (2021), DE MEL DUARTE: A LITERATURA NEGRA BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO POSSÍVEL PARA UMA ABORDAGEM PSICOTERAPÊUTICA DECOLONIAL

    Wesley Henrique Alves da Rocha

    Visualizações: 18
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10607
  • “DE QUANTAS VERDADES SE FAZ UMA MENTIRA?” A DES)(RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E O MULTICULTURALISMO EM AS MULHERES DO MEU PAI, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA

    Jesuino Arvelino Pinto, Kátia de Oliveira Carvalho, Hiolanda Alves Pacheco

    Visualizações: 19
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10608
  • MEU AVÔ AFRICANO: O CONTO INFANTOJUVENIL AFRO-BRASILEIRO, A PERSPECTIVA DECOLONIAL E ANTIRRACISTA

    Cleiser Schenatto Langaro, Kelly Pfingstag Britez

    Visualizações: 27
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10609
  • CULTURA POPULAR E REPERTÓRIOS NARRATIVOS: MITOS, LENDAS E CONTOS

    Shirlene Rohr de Souza, Tatiane Cristine Barbosa Gomes de Lima, Tatiane Gomes da Silva

    Visualizações: 16
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10610
  • PARA LER, RELER E DESLER CAMÕES: UMA LEITURA DECOLONIAL DO CONTO “ESTRANHOS PÁSSAROS DE ASAS ABERTAS” (2003), DE PEPETELA

    Silvio Ruiz Paradiso, Silvana Carvalho da Fonseca, Elivelton dos Santos Melo

    Visualizações: 21
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10611
  • DE “ROSTINHO LINDO” A “PUTINHA ESCRAVA”: FALTA, EXCESSO E ESTRANHAMENTO EM CONVERSA DE APLICATIVO DE PEGAÇÃO

    Ricardo Oliveira de Freitas, Bruno Pacheco

    Visualizações: 56
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10620
  • “TODA MULHER É MÃE”: REFLEXÕES DECOLONIAIS A PARTIR DE UMA MATÉRIA JORNALÍSTICA DO FINAL DOS ANOS 90

    Jirlany Marreiro da Costa Bezerra, Lisânia Ghisi Gomes

    Visualizações: 9
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10621
  • ENTRE A IDENTIFICAÇÃO E A DESIDENTIFICAÇÃO DO SUJEITO NO GÊNERO NOTÍCIA POLICIAL

    Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Érika Milena Pimenta Caetano

    Visualizações: 12
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10622
  • A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO

    Silvana Malusá Baraúna, Igor Aparecido Dallaqua Pedrini; Cinthia Faria Junqueira

    Visualizações: 13
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10624
  • ESPANHOL COMO LÍNGUA DE HERANÇA: DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS SOB UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL

    Sanimar Busse, Quézia Cavalheiro Mingorance Ramos

    Visualizações: 8
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10628
  • SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA

    Yandra de Oliveira Firmo

    Visualizações: 6
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10626
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO, AUDIOVISUAL E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO DE ESTUDANTES NO DISTRITO DO VALE DOS SONHOS - BARRA DO GARÇAS - MT

    Gilson Moraes da Costa, Maurício da Silva Guedes, Luiza Gabriella da Silva Reis

    Visualizações: 12
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10627
  • A EXTENSÃO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA/UFMT COM OS PROJETOS “GRUPO ABRACADABRA: CONTADORES DE HISTÓRIAS” E “GRUPO DE TEATRO FAZENDO ARTES” – OS SUPORTES TEÓRICO E PRÁTICO NO ENTRELAÇAMENTO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

    Adam Luiz Claudino de Brito, Maria Claudino da Silva

    Visualizações: 5
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10625

Resenhas

  • RECENSIONE MADDALENA E LE ATRE

    Carmelina Chiara Canta

    Visualizações: 3
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10629
  • PALAVRA UNGIDA, DE PEDRO CASALDÁLIGA

    Tereza Ramos de Carvalho

    Visualizações: 4
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10630
  • O VERBO POÉTICO DE PEDRO CASALDÁLIGA: PARIDO NO TURBILHÃO SOCIAL E NA SOLIDÃO ESPIRITUAL

    Jorge Arlan de Oliveira Pereira, Marinete Luzia Francisca de Souza, Valéria Oliveira Vasconcelos

    Visualizações: 9
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10631