v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO: “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES”

					Visualizar v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO:  “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES”

O Dossiê Temático “Decolonialidades e Interculturalidades”, volume 15, Número 41, da Revista de Letras Norte@mentos, se propõe a reunir estudos ligados às Humanidades, às Ciências Sociais Aplicadas, às Letras, ao Ensino e à Comunicação Social; com foco em resultados de pesquisas e extensão cujas temáticas e ações se relacionem com a interculturalidade numa perspectiva transversal. Organizado pelos pesquisadores Dr. Jesuino Arvelino Pinto (UNEMAT), Dra. Marinete Luzia Francisca de Souza (UFMT), Dra. Ana Cláudia Servilha Martins Poleto (Bolsista PDPG/CAPES/UNEMAT), Dra. Jociene Carla Bianchini Ferreira (UFMT) e Dra. Bruna Silveira Roncato (UFMT), este Dossiê está composto por dezenove artigos e três resenhas resultantes dos estudos de gênero, territorialidades, indígenas, africanidades e descolonização, comunicação comunitária, popular e cidadã, mídias, Amazônia Continental, América Latina, refugiados,  regionalidades, escritas marginais, educomunicacão, movimentos sociais, direitos humanos,   adaptações de obras literárias para outras mídias  (e campos afins) sempre relacionados ao que Boaventura de Sousa Santos nomeia um novo paradigma,  o pós-colonialidade ou  o pensamento decolonial  de pensadores como Walter Mignolo (1997), Aníbal Quijano (2008), Dussel (2000), Grosfoguel (2016), Abdala (2002) e outros.

Publicado: 19/12/2022

Editorial

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10632
    Jesuino Arvelino Pinto
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10633
    Jesuino Arvelino Pinto, Marinete Luzia Francisca de Souza, Ana Cláudia Servilha Martins Poleto, Jociene Carla Bianchini Ferreira, Bruna Silveira Roncato

Resenhas

  • RECENSIONE MADDALENA E LE ATRE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10629
    Carmelina Chiara Canta
  • PALAVRA UNGIDA, DE PEDRO CASALDÁLIGA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10630
    Tereza Ramos de Carvalho
  • O VERBO POÉTICO DE PEDRO CASALDÁLIGA: PARIDO NO TURBILHÃO SOCIAL E NA SOLIDÃO ESPIRITUAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10631
    Jorge Arlan de Oliveira Pereira, Marinete Luzia Francisca de Souza, Valéria Oliveira Vasconcelos
  • PERSPECTIVAS DO FEMINISMO DECOLONIAL NO ROMANCE AS ALEGRIAS DA MATERNIDADE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10603
    Dr. Rafael Eisinger Guimarães, Rosiana Kist
  • “SHE IS GOING TO GUINEA”: SUBVERSÃO E AGENCIAMENTO EM BREATH, EYES, MEMORY DE EDWIDGE DANTICAT

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10604
    Ana Flávia de Morais Faria Oliveira, Divanize Carbonieri
  • A MULHER PRETA E SEU AFÃ: UMA LEITURA DECOLONIAL DE “SWEAT”, DE ZORA NEALE HURSTON

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10605
    Auricélio Soares Fernandes, Giovane Alves de Souza
  • A DECOLONIZAÇÃO DA RELAÇÃO MULHER-CASA EM SO FAR FROM GOD (1993), DE ANA CASTILLO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10606
    Danielly Cristina Pereira Vieira
  • PONCIÁ, PRESENTE!: A VOZ DA NEGRITUDE E O RECORTE DA HISTÓRIA SOCIAL DE SEUS ANCESTRAIS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10612
    Rubenil da Silva Oliveira, Luís Fernando Lima Camelo, Jaqueline Cunha Gonçalves
  • DECOLONIALIDADE E RESISTÊNCIA FEMININA: UMA ANÁLISE DA OBRA TORTO ARADO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10619
    Douglas Ribeiro de Moura, Denise de Souza Assis, Célia Maria Leal
  • REFLEXO CRU (2021), DE MEL DUARTE: A LITERATURA NEGRA BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO POSSÍVEL PARA UMA ABORDAGEM PSICOTERAPÊUTICA DECOLONIAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10607
    Wesley Henrique Alves da Rocha
  • “DE QUANTAS VERDADES SE FAZ UMA MENTIRA?” A DES)(RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E O MULTICULTURALISMO EM AS MULHERES DO MEU PAI, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10608
    Jesuino Arvelino Pinto, Kátia de Oliveira Carvalho, Hiolanda Alves Pacheco
  • MEU AVÔ AFRICANO: O CONTO INFANTOJUVENIL AFRO-BRASILEIRO, A PERSPECTIVA DECOLONIAL E ANTIRRACISTA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10609
    Cleiser Schenatto Langaro, Kelly Pfingstag Britez
  • CULTURA POPULAR E REPERTÓRIOS NARRATIVOS: MITOS, LENDAS E CONTOS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10610
    Shirlene Rohr de Souza, Tatiane Cristine Barbosa Gomes de Lima, Tatiane Gomes da Silva
  • PARA LER, RELER E DESLER CAMÕES: UMA LEITURA DECOLONIAL DO CONTO “ESTRANHOS PÁSSAROS DE ASAS ABERTAS” (2003), DE PEPETELA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10611
    Silvio Ruiz Paradiso, Silvana Carvalho da Fonseca, Elivelton dos Santos Melo
  • DE “ROSTINHO LINDO” A “PUTINHA ESCRAVA”: FALTA, EXCESSO E ESTRANHAMENTO EM CONVERSA DE APLICATIVO DE PEGAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10620
    Ricardo Oliveira de Freitas, Bruno Pacheco
  • “TODA MULHER É MÃE”: REFLEXÕES DECOLONIAIS A PARTIR DE UMA MATÉRIA JORNALÍSTICA DO FINAL DOS ANOS 90

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10621
    Jirlany Marreiro da Costa Bezerra, Lisânia Ghisi Gomes
  • ENTRE A IDENTIFICAÇÃO E A DESIDENTIFICAÇÃO DO SUJEITO NO GÊNERO NOTÍCIA POLICIAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10622
    Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Érika Milena Pimenta Caetano
  • A EDUCOMUNICAÇÃO NA ÓTICA PEDAGÓGICA: IMERSÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10624
    Silvana Malusá Baraúna, Igor Aparecido Dallaqua Pedrini; Cinthia Faria Junqueira
  • ESPANHOL COMO LÍNGUA DE HERANÇA: DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS SOB UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10628
    Sanimar Busse, Quézia Cavalheiro Mingorance Ramos
  • SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10626
    Yandra de Oliveira Firmo
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO, AUDIOVISUAL E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO DE ESTUDANTES NO DISTRITO DO VALE DOS SONHOS - BARRA DO GARÇAS - MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10627
    Gilson Moraes da Costa, Maurício da Silva Guedes, Luiza Gabriella da Silva Reis
  • A EXTENSÃO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA/UFMT COM OS PROJETOS “GRUPO ABRACADABRA: CONTADORES DE HISTÓRIAS” E “GRUPO DE TEATRO FAZENDO ARTES” – OS SUPORTES TEÓRICO E PRÁTICO NO ENTRELAÇAMENTO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10625
    Adam Luiz Claudino de Brito, Maria Claudino da Silva