BRINCANDO DE PAR MÍNIMO NA LIBRAS:
CONSTRUÇÃO DE UM JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DESSA LÍNGUA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13585Palavras-chave:
Par mínimo, Libras, Jogo pedagógico, Ensino.Resumo
Este artigo se refere à construção de um jogo sobre o fenômeno linguístico "par mínimo" na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudo dos pares mínimos nasce no campo da fonologia e auxilia na identificação do traço distintivo de cada fonema, que são unidades ou subunidades mínimas carentes de significado (Callou e Leite, 1994). Ciente de que são esses traços distintivos que organizam os sistemas fonológicos de uma língua, identificamos escassez de material didático que auxilie o professor de Libras no ensino desse sistema linguístico. Frente a essa carência, esse estudo buscou descrever o processo de elaboração de um jogo pedagógico sobre os pares mínimos da Libras, contribuindo na estimulação do reconhecimento dos contrastes mínimos dos sinais aos aprendizes da língua. Utilizamos como corpus para construção do jogo 25 pares de sinais coletados em dicionários e em vídeos em Libras disponíveis no YouTube. Para realizarmos a análise dos traços distintivos nos subsidiamos nas leituras de Ferreira (2010); Callou e Leite (1994); Mori (2012) e outros que nos possibilitaram um olhar mais profícuo ao sinal da Libras. Posterior a construção, o jogo foi aplicado a um grupo de alunos do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde se pode verificar que o recurso didático utilizado contribui para melhor desempenho na aquisição da Libras e na identificação das unidades mínimas do sinal.
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