BRINCANDO DE PAR MÍNIMO NA LIBRAS:

CONSTRUÇÃO DE UM JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DESSA LÍNGUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13585

Palavras-chave:

Par mínimo, Libras, Jogo pedagógico, Ensino.

Resumo

Este artigo se refere à construção de um jogo sobre o fenômeno linguístico "par mínimo" na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudo dos pares mínimos nasce no campo da fonologia e auxilia na identificação do traço distintivo de cada fonema, que são unidades ou subunidades mínimas carentes de significado (Callou e Leite, 1994). Ciente de que são esses traços distintivos que organizam os sistemas fonológicos de uma língua, identificamos escassez de material didático que auxilie o professor de Libras no ensino desse sistema linguístico. Frente a essa carência, esse estudo buscou descrever o processo de elaboração de um jogo pedagógico sobre os pares mínimos da Libras, contribuindo na estimulação do reconhecimento dos contrastes mínimos dos sinais aos aprendizes da língua. Utilizamos como corpus para construção do jogo 25 pares de sinais coletados em dicionários e em vídeos em Libras disponíveis no YouTube. Para realizarmos a análise dos traços distintivos nos subsidiamos nas leituras de Ferreira (2010); Callou e Leite (1994); Mori (2012) e outros que nos possibilitaram um olhar mais profícuo ao sinal da Libras. Posterior a construção, o jogo foi aplicado a um grupo de alunos do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde se pode verificar que o recurso didático utilizado contribui para melhor desempenho na aquisição da Libras e na identificação das unidades mínimas do sinal.

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Biografia do Autor

  • Emmannuelle Félix dos Santos, UFRB

    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Especial pela Faculdade em Tecnologia e Ciências (FTC). Graduada em Pedagogia (UESB) e em Letras Libras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Certificada pelo Prolibras em Proficiência no Uso e Ensino da Libras (UFSC/MEC/INEP). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordena o grupo de pesquisa Análise e Aprendizagem da Língua de Sinais (AnALiSi) da UFRB-CNPq e e é membro do Grupo de Pesquisa da Estruturas Gramaticais e de Aquisição da Linguagem (GPEGAL) vinculado ao Centro de Estudo de Linguística (CPELin) da UESB. Tem experiência docente na Educação Básica; em Classe Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa), ensino de Português como Segunda Língua e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Possui trajetória no Ensino Superior desde 2007, lecionando, especificamente, na área de Educação Especial, Libras, Ensino e Aprendizagem, Estágio e Estudos Linguísticos da Libras. 

  • Cássia Regina Souza Moura, UFRB

    Licenciada em Letras Libras pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área em Letras em ênfase em Libras. 

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Publicado

12/09/2025

Edição

Seção

Artigos Estudos Linguísticos

Como Citar

Félix dos Santos, E., & Souza Moura, C. R. . (2025). BRINCANDO DE PAR MÍNIMO NA LIBRAS:: CONSTRUÇÃO DE UM JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DESSA LÍNGUA. Revista De Letras Norte@mentos, 18(54), 86-106. https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13585