FLEXÃO DE VERBOS IRREGULARES POR APRENDENTES DO PORTUGUÊS EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Carlito António Companhia Universidade Eduardo Mondlane - UEM

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7404

Resumo

O presente artigo tem como objectivo descrever a competência linguística dos aprendentes do portuguêsem Moçambique no domínio da flexão de verbos irregulares no presente e imperfeito do conjuntivo. Aamostra é constituída por 60 alunos da 7a classe das zonas urbana, suburbana e rural. Com vista à recolhade dados, optou-se pela elaboração de um teste de elicitação. Os resultados deste estudo revelam que aflexão de verbos irregulares no presente e imperfeito do conjuntivo constitui uma área complexa para apopulação auscultada, embora o grau de dificuldade varie de zona para zona. As principais dificuldades dosaprendentes dizem respeito ao que parece constituir a sobregeneralização da regra de flexão de verbosirregulares e à tendência para a escolha de diferentes tempos do modo indicativo com particular referênciaao presente em contextos em que deveriam utilizar o conjuntivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlito António Companhia, Universidade Eduardo Mondlane - UEM

Doutor em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane. Professor de língua Portuguesa, Departamento deLínguas, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

Downloads

Publicado

15/10/2018

Como Citar

Companhia, C. A. (2018). FLEXÃO DE VERBOS IRREGULARES POR APRENDENTES DO PORTUGUÊS EM MOÇAMBIQUE. Revista De Letras Norte@mentos, 11(27). https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7404