v. 14 n. 36 (2021): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

					Visualizar v. 14 n. 36 (2021): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

O Volume 14, Nº 36, da Revista de Letras Norte@mentos, dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado pela Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen,e apresenta trabalhos com abordagens distintas de temáticas relacionadas aos Estudos de Linguagem, que agregam conhecimento a toda comunidade científica e trazem assuntos atuais a partir de diferentes projetos e enfoques que refletem sobre a língua. Dentre os aportes teóricos utilizados pelos autores desta edição, destacam-se, em especial, vieses apreendidos da Análise de Discurso, da Semântica da Enunciação, do dialogismo bakhtiniano e do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT).

Publicado: 10/07/2021

Editorial

  • EXPEDIENTE

    Revista de Letras Norteamentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7705
  • APRESENTAÇÃO

    Revista de Letras Norteamentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7706
  • A DAMA DA FLORESTA: ETHOS E CENOGRAFIA EM “UMA COLÔNIA NO BRASIL”

    Ernani Cesar de Freitas, Thais Gaia Schüle
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7701
  • A ESPETACULARIZAÇÃO DA RENÚNCIA DE BENTO XVI: RELAÇÕES DE PODER E A (DES) ORDEM DO DISCURSO

    Éderson Luís Silveira, Wilder Kleber Fernandes de Santana
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7702
  • A IMAGEM DO SUJEITO HOMOSSEXUAL NA IMPRENSA DOS ANOS 1970-1980: O CASO LAMPIÃO DA ESQUINA

    Aguimario Pimentel Silva, José Sebastião de Farias
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7703
  • AS REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM: INDÍCIOS DE AUTORIA?

    Juliana Regina Pretto
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7707
  • DA LEITURA À COMPREENSÃO TEXTUAL: DIAGNÓSTICO, ANÁLISE INTERVENÇÃO EM SIMULADO DA PROVA BRASIL

    Ângela Rita Christofolo de Mello, Márcia A. Moraes Domiciano, Marciana Teixeira de Gois
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7708
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVA SOBRE O DIZER DO PRODUTOR RURAL MATO-GROSSENS

    Débora Pereira Lucas Costa
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7709
  • DISCURSO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE LEITORES DE AUGUSTO CURY

    Luan Talles de Araújo Brito, Demóstenes Dantas Vieira
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7710
  • O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO

    Mírian Lúcia Brandão Mendes, Andréia Catarina Herédia, Nidia Cristina de Lima Moreira
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7711
  • OS NOMES GERAIS [-HUMANO] NO PORTUGUÊS SETECENTISTA DE MINAS GERAIS, BRASIL

    Aléxia Teles Duchowny, Luíza Pereira de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7712
  • SENTIDOS (IN)CORPORADOS: O CORPO COMO DISCURSO

    Valéria de Cássia S. Schwuchow
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7713
  • SUJEITO E IDEOLOGIA EM PÊCHEUX: O QUE REVELAM UMA PUBLICAÇÃO E UM COMENTÁRIO DE JAIR BOLSONARO SOBRE A SAÍDA DO BRASIL DO PACTO MIGRATÓRIO

    Fernanda Deah Chichorro Baldin
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7714
  • “UM NARIZ DE PORQUINHO E UMA MÁSCARA DE LOBO”: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS EM LÍNGUA INGLESA

    André Luís Specht, Lenise Mendes2
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7715

Entrevistas

  • ENTREVISTA COM O PROFESSOR DOUGLAS ALTAMIRO CONSOLO: ensino de línguas, avaliação e formação de professores

    Olandina Della Justina, Leandra Ines Seganfredo Santos, Juliana Freitag Schweikart
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v14i36.7704