Arquivos - Página 2

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 10 n. 21 (2017)

    Esta edição, volume 10, N. 21, apresenta produções científicas na área dos Estudos Literários, englobando pesquisas de literatura comparada e de crítica literária. Desejamos uma excelente leitura a todos e que os estudos aqui apresentados possam colaborar para o desenvolvimento de pesquisas atuais, fomentando as discussões acerca do estudo literário e despertando para novas reflexões na área.

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: INTERFACES SOCIOLINGUÍSTICAS
    v. 9 n. 20 (2016)

    Esta edição temática intitulada "Interfaces Sociolinguísticas", da Revista de Letras Norte@mentos, privilegia os estudos sociolinguísticos, em especial, os que refletem e procuram refratar as muitas inquietações que envolvem o inter-relacionamento constitutivo entre linguagem e sociedade. A linguagem, compreendida como um produto da cultura que é veiculado em distintas comunidades de fala, explica-se, nesses contextos, pelo conjunto de variedades que a constituem, conforme a classe, o sexo, a idade, a profissão, a região do falante etc. Dada essa importância, e, também, por ser a Sociolinguística uma ferramenta essencial no ensino/aprendizagem de língua materna, compreendemos ser necessário lançara elamaior atenção. Surgiu, assim, a ideia deste dossiê temático, que objetiva ampliar e agregar conhecimentos a esta área de estudos da Linguística, e deixar à disposição dos leitores um pouquinho mais sobre o universo de possibilidades de enfoques sociolinguísticos, os quais reiteram que os fatores sociais não andam isolados dos fatores internos da língua.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 9 n. 19 (2016)

    A palavra “olimpíada” refere-se ao "Jogos da antiga Grécia; habitação das divindades gregas", conforme o Dicionário Morfológico da Língua Portuguesa (HECKLER, S. J.; BACK e MASSING.), significando que, além de se tratar de uma atividade lúdica, ocorria em local divino. Assim também o linguista considera seu campo de pesquisa –um local divino –, no qual o jogo de aprender é interessante para todos os jogadores, ou seja, pesquisadores. Esta edição da Revista de Letras Norte@mentos apresenta várias “modalidades” deste tipo de jogo, ocorrido no Olimpo do entrelaçado arvoredo do ato de pesquisar e, tais como os anéis entrelaçados dos cinco continentes terrestres da bandeira olímpica, aqui constam anéis temáticos –ora ocorridos no Olimpo das salas de aulas; ora no Olimpo da tradução interlingual; ora no Olimpo do discurso dos quadrinhos, da mídia, do video clipe e da autoria; ora no restrito Olimpo da estrutura das palavras–sempre integrados.

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: LETRAMENTO LITERÁRIO
    v. 9 n. 18 (2016)

    Tema em voga nas produções científicas da área de Letras, o letramento literário tem ocupado maior espaço nas pesquisas voltadas ao estudo da literatura, o que é revelador da preocupação dos professores-pesquisadores com um assunto de grande importância para a formação crítica de nossos alunos. A Revista de Letras Norte@mentos, do mesmo modo, voltada aos temas que têm impulsionado as pesquisas atuais, traz para esta edição resultado de reflexões teóricas e estudos acerca das ações metodológicas referente aos temas que norteiam o letramento literário. Portanto, estudos que incluem desde a problematização das bibliotecas na formação do leitor a estratégias e práticas de leitura literária, repensadas em contexto regional e de fronteiras.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 9 n. 17 (2016)

    A 9ª edição da Revista de Letras Norte@mentos reúne artigos científicos resultados de pesquisas literárias acerca de obras clássicas e modernas, objetivando a difusão dos estudos na área, sob acoordenação da Profa. Dra. Rosana Rodrigues da Silva.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 8 n. 16 (2015)

    A Revista de Letras Norte@mentos, em sua 16ª edição, coordenada pela Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos, apresenta mais um volume dedicado aos Estudos Linguísticos. A edição está organizada em três partes: a primeira delas traz dezessete artigos e representam estudos e pesquisas realizados em diferentes contextos e instituições do Brasil. A segunda parte apresenta uma entrevista. Por fim, a terceira parte nos brinda com quatro textos literários.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 8 n. 15 (2015)

    Nesta 15ªedição, a Revista de Letras Norte@mentos apresenta artigos que são resultados de pesquisas científicas na área dos Estudos Literários, abrangendo a literatura comparada, com estudos críticos da literatura hispano-americana e da literatura francesa, e reunindo pesquisas acerca da teoria literária e do ensino da literatura, sob diferentes perspectivas teóricas.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 7 n. 13 (2014)

    A 13ª edição, voltada aos Estudos Literários, sob a coordenação da Profa. Dra. Rosana Rodrigues da Silva, fomenta o debate acerca da teoria literária e da literatura comparada, em âmbito regional e nacional.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 7 n. 14 (2014)

    É com grande satisfação que a Revista de Letras Norte@mentos apresenta este volume, dedicado aos Estudos Linguísticos, que foi coordenado pela Profa. Dr. Neusa Inês Philippsen. Os resultados aqui compilados são de pesquisas recentes de estudiosos e pesquisadores de distintas áreas de Estudos da Linguagem, sobre temáticas igualmente distintas e que envolvem diferentes aportes teóricos, dentre eles destacam-se os que abordam sobre: a Gramaticalização, a Análise Discursiva da Comunicação, a Análise do Discurso de linhas francesa e anglo saxã, a Análise do Discurso Histórica, a Sociolinguística Interacional, a Teoria das frases sem texto, a Teoria Enunciativa, a Teoria do Interacionismo Sociodiscursivo, a Teoria da Relevância, a Teoria da Integração Conceptual, a Teoria da Polidez Linguística, a Ergonomia da Atividade, a Psicologia do Trabalho, a Filologia, a Lexicologia, a Lexicografia, a Terminologia e a Terminografia. Esta edição encontra-se dividida em quatro momentos: o primeiro conta com dezesseis artigos científicos, o segundo põe em evidência uma entrevista, o terceiro apresenta três resenhas e oúltimo contempla três poesias.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 6 n. 12 (2013)

    Neste sexto volume, Nº 12, a Revista de Letras Norte@mentos oferece à comunidade científica das áreas de Estudos da Linguagem uma excelente oportunidade para conhecer resultados de pesquisas recentes sobre temáticas distintas, que envolvem aportes teóricos igualmente distintos, dentre eles os de cunho dialetológico, da Geolinguística Pluridimensional, Contatual e Relacional, da Linguística Aplicada, da Análise do Discurso de linha francesa, da dimensão Pragmática, do Funcionalismo norte-americano e da Sociolinguística Interacional. Vale destacar que este volume, dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado pelas Profas. Dra.Neusa Inês Philippsen e Dra. Rosana Rodrigues da Silva.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 6 n. 11 (2013)

    A 11ª edição da Revista de Letras Norte@mentos reúne artigos científicos que versam sobre os Estudos Literários no diálogo entre culturas, contemplando obras clássicas e contemporâneas.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 5 n. 10 (2012)

    O Volume 5, Nº 10, da Revista de Letras Norte@mentos, dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado pela Profa. Ms. Marcela Dias Pinto Perez,e apresenta trabalhos com abordagens distintas de questões relacionadas aos Estudos de Linguagem, trabalhos estes de indiscutível qualidade e que agregam conhecimento a toda comunidade científica. Dentre os aportes teóricos utilizados pelos autores desta edição, destacam-se, em especial, vieses apreendidos da Linguística Aplicadae da Análise de discurso. A ênfase temática, que se mostra diversificada, traz resultados e apontamentos de pesquisa ligados a áreas como cinema, revista institucional, formação continuada de docentes, Libras no ensino superior, leitura e recreação literária, usos de tecnologias na escola, paradigmas ambientaise ensino, poesia e desafios da profissão do professor.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 5 n. 9 (2012)

    Revista de Letras Norte@mentos apresenta nesta edição estudos que contemplam pesquisas voltadas à leitura de obras destinadas ao público infantil, visando a difusão do conhecimento na área dos Estudos Literários de modo interdisciplinar, sob a coordenação da professora Dra Adriana Lins Precioso.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 4 n. 8 (2011)

    A Revista de Letras Norte@amentos em seu Volume 4, Nº 8, dedicado aos Estudos Linguísticos e coordenado pela Profa. Ma. Juliana Freitag Schweikart, apresenta textos de diferentes temáticas das áreas de estudos de linguagem.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 4 n. 7 (2011)

    O Volume 4, Nº 7, da Revista de Letras Norte@mentos, apresenta artigos que versam sobre a crítica literária, em sua maior parte, contemporânea, trazendo olhares diversos da crítica para o contexto atual, sob a coordenação da Profa. Dra. Adriana Lins Precioso.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 3 n. 6 (2010)

    A 6ª edição da Revista de Letras Norte@mentos tem sua atenção focada nos Estudos Linguísticos oportunizando-nos transitar em temas que contemplam a formação de professores de línguas, a linguagem circulante no meio social e no contexto escolar de uma maneira mais atenta e crítica e os desafios no ensino-aprendizagem de línguas. Nos artigos aqui apresentados estão os resultados do trabalho de professores que nos presentearam com a gentil contribuição ao aceitarem ao chamado para publicar conosco e aos quais queremos agradecer imensamente por nos permitirem compartilhar suas descobertas e discussões científicas.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 3 n. 5 (2010)

    Esta edição, volume 2, Nº 3, da Revista de Letras Norte@mentos, com temática livre, apresenta artigos científicos voltados aos Estudos Literários, sob a coordenação da professora Dra. Rosana Rodrigues da Silva. Os artigos contemplam desde o estudo da literatura universal contemporânea à literatura regional, produzida em Mato Grosso.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 2 n. 4 (2009)

    Esta é asegunda edição de 2009 da Revista de Letras Norte@mentos, consolidando a sua periodicidade. Para alcançar esse feito, a Revista contou com a colaboração de várias pessoas. Este volume é direcionado aos Estudos Linguísticos e foi coordenado pela Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos. O número conta com onze artigos científicos, resultados de estudos teóricos e práticos de pesquisadores de diferentes contextos, uma entrevista e uma resenha.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 2 n. 3 (2009)

    Esta edição, volume 2, Nº 3, da Revista de Letras Norte@mentos, com temática livre, apresenta artigos científicos voltados aos Estudos Literários, sob a coordenação da professora Dra. Rosana Rodrigues da Silva. Os artigos contemplam desde o estudo da literatura universal contemporânea à literatura regional, produzida em Mato Grosso.

  • ESTUDOS LINGUÍSTICOS
    v. 1 n. 2 (2008)

    A Revista de Letras Norte@mentos tem o prazer de apresentar-lhes o seu Volume 1, Nº 2, que compreende o segundo semestre de 2008, com nove artigos científicos e cinco trabalhos acadêmicos. Este volume, dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado pela Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen, e contempla distintas temáticas que convergem para um olhar analítico que deixa emergir diversidade de linguagens em diferentes contextos socioculturais. Evidenciam-se, especialmente, estudos que enfatizam práticas que envolvem situações de aprendizagem a partir de suportes, gêneros, e pressupostos teóricos específicos que lhes dão sustentabilidade. Assim, a partir de enfoques diferenciados, despontam debates sobre questões contemporâneas sobre esferas teórico-práticas relacionadas à língua, ao discurso, a processos de identificação e ao ambiente digital.

  • ESTUDOS LITERÁRIOS
    v. 1 n. 1 (2008)

    A Revista de Letras Norte@mentos, visando a difusão da ciência na área dos Estudos da Linguagem e a cooperação de forma interinstitucional e interdisciplinar na área de Letras, tem o prazer de apresentar-lhes o seu Volume 1, Nº 1, que compreende o primeiro semestre de 2008, contando com a edição de 7 artigos científicos, uma resenha e 7 poemas. Esta primeira edição está voltada aos Estudos Literários e Linguísticos, coordenada pela Profa. Dra. Rosana Rodrigues da Silva e contempla artigos que analisam criticamente a literatura regional e a análise do discurso dos sujeitos da região.

26-46 de 46