v. 12 n. 29 (2019): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

					Visualizar v. 12 n. 29 (2019): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Neste volume12, a Revista de Letras Norte@mentos, em sua 29ª edição, coordenada pela Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen, oferece à comunidade científica uma excelente oportunidade para conhecer resultados de pesquisas recentes sobre Estudos Linguísticos de distintas áreas do saber, tais como sobre a Terminologia, a Linguística Sistêmico-Funcional, o Funcionalismo Linguístico, a Teoria das Estruturas Retóricas (RST), a Sociolinguística Variacionista, a VisoGrafia e a Linguística Aplicada.

Publicado: 04/07/2019

Editorial

  • Expediente

    Revista de Letras Norte@mentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7468
  • Apresentação

    Revista de Letras Norte@mentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7469
  • A LEITURA DIGITAL E SEUS EFEITOS NO PROCESSAMENTO COGNITIVO E ESTRATÉGICO: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA E O ENSINO DA LEITURA

    Leonilda Procailo
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7453
  • A MONOTONGAÇÃO DO DITONGO /EJ/ NO FALAR POPULAR DE FORTALEZA: UM ESTUDO VARIACIONISTA

    Aluiza Alves de Araújo, Maria Lidiane de Sousa Pereira, Marcus Rodney Portela Cysne
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7454
  • ANÁLISE DA ELEVAÇÃO DA VOGAL ÁTONA FINAL /O/ EM PRUDENTÓPOLIS, PARANÁ

    Lucilene Teresinha Franceschini, Loremi Loregian-Penkal
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7455
  • A ORGANIZAÇÃO MORFOSSINTÁTICA E LEXICOSSEMÂNTICA DA TERMINOLOGIA DO DOMÍNIO DAS CERTIDÕES DE CASAMENTO BRASILEIRAS: UM ESTUDO DESCRITIVO

    Lidia Almeida Barros, Beatriz Curti-Contessoto
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7456
  • AS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PRÁTICA DA SALA DE AULA

    Marilúcia Domingos Striquer, Rosiney Lopes do Vale
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7457
  • AVALIAÇÃO POR MEIO DE JULGAMENTO: A MÍDIA CORPORATIVA NOS EDITORIAIS DA REVISTA CAROS AMIGOS

    Daniele Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7458
  • CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM: PRÁTICAS DE LETRAMENTO POR MEIO DE GÊNEROS EM LIVRO DIDÁTICO

    Carla Gerhardt, Suzana de Paula
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7459
  • FOREIGN LANGUAGE LEARNING DEVELOPMENT: REFLECTIONS ON THE CONTRIBUTION OF DIGITAL TECH-NOLOGY

    Rodrigo Schaefer, Nayara Salbego, Caroline Chioquetta Lorenset
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7460
  • HETEROGENEIDADE DA ESCRITA: “ERROS” ORTOGRÁFICOS PROPOSITAIS EM REDES SOCIAIS DIGITAIS E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO

    Bruna Barbosa, Irando Alves Martins Neto
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7461
  • MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS E MULTIMODALIDADE: UMA ANÁLISE DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DO LIVRO PORTUGUÊS LINGUAGEM EM CONEXÃO

    Rosivaldo Gomes, Márcia Rodrigues Mendonça
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7462
  • O GÊNERO VIDEOCLIPE “ESSA MINA É LOUCA”, DE ANITTA, NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS

    Albina Pereira de Pinho Silva, Ely Alves Miguel, Renata de Mello Souza
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7463
  • OS PRINCÍPIOS DE GENERICIDADE E AS RELAÇÕES MULTIMODAIS NA CONSTITUIÇÃO SEMÂNTICA DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

    Ernani Cesar Freitas, Cristiano Oldoni, Rafael da Silva Moura
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7464
  • PERGUNTAS COMO MECANISMO DE COESÃO DE PORÇÕES TEXTUAIS/DISCURSIVAS

    José Carlos Lima dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7479
  • O USO DA VISOGRAFIA PARA O REGISTRO DA POÉTICA DE DUARTE: BREVE ANÁLISE À LA BAKHTIN

    Claudio Alves Benassi
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7465

Resenhas

  • GÊNEROS NO CONTEXTO BRASILEIRO QUESTÕES [META]TEÓRICAS E CONCEITUAIS

    Leandra Seganfredo Santos, Sirlei de Melo Milani
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7467