A MONOTONGAÇÃO DO DITONGO /EJ/ NO FALAR POPULAR DE FORTALEZA: UM ESTUDO VARIACIONISTA

Autores

  • Aluiza Alves de Araújo
  • Maria Lidiane de Sousa Pereira
  • Marcus Rodney Portela Cysne

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7454

Resumo

A partir de uma amostra de linguagem falada composta por 54 informantes do Projeto NORPOFOR, abordamos a monotongação do ditongo /ej/ no falar de Fortaleza - CE. Intentamos observar quais fatores linguísticos e/ou extralinguísticos condicionam a monotongação. Como aporte teórico-metodológico, adotamos a Sociolinguística Variacionista. Constatamos que, num total de 1.491 dados, 1.020 (68%) favorecem a monotongação de /ej/, enquanto 471 (32%) das ocorrências mantêm o ditongo. Além disso, os resultados indicam que a monotongação de /ej/ é favorecida, nessa ordem de importância, por fatores linguísticos e extralinguísticos: classe de palavras (nomes), extensão do vocábulo (dissílabas), tonicidade (tônica) e escolaridade (0-4 anos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aluiza Alves de Araújo

Professora doutora do curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Letras com ênfase em Sociolinguística Variacionista.

Maria Lidiane de Sousa Pereira

Mestre e doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Sociolinguística Variacionista.

Marcus Rodney Portela Cysne

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Professor Assistente do Departamento de Letras Estrangeiras da Univeridade Estadual do Rio Grande do Norte FALA/UERN. Atua na área de Letras com ênfase em Língua estrangeira (Inglês) e Sociolinguística.

Downloads

Publicado

04/07/2019

Como Citar

Araújo, A. A. de, Pereira, M. L. de S., & Cysne, M. R. P. (2019). A MONOTONGAÇÃO DO DITONGO /EJ/ NO FALAR POPULAR DE FORTALEZA: UM ESTUDO VARIACIONISTA. Revista De Letras Norte@mentos, 12(29). https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7454

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)