A MONOTONGAÇÃO DO DITONGO /EJ/ NO FALAR POPULAR DE FORTALEZA: UM ESTUDO VARIACIONISTA

Authors

  • Aluiza Alves de Araújo
  • Maria Lidiane de Sousa Pereira
  • Marcus Rodney Portela Cysne

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7454

Abstract

A partir de uma amostra de linguagem falada composta por 54 informantes do Projeto NORPOFOR, abordamos a monotongação do ditongo /ej/ no falar de Fortaleza - CE. Intentamos observar quais fatores linguísticos e/ou extralinguísticos condicionam a monotongação. Como aporte teórico-metodológico, adotamos a Sociolinguística Variacionista. Constatamos que, num total de 1.491 dados, 1.020 (68%) favorecem a monotongação de /ej/, enquanto 471 (32%) das ocorrências mantêm o ditongo. Além disso, os resultados indicam que a monotongação de /ej/ é favorecida, nessa ordem de importância, por fatores linguísticos e extralinguísticos: classe de palavras (nomes), extensão do vocábulo (dissílabas), tonicidade (tônica) e escolaridade (0-4 anos).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Aluiza Alves de Araújo
    Professora doutora do curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Letras com ênfase em Sociolinguística Variacionista.
  • Maria Lidiane de Sousa Pereira
    Mestre e doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Sociolinguística Variacionista.
  • Marcus Rodney Portela Cysne
    Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Professor Assistente do Departamento de Letras Estrangeiras da Univeridade Estadual do Rio Grande do Norte FALA/UERN. Atua na área de Letras com ênfase em Língua estrangeira (Inglês) e Sociolinguística.

Published

2019-07-04

How to Cite

A MONOTONGAÇÃO DO DITONGO /EJ/ NO FALAR POPULAR DE FORTALEZA: UM ESTUDO VARIACIONISTA. (2019). Revista De Letras Norte@mentos, 12(29). https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7454

Most read articles by the same author(s)