O GÊNERO VIDEOCLIPE “ESSA MINA É LOUCA”, DE ANITTA, NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS

Autores

  • Albina Pereira de Pinho Silva
  • Ely Alves Miguel
  • Renata de Mello Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7463

Resumo

Neste texto, apresentamos evidências de aspectos composicionais, estilísticos e temáticos do gênero videoclipe “Essa mina é louca”, da cantora Anita, tendo como referência a perspectiva dos Multiletramentos (ROJO, 2012; 2013). Apesar da inatualidade do texto, dado os conceitos contemporâneos de temporalidade, na análise tematizamos um texto multissemiótico e multicultural, considerando os aspectos “ensináveis” dele, integrados aos conceitos próprios do cinema. No geral, retratamos o desafio de promover uma educação linguística alinhada aos perfis socioculturais dos estudantes, principalmente em uma sociedade permeada por textos em diferentes suportes digitais e constituídos por uma variedade semiótica modificada a cada evolução tecnológica anunciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albina Pereira de Pinho Silva

Mestre e Doutora em Educação, docente permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLETRAS) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Sinop-MT.

Ely Alves Miguel

Professora de Língua Portuguesa, Mestre em Estudos da Linguagem pela UFMT, vinculada à Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc-MT); lotação profissional em Juara-MT

Renata de Mello Souza

Mestranda do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Sinop-MT, professora de Língua Portuguesa, lotada na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, Sinop-MT.

Downloads

Publicado

04/07/2019

Como Citar

Silva, A. P. de P., Miguel, E. A., & Souza, R. de M. (2019). O GÊNERO VIDEOCLIPE “ESSA MINA É LOUCA”, DE ANITTA, NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. Revista De Letras Norte@mentos, 12(29). https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7463