OS PRINCÍPIOS DE GENERICIDADE E AS RELAÇÕES MULTIMODAIS NA CONSTITUIÇÃO SEMÂNTICA DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Ernani Cesar Freitas
  • Cristiano Oldoni
  • Rafael da Silva Moura

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7464

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o engendramento discursivo próprio de um texto do âmbito publicitário, por meio de um percurso de leitura que abrange possibilidades de ressignificação em gêneros multimodais. A investigação é qualitativa com abordagem bibliográfica e se fundamenta, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (2011), no que diz respeito a gêneros do discurso, por Sandmann (1993) e Vestergaard e Schroder (2004), quanto à publicidade, e por Kalantzis e Cope (2000), Kress (2000) e Lemke (2010), em relação à multimodalidade discursiva e aos multiletramentos. Analisa-se o engendramento textual do anúncio publicitário Balanço, da operadora Vivo, evidenciando a projeção de um discurso persuasivo sutil e velado, articulado pela mobilização das linguagens verbal, imagética e sonora de maneira integrada. O estudo, portanto, aponta para a necessidade de apreensão da globalidade das semioses para a efetiva construção de sentidos.

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Biografia do Autor

  • Ernani Cesar Freitas
    Doutor em Letras (PUCRS); Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).
  • Cristiano Oldoni
    Doutorando em Letras (Leitura e Formação do Leitor – UPF).
  • Rafael da Silva Moura
    Mestrando em Letras (Leitura e formação do leitor – UPF).

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Publicado

04/07/2019

Como Citar

OS PRINCÍPIOS DE GENERICIDADE E AS RELAÇÕES MULTIMODAIS NA CONSTITUIÇÃO SEMÂNTICA DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO. (2019). Revista De Letras Norte@mentos, 12(29). https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7464