OS PRINCÍPIOS DE GENERICIDADE E AS RELAÇÕES MULTIMODAIS NA CONSTITUIÇÃO SEMÂNTICA DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7464Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar o engendramento discursivo próprio de um texto do âmbito publicitário, por meio de um percurso de leitura que abrange possibilidades de ressignificação em gêneros multimodais. A investigação é qualitativa com abordagem bibliográfica e se fundamenta, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (2011), no que diz respeito a gêneros do discurso, por Sandmann (1993) e Vestergaard e Schroder (2004), quanto à publicidade, e por Kalantzis e Cope (2000), Kress (2000) e Lemke (2010), em relação à multimodalidade discursiva e aos multiletramentos. Analisa-se o engendramento textual do anúncio publicitário Balanço, da operadora Vivo, evidenciando a projeção de um discurso persuasivo sutil e velado, articulado pela mobilização das linguagens verbal, imagética e sonora de maneira integrada. O estudo, portanto, aponta para a necessidade de apreensão da globalidade das semioses para a efetiva construção de sentidos.Downloads
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Publicado
04/07/2019
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
OS PRINCÍPIOS DE GENERICIDADE E AS RELAÇÕES MULTIMODAIS NA CONSTITUIÇÃO SEMÂNTICA DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO. (2019). Revista De Letras Norte@mentos, 12(29). https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7464