CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM: PRÁTICAS DE LETRAMENTO POR MEIO DE GÊNEROS EM LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Carla Gerhardt
  • Suzana de Paula

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7459

Resumo

Muitas são as práticas de Letramento vivenciadas na sociedade atual. Uma delas é o Livro Didático e, por isso, neste artigo, busca-se verificar se determinado tópico proposto em apresentação de Livro Didático do Ensino Fundamental se concretiza em uma unidade da mesma edição, que teorias de aprendizagem estão subjacentes a esse corpus e que gêneros textuais são utilizados. Verificou-se que a apresentação prevê a montagem de um livro de poemas pelos alunos, e a unidade analisada de fato propõe essa atividade, com abordam do tema “a palavra”, a partir de atividades sobre o gênero poema. Verificou-se também que unidade está permeada pelas perspectivas comportamentalista, sociocognitivista e sociocultural de aprendizagem, corroborando ora o aprendizado significativo de gênero, relacionado a conteúdos da matéria de ensino, ora o aprendizado descontextualizado desses conteúdos, sem prática de letramento especificamente evidenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Gerhardt

Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa (UFSM). Mestre em Estudos Linguísticos (UFSM). Doutoranda em Estudos Linguísticos (UFSM).

Suzana de Paula

Letras Português, Espanhol e Respectivas Literaturas (URI). Mestre em Estudos Linguísticos (UFSM).

Downloads

Publicado

04/07/2019

Como Citar

Gerhardt, C., & de Paula, S. (2019). CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM: PRÁTICAS DE LETRAMENTO POR MEIO DE GÊNEROS EM LIVRO DIDÁTICO. Revista De Letras Norte@mentos, 12(29). https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7459