CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM: PRÁTICAS DE LETRAMENTO POR MEIO DE GÊNEROS EM LIVRO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7459Abstract
Muitas são as práticas de Letramento vivenciadas na sociedade atual. Uma delas é o Livro Didático e, por isso, neste artigo, busca-se verificar se determinado tópico proposto em apresentação de Livro Didático do Ensino Fundamental se concretiza em uma unidade da mesma edição, que teorias de aprendizagem estão subjacentes a esse corpus e que gêneros textuais são utilizados. Verificou-se que a apresentação prevê a montagem de um livro de poemas pelos alunos, e a unidade analisada de fato propõe essa atividade, com abordam do tema “a palavra”, a partir de atividades sobre o gênero poema. Verificou-se também que unidade está permeada pelas perspectivas comportamentalista, sociocognitivista e sociocultural de aprendizagem, corroborando ora o aprendizado significativo de gênero, relacionado a conteúdos da matéria de ensino, ora o aprendizado descontextualizado desses conteúdos, sem prática de letramento especificamente evidenciada.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais