A LEITURA DIGITAL E SEUS EFEITOS NO PROCESSAMENTO COGNITIVO E ESTRATÉGICO: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA E O ENSINO DA LEITURA

Autores

  • Leonilda Procailo

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7453

Resumo

O objetivo deste trabalho é reunir e analisar as pesquisas voltadas para a leitura do texto digital, enfocando o processamento cognitivo da informação e a aprendizagem através da leitura. Buscou-se estudos que considerem os efeitos da apresentação visual do hipertexto, do uso de estratégias, ou do ensino de estratégias para a leitura digital na compreensão leitora. Os 24 estudos aqui resumidos e discutidos sugerem a necessidade de enxergar o texto digital como um desafio a ser encarado nas práticas de ensino da leitura de modo a tornar o(a) leitor(a) familiarizado com o ambiente digital e as estratégias de navegação nesse contexto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonilda Procailo

Doutora em Estudos da Linguagem pela UFSC-SC. Professora adjunta na Universidade Estadual do Centro-oeste-PR

Downloads

Publicado

04/07/2019

Como Citar

Procailo, L. (2019). A LEITURA DIGITAL E SEUS EFEITOS NO PROCESSAMENTO COGNITIVO E ESTRATÉGICO: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA E O ENSINO DA LEITURA. Revista De Letras Norte@mentos, 12(29). https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7453