MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS E MULTIMODALIDADE: UMA ANÁLISE DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DO LIVRO PORTUGUÊS LINGUAGEM EM CONEXÃO

Autores

  • Rosivaldo Gomes
  • Márcia Rodrigues Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7462

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da constituição multissemiótica de Objetos Educacionais Digitais (OED) do livro didático digital Português: linguagem em conexão aprovado pelo PNLD (2015). A análise caracteriza-se como uma pesquisa de natureza documental, situada no campo da Linguística Aplicada. O corpus é constituído pelo mapeamento quantitativo de OED da coleção e pela análise qualitativa de um exemplar de OED. Para fundamentação teórica foram consideradas discussões sobre multimodalidade com base em autores que discutem a composição multimodal, os recursos comunicativos usados tanto na cultura impressa, quanto na cultura digital. Os resultados demonstram que, apesar de apresentarem aspectos multissemióticos, do ponto de vista didático, a constituição multissemiótica do OED pouco se diferencia do trabalho já desenvolvido pelo livro didático no que diz respeito à multimodalidade constitutiva do impresso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosivaldo Gomes
    Doutor em Linguística Aplicada (UNICAMP/IEL) e pós-doutor em Educação. Prof. Adjunto da área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e professor do Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado) – PPGLET/UNIFAP.
  • Márcia Rodrigues Mendonça
    Docente do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp (área de língua materna) e do Programa de Pós-graduação em Linguística em Linguística Aplicada (mestrado e doutorado).

Downloads

Publicado

04/07/2019

Como Citar

MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS E MULTIMODALIDADE: UMA ANÁLISE DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DO LIVRO PORTUGUÊS LINGUAGEM EM CONEXÃO. (2019). Revista De Letras Norte@mentos, 12(29). https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7462