MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS E MULTIMODALIDADE: UMA ANÁLISE DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DO LIVRO PORTUGUÊS LINGUAGEM EM CONEXÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7462Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da constituição multissemiótica de Objetos Educacionais Digitais (OED) do livro didático digital Português: linguagem em conexão aprovado pelo PNLD (2015). A análise caracteriza-se como uma pesquisa de natureza documental, situada no campo da Linguística Aplicada. O corpus é constituído pelo mapeamento quantitativo de OED da coleção e pela análise qualitativa de um exemplar de OED. Para fundamentação teórica foram consideradas discussões sobre multimodalidade com base em autores que discutem a composição multimodal, os recursos comunicativos usados tanto na cultura impressa, quanto na cultura digital. Os resultados demonstram que, apesar de apresentarem aspectos multissemióticos, do ponto de vista didático, a constituição multissemiótica do OED pouco se diferencia do trabalho já desenvolvido pelo livro didático no que diz respeito à multimodalidade constitutiva do impresso.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
04/07/2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais
Como Citar
MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS E MULTIMODALIDADE: UMA ANÁLISE DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DO LIVRO PORTUGUÊS LINGUAGEM EM CONEXÃO. (2019). Revista De Letras Norte@mentos, 12(29). https://doi.org/10.30681/rln.v12i29.7462