v. 9 n. 19 (2016): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

					Visualizar v. 9 n. 19 (2016): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

A palavra “olimpíada” refere-se ao "Jogos da antiga Grécia; habitação das divindades gregas", conforme o Dicionário Morfológico da Língua Portuguesa (HECKLER, S. J.; BACK e MASSING.), significando que, além de se tratar de uma atividade lúdica, ocorria em local divino. Assim também o linguista considera seu campo de pesquisa –um local divino –, no qual o jogo de aprender é interessante para todos os jogadores, ou seja, pesquisadores. Esta edição da Revista de Letras Norte@mentos apresenta várias “modalidades” deste tipo de jogo, ocorrido no Olimpo do entrelaçado arvoredo do ato de pesquisar e, tais como os anéis entrelaçados dos cinco continentes terrestres da bandeira olímpica, aqui constam anéis temáticos –ora ocorridos no Olimpo das salas de aulas; ora no Olimpo da tradução interlingual; ora no Olimpo do discurso dos quadrinhos, da mídia, do video clipe e da autoria; ora no restrito Olimpo da estrutura das palavras–sempre integrados.

Publicado: 28/07/2016

Editorial

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7164
    Revista de Letras Norte@mentos
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7165
    Revista de Letras Norte@mentos
  • THE USE OF THE “GAME RULES” TEXTUAL GENRE IN THE ENGLISH TEACHING FOR CHILDREN

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7093
    Juliana Reichert Assunção Tonelli, Ana Beatriz Maehashi Ferreira
  • ON BECOMING ENTANGLED: THE FORMATIVE EXPERIENCE IN A LETTERS COURSE THROUGH THE TRANSLATION PRACTICE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7159
    Raulino Batista Figueiredo Neto, Marilene de Souza Maia
  • O ESTILO DOS JORNAIS PARANAENSES: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7071
    Fernando Moreno da Silva, Samantha Isabela Pinto
  • A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: ATIVIDADE DE RELEITURA E REESCRITURA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7031
    Silvane Aparecida de Freitas
  • ENSINO DO ESPANHOL PELA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE TRADUTÓRIA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7029
    José Marcelo Freitas de Luna, Rodrigo Schaefer
  • TEXTOS MULTIMODAIS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7160
    Marcia Weber, Leandra Ines Seganfredo Santos
  • LEITURA E ESCRITA: UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM AO SUL DO ESTADO DO AMAPÁ

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7036
    José Enildo Elias Bezerra, Maria Teresa Gonçalves Pereira
  • A HETEROGENEIDADE E AS FORMAÇÕES DISCURSIVAS NAS TIRINHAS DA TURMA DA MÔNICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7161
    Dalexon Sérgio da Silva, Nadia Pereira da Silva G. de Azevedo
  • DATAÇÕES DE PALAVRAS FORMADAS COM O SUFIXO –ÍSTICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7136
    Nilsa Areán-García
  • OS CLIPES CONTRA A PIRATARIA: CRIME CONTRA QUEM E CONTRA O QUÊ

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7162
    João Carlos Cattelan
  • NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO NO BRASIL: O ESTADO DA ARTE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7075
    Gisele Luz Cardoso
  • INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE NA ANÁLISE CRÍTICA DO GÊNERO REPORTAGEM

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7082
    Amanda O. Rechetnicou, Sostenes Lima
  • ANÁLISE DO “TEXTO RESPOSTA” DE JADER MARQUES AO COLUNISTA FABRÍCIO CARPINEJAR À LUZ DA TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7085
    Luciana Maria Crestani, Rafaelly Andressa Schallemberger
  • PROPRIEDADE E COLABORAÇÃO AUTORAL: DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA À ERA DIGITAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7083
    Juciane Cavalheiro, Anderson Guerreiro
  • CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7068
    Anderson Cristiano da Silva, Raimunda Francisca de Sousa
  • CENOGRAFIA E ETHOS NO LIVRO DE HQ DESTERRO: A CONSTRUÇÃO DA CENA DE SOBREVIVÊNCIA NUMA COMUNIDADE

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7089
    Rafael Andrade Moreira
  • A LEITURA DURANTE A HORA-ATIVIDADE COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7163
    Aparecido Derney

Entrevistas

  • ENTREVISTA COM JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI: CONVERSAS SOBRE ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7166
    Olandina Della Justina, Juliana Freitag Schweikart, Elivaldo da Silveira Rosa, Karen Gritti Sutil, Gustavo de Oliveira, Iandra Gabriela Zmijesvski, Tito Lima da Silva Neto, Carolina Lucas Maldaner, Josilene Pereira dos Santos, Cláudio André dos Santos Pilatti, Érica Laurentino Ferreira de Souza

Resenhas

  • UMA GRAMATIQUINHA, SÓ QUE NÃO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7169
    Rosana Rodrigues da Silva, Maria Gorette Côgo da Silva
  • HIPERMODERNIDADE, MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS DISCURSIVOS

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7167
    Genivaldo Rodrigues Sobrinho, Lenir Maria de Farias Rodrigues
  • ORALIDADE EM FOCO: A ORALIDADE NO CONTEXTO DE ENSINO

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7070
    Iá Niani Belo Maia
  • TEORIA DA RELEVÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE O PRINCÍPIO DE RELEVÂNCIA E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7080
    Felipe Freitag