DATAÇÕES DE PALAVRAS FORMADAS COM O SUFIXO –ÍSTICA

Autores

  • Nilsa Areán-García GMHP USP, Grupo de Morfologia Histórica do Português da Universidade de São Paulo. NEHiLP USP, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7136

Resumo

Analisando no português uma lista de 103 palavras sufixadas com -ística, formador de substantivos femininos, comparativamente com suas formas cognatas no espanhol, italiano, francês, inglês e alemão, e suas respectivas datações; pudemos verificar que, embora a língua francesa tenha tido uma grande importância na internacionalização lexical, o italiano e o alemão foram muito relevantes na disseminação internacional de palavras formadas com o sufixo -ística nos séculos XVIII, XIX e XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilsa Areán-García, GMHP USP, Grupo de Morfologia Histórica do Português da Universidade de São Paulo. NEHiLP USP, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.

Bacharel em Ciência da Computação (1991) pela Universidade de São Paulo e em Letras com habilitação em Português e Espanhol (2005) pela Universidade de São Paulo, bem como Licenciada em Letras - Português e Espanhol (2011) pela Universidade de São Paulo, com Especialização em Mejora de la Competitividad PYMES (1994) pelo Fundo Social Europeu, Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa (2007) pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Letras (2012) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligencia Artificial, principalmente em: Sistemas Especialistas, Interface Gráfica e Sistemas de Otimização. Atua na área de Letras e Linguística, com ênfase em Morfologia Histórica, Língua Portuguesa e Galega. Atualmente é integrante do GMHP, Grupo de Morfologia Histórica do Português, e integrante do NEHiLP, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

28/07/2016

Como Citar

Areán-García, N. (2016). DATAÇÕES DE PALAVRAS FORMADAS COM O SUFIXO –ÍSTICA. Revista De Letras Norte@mentos, 9(19). https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7136