A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: ATIVIDADE DE RELEITURA E REESCRITURA

Autores

  • Silvane Aparecida de Freitas UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7031

Resumo

Parte-se da concepção de que será no interior das atividades de leitura e produção de textos que a prática de análise linguística se efetivará. Assim sendo, fez-se um levantamento em textos acadêmicos, objetivando verificar as concepções de linguagem e os pressupostos teóricos que atravessam o termo análise linguística, além disso, verificou-se como um livro didático atual apropriou-se dessas concepções. Após análise do livro didático, constatamos algumas iniciativas de levar o aluno a refletir sobre os usos linguísticos, a analisar um texto levando em consideração a construção do sentido, a perceber as marcas linguísticas que caracterizam um gênero textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvane Aparecida de Freitas, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Pós doutorado em Linguistica Aplicada (UNICAMP). Doutora em Letras (UNESP). Mestrado em Linguística Aplicada (UNICAMP). Docente do Curso de Letras da UEMS e dos Programas de Mestrado em Letras, em Educação e Profletras.

Downloads

Publicado

28/07/2016

Como Citar

Freitas, S. A. de. (2016). A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: ATIVIDADE DE RELEITURA E REESCRITURA. Revista De Letras Norte@mentos, 9(19). https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7031