TEORIA DA RELEVÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE O PRINCÍPIO DE RELEVÂNCIA E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

Autores

  • Felipe Freitag Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7080

Resumo

Considerando-se o sistema central do cérebro, o qual tem a capacidade de armazenar dados e relacioná-los com as novas informações geradas (sistema de entrada) para produzir uma nova informação proposicional, o Princípio de relevância da Teoria da relevância na obra La relevância. Comunicación y procesos cognitivos mantém relação com a afirmação de (BORDERÍA, 2004, p. 20) de que um dos interlocutores tem de guiar o processo comunicacional, porque a base cognitiva do ouvinte só será posta em funcionamento mediante a relevância da nova informação gerada pelo falante (guia do processo comunicacional). Visto assim, a afirmação de Bordería alude também ao Princípio de relevância quanto ao seu caráter de equilíbrio entre a força (esforço necessário) e a quantidade de informação nova, para processar os estímulos. O supracitado pode articular-se com a prática docente, visto que em dada situação de interação social (a aula) e de interação comunicativa (o conteúdo a ser trabalhado), o professor é o interlocutor que guia o processo comunicacional e o processo de ensino-aprendizagem, atuando como mediador da significação dos enunciados e das práticas metodológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Freitag, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando em Estudos Linguísticos pelo PPGL-UFSM. Professor tutor à distâncoa da Licenciatura em Letras Português-UAB-UFSM.

Downloads

Publicado

28/07/2016

Como Citar

Freitag, F. (2016). TEORIA DA RELEVÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE O PRINCÍPIO DE RELEVÂNCIA E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL. Revista De Letras Norte@mentos, 9(19). https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7080