TEORIA DA RELEVÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE O PRINCÍPIO DE RELEVÂNCIA E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
DOI :
https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7080Résumé
Considerando-se o sistema central do cérebro, o qual tem a capacidade de armazenar dados e relacioná-los com as novas informações geradas (sistema de entrada) para produzir uma nova informação proposicional, o Princípio de relevância da Teoria da relevância na obra La relevância. Comunicación y procesos cognitivos mantém relação com a afirmação de (BORDERÍA, 2004, p. 20) de que um dos interlocutores tem de guiar o processo comunicacional, porque a base cognitiva do ouvinte só será posta em funcionamento mediante a relevância da nova informação gerada pelo falante (guia do processo comunicacional). Visto assim, a afirmação de Bordería alude também ao Princípio de relevância quanto ao seu caráter de equilíbrio entre a força (esforço necessário) e a quantidade de informação nova, para processar os estímulos. O supracitado pode articular-se com a prática docente, visto que em dada situação de interação social (a aula) e de interação comunicativa (o conteúdo a ser trabalhado), o professor é o interlocutor que guia o processo comunicacional e o processo de ensino-aprendizagem, atuando como mediador da significação dos enunciados e das práticas metodológicas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista de Letras Norte@mentos 2016

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais