TEORIA DA RELEVÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE O PRINCÍPIO DE RELEVÂNCIA E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7080Abstract
Considerando-se o sistema central do cérebro, o qual tem a capacidade de armazenar dados e relacioná-los com as novas informações geradas (sistema de entrada) para produzir uma nova informação proposicional, o Princípio de relevância da Teoria da relevância na obra La relevância. Comunicación y procesos cognitivos mantém relação com a afirmação de (BORDERÍA, 2004, p. 20) de que um dos interlocutores tem de guiar o processo comunicacional, porque a base cognitiva do ouvinte só será posta em funcionamento mediante a relevância da nova informação gerada pelo falante (guia do processo comunicacional). Visto assim, a afirmação de Bordería alude também ao Princípio de relevância quanto ao seu caráter de equilíbrio entre a força (esforço necessário) e a quantidade de informação nova, para processar os estímulos. O supracitado pode articular-se com a prática docente, visto que em dada situação de interação social (a aula) e de interação comunicativa (o conteúdo a ser trabalhado), o professor é o interlocutor que guia o processo comunicacional e o processo de ensino-aprendizagem, atuando como mediador da significação dos enunciados e das práticas metodológicas.
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