LEITURA E ESCRITA: UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM AO SUL DO ESTADO DO AMAPÁ

Autores

  • José Enildo Elias Bezerra Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
  • Maria Teresa Gonçalves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7036

Resumo

O artigo apresenta atividades desenvolvidas no campo da Leitura, Produção Textual e Rescrita no Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, campus Laranjal do Jari. Os trabalhos foram realizados por meio de oficinas, tendo como protagonistas alunos do Ensino Médio-técnico, no período de 2011 a 2013. Os resultados foram significativos. Durante as atividades realizadas no contraturno, durante o processo de aprendizagem apontaram-se as atitudes de inserção efetiva no mundo da escrita, utilizando textos para encontrar informações e conhecimentos, escrevendo ou lendo de forma diferenciada, segundo as circunstâncias e os objetivos do interlocutor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Enildo Elias Bezerra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Doutorando pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Linha de pesquisa: ensino de língua portuguesa: história, política, sentido social, metodologias e pesquisa.Mestre pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB , área linguística e ensino, linha de pesquisa discurso e sociedade, especialista em linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa e educação a distância pelo SENAC.Graduação em Letras Português/Inglês. Tem especialização em pedagogia com ênfase em educação de jovens e adultos. Exerce a função professor do ensino básico, técnico e tecnológico, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá - IFAP, campus Laranjal do Jari, Atuou como professor universitário em duas instituições na área de linguística e em especializações na área de educação e linguística. Pesquisador do CNPQ intitulado "Descrição e Ensino de Língua: pressupostos e práticas", Líder do grupo de pesquisa "O Significado da reescrita no ensino médio: desafios nas aulas de produção textual", foi membro do Conselho Consultivo do Programa Nacional de Incentivo à Leitura - PROLER - representando a região Norte do Brasil. Relações Públicas do Circulo Fluminense de Estudos Filológicos Linguísticos - CIFEFIL.

Downloads

Publicado

28/07/2016

Como Citar

Bezerra, J. E. E., & Gonçalves Pereira, M. T. (2016). LEITURA E ESCRITA: UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM AO SUL DO ESTADO DO AMAPÁ. Revista De Letras Norte@mentos, 9(19). https://doi.org/10.30681/rln.v9i19.7036